x

Post de Alex no fórum "Notícias" do Meu Timão

NECO, o primeiro grande ídolo da gloriosa história alvinegra.

em Notícias > NECO- Núcleo de Estudos do Corinthians

Em resposta ao tópico:

O PROJETO

Desde sua fundação, em 1910, no bairro paulistano do Bom Retiro, o Corinthians constitui-se em muito mais que simples agremiação futebolística. Produto do sonho de trabalhadores humildes, muitos deles migrantes ou imigrantes, nasceu para conceder vez e voz ao povo, universalizar acessos e patrocinar convergências, entendimentos e conciliações.

Dentro das quatro linhas, o Corinthians tornou-se logo clube vencedor. Fora delas, converteu-se em patrimônio histórico, cultural e social dos brasileiros. No apreço e respeito pela diversidade, realizou com sucesso a síntese da moderna brasilidade.

No Timão, experiência sem fim, encontram-se as etnias, os credos, as classes sociais, em processos permanentes de diálogo e transformação. O Corinthians é laboratório de metamorfoses. Vivo, dinâmico, muda sua nação, enquanto é modificado por ela.

Na efervescência modernista do anos 1920, o escritor Menotti Del Picchia pronuncia célebre frase que, ao mesmo tempo, expressa uma admiração e propõe um desafio: “o Corinthians é um fenômeno sociológico a ser estudado em profundidade”.

Imenso, intrincado, complexo, o Time do Povo oferece-se, portanto, como enigma a seus amantes e àqueles que estudam sua importância na dinâmica das transformações sociais. Cada um procura, a seu modo, desvendar uma fração do mistério corinthiano.

O Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO), cuja sigla presta homenagem a seu craque pioneiro, propõe-se a colaborar de forma metódica com essa busca. Sua proposta é fomentar o intercâmbio de informações e ideias, organizar o conhecimento compilado e realizar o processo de difusão desses saberes construídos.

AUTORIA

O NECO é uma instância coletiva de trabalho, aberta a todos os interessados em colaborar de forma organizada na construção de um acervo de conhecimentos relativos à experiência corinthiana. Faz parte oficialmente do Departamento Cultural do Sport Club Corinthians Paulista.

MISSÃO

Constituir pesquisas, estudos, conferências e debates que resgatem a história do Corinthians e estimulem reflexões sobre seu papel nos processos permanentes de transformação social.

O “NECO” se propõe a colaborar com a instituição, apresentando-se como aliado estratégico nas batalhas do cotidiano, empenhado em oferecer respostas para os desafios impostos pela modernidade no ambiente do futebol globalizado.

----
Em breve, informações sobre o evento de lançamento do Núcleo.

Face: https://www.facebook.com/pages/NECO-N%C3%BAcleo-de-Estudos-do-Corinthians/577676615669041?fref=nf

Responder ao post do Alex

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 5 segundos por FIEL METAL

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 22 segundos por Danilo Nogueira

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Primo Primo

    Espero que estejam assistindo

    Criado há 3 minutos por Primo Primo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Doe

    Armandinho brechó, de herói da Copa do Brasil a réu

    Criado há 1 hora por Joe Doe

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 3 minutos por Sócrates Pensador

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Será um sinal? Eu ouvi um amém?

    Última resposta há 4 minutos por Luiz Henrique

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Manoel Corinthians

    Torcida da Noruega da baile na do Brasil

    Última resposta há 5 minutos por Markhal Drow

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Trago imagem do futuro! (Prompt na descrição)

    Criado há 46 minutos por GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    (OFF) Qual vocês acham que vai ser a nota de corte dos terceiros colocados nessa Copa?

    Última resposta há 6 minutos por Testomaster da Fiel

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas ¨

    Primeira intervenção judicial saiu. é para glorificar de pé

    Última resposta há 8 minutos por Jefferson Monteiro

    21respostas

    acessar o tópico