Felipe Sturchio
Bela visão tática. No meu caso acho que esse sistema funcionaria melhor com o Jádson mais centralizado.. É necessário atacantes rápidos para infiltrar pelas pontas..
Pra funcionar do jeito que está ai, é preciso que outros jogadores avancem pela direita, como o Fagner e o Rodriguinho no caso, dando opção de profundidade ao Jádson.. Para quem não se lembra, era assim que o time de 2015 jogava.. Lá eram Elias e Fagner que infiltravam..
Aos poucos eu colocaria o Pedrinho na PD e Jabá na pé, invertendo durante o jogo..
em Análise dos jogos > 4-3-3 de transição rápida
Em resposta ao tópico:
Pessoal, assistindo o jogo de hoje eu tirei algumas conclusões do nosso time:
- Temos uma defesa sólida (não só no jogo de hoje)
- Nossas principais chances vieram por interceptações de passes e passes em profundidade.
Isso caracteriza um estilo de jogo direto, sem manter a posse de bola e que requer muita velocidade. Um time que basicamente funcionaria muito bem no contra-ataque. Guardadas as devidas proporções, acho que o Corinthians poderia considerar jogar na tática daquele Real Madrid campeão em 2014: Um 4-3-3 com contra-ataque mortal.
Essa é a ideia de desenho tático ideal. Um ponta tem de ter velocidade, pois no ataque se tornaria um 4-4-2 praticamente e esse velocista (Léo Jabá, no exemplo acima) receberia passes em profundidade. Enquanto isso, o outro 'ponta' seria mais um armador aberto, tentando passes longos virando o jogo para o outro ponta e cruzamentos para o centroavante. (Jadson nesse exemplo). Duas peças fundamentais nesse esquema também seriam o Camacho e o Rodriguinho, pois ambos correm bem com a bola e não prendem muito o jogo, sempre correndo e possibilitando tabelas/passes, além de chegarem com perigo na área. O Jô nessa tática seria um oportunista; Esperando cruzamentos e finalizando bolas na área.
Esse gol 'contra' que seria um gol do Malcom exemplifica perfeitamente jogadas desse time. Viradas de jogo em profundidade do Jadson, para o outro ponta chegar finalizando. Jogadas rápidas, passes objetivos visando levar a bola logo ao ataque.
E aí, o que acham?