Meu Timão

Entrar

Rafael Ramos se despediu do Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

970 16

Fim de ciclo

Rafael Ramos deixa o Corinthians com status de última opção na lateral direita; relembre a passagem

Por Meu Timão

visualizações 970 comentários 16 0

O lateral-direito Rafael Ramos se despediu do Corinthians na última segunda-feira após quase dois anos no clube do Parque São Jorge. Há poucos meses de ter o contrato encerrado no Timão, o português se transferiu ao Ceará, que atualmente disputa a Série B do Brasileirão.

O jogador chegou ao Corinthians em 2022 a pedido de Vítor Pereira para ser sombra de Fagner na lateral direita e ganhou certa sequência no time titular por causa da intensa série de jogos naquela temporada. Ele, porém, deixou o Timão sendo a última opção na posição, preterido por um jovem da base e até mesmo por um zagueiro improvisado. O Meu Timão abaixo relembra a passagem do português no Parque São Jorge.

2022

Sombra de Fagner

Rafael Ramos foi a primeira contratação do Corinthians na era Vítor Pereira. Ele veio do Santa Clara, de Portugal, em abril de 2022, e não demorou muito para estrear pelo Timão.

Logo no início da trajetória dele pelo Corinthians, ele revezava a titularidade com Fagner, principalmente nos jogos pelo Brasileirão, uma vez que o português não foi inscrito para a fase de grupos da Libertadores, estando à disposição somente a partir do mata-mata.

Acusação de racismo

A passagem de Rafael Ramos no clube alvinegro ficou marcada pela acusação de racismo de Edenílson, ex-jogador do Timão, contra o português, no jogo entre Internacional e Corinthians, no Beira-Rio, em maio de 2022.

Na ocasião, Rafael Ramos foi preso em flagrante logo após o jogo , ainda no Beira-Rio, por injúria racial, mas foi liberado após o pagamento da fiança, que foi de R$ 10 mil, e teve de responder o processo em liberdade. Segundo Edenílson, o português teria chamado ele de “macaco” durante uma dividida em campo; o lateral-direito alvinegro negou as acusações e evitou chamar o jogador do Internacional de mentiroso, mas sim que ele apenas interpretou errado .

Após uma série de julgamentos, Rafael Ramos foi absolvido da acusação de injúria racial pelo STJD em setembro de 2022 . Isso porque não houve provas suficientes para condenar o português, que seguiu jogando normalmente no Corinthians durante o processo.

2023

Lesões e perda de espaço

O começo de 2023 marcou o início da perda de espaço de Rafael Ramos no Corinthians. O português atuou poucas vezes no Paulistão, ainda quando o Timão era comandado por Fernando Lázaro. Além disso, o jogador sofreu com lesões no primeiro semestre de 2023 e poucas vezes ficou disponível no banco de reservas.

Preterido e última opção no banco

Nem mesmo recuperado das lesões Rafael Ramos foi opção para o Corinthians, comandado por Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes no segundo semestre de 2023.

Luxemburgo, inclusive, foi firme ao falar sobre a perda de espaço do lateral-direito e disse que ele teve chances para mostrar o futebol no Corinthians . O português, porém, terminou o ano com apenas sete jogos disputados, sendo preterido por Bruno Méndez, zagueiro improvisado de lateral-direito, e por Léo Mana, das categorias de base.

Ele deixou o Timão a quatro meses do fim do contrato e atuou em 31 jogos, com apenas uma assistência realizada no período.

Veja mais em: Rafael Ramos.

Confira mais novidades do Corinthians

16 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop