Ana Carolina Côrte, chefe do departamento médico do Corinthians, explicou um pouco sobre o tratamento que o meia argentino Rodrigo Garro está fazendo e deu um prazo para seu retorno aos gramados: reta final de maio.
"Primeiro, haverá um trabalho em campo com a equipe de fisioterapia, a partir da semana que vem. A estimativa é que, por volta do dia 10 de maio, comece esta transição com a preparação física para que ele retorne no dia 20 de maio", explicou a médica em entrevista ao ge.globo.
A expectativa, portanto, é que Rodrigo Garro esteja à disposição da comissão técnica a partir do segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil contra o Novorizontino. O confronto decisivo está marcado para ser disputado na Neo Química Arena dia 21 de maio, uma quarta-feira, às 21h30. Apesar disso, é possível que o argentino seja poupado até para recuperar o ritmo de jogo.
Rodrigo Garro está fora de combate desde 31 de março, logo após a conquista do título paulista, quando foi definido que o meia não retornaria aos gramados até que seu joelho direito sarasse por completo da tendinopatia patelar - inclusive, a expectativa inicial era que o jogador retornasse apenas a partir de junho. O meia viajou à Europa para fazer tratamento , que vem sendo seguido no Brasil e acompanhado de perto pelo fisioterapeuta Javier Ledesma, indicado pelo companheiro de equipe Memphis Depay.
"Javier é o fisioterapeuta particular do Garro. Ele veio ao Brasil, tem estado com o Garro. Inclusive, a ida do Garro à Espanha foi por conta da agenda do fisioterapeuta, que não podia vir ao Brasil naquele momento. Sempre trabalhando em conjunto, com o departamento médico sabendo de toda a proposta de tratamento do fisioterapeuta dele", comentou a médica.
"Ele trabalha em dois períodos: um período fazendo fisioterapia; e, no outro, fazendo fortalecimento muscular. Tudo isto é supervisionado pela equipe médica e pelos fisioterapeutas do clube", também explicou a chefe do DM do Corinthians.
Ana Carolina Côrte também foi enfática ao destacar que o problema de Garro não vai afetar a sua carreira: "O problema do joelho do Garro tem solução definitiva, sim. Vai exigir cuidados para que não haja recidivas deste quadro, porque a tendinopatia patelar é uma lesão super comum no futebol e que precisa sempre da manutenção do trabalho de força, um controle de carga, que é natural para manter o joelho dele pronto para jogar sempre".
Desde que Rodrigo Garro rumou ao departamento médico, o Corinthians vem enfrentando algumas dores de cabeça. Igor Coronado, seu substituto imediato, também se lesionou e retornou recentemente. Com isso, Breno Bidon e Romero chegaram a ser testados como meias, mas logo retornaram às suas posições de origem e o Timão passou a ser escalado não mais no 4-3-1-2, mas no 4-3-3.
Desde a conquista do Paulista, o Corinthians passou por um boom recente de lesões. Além de Garro e Coronado, o goleiro Hugo Souza, o zagueiro Gustavo Henrique e o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri também acabaram indo ao DM. Até o atacante Talles Magno acabou indo ao hospital para ser internado por um quadro de pneumonia. Questionada sobre, Ana Carolina Côrte apontou que, com o retorno do camisa 8, o DM estará zerado.
"Sobre o departamento médico: estamos apenas com o Garro em tratamento no momento. Todos os outros estão aptos para jogo. Inclusive o Talles Magno, que retornou após este quadro clínico que ele teve. Este ano, passamos, por enquanto, com poucas lesões. Tanto que entregamos o que tínhamos no Paulistão, com todos cientes de que, depois da final, um ou outro precisaria de um cuidado maior, um controle de carga. Foi o que aconteceu. Justamente após a final, houve um aumento de atletas no departamento médico, mas que, em cerca de 15 dias, foram entregues à comissão. Desde o início do ano, tivemos apenas cinco atletas passando pelo departamento médico neste ano", comentou a chefe do DM do Corinthians.
Enquanto Rodrigo Garro se recupera, o Corinthians dá sequência à temporada. A equipe alvinegra volta a campo neste domingo, às 16h, para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, pela sexta rodada do Brasileirão.
Relembre a lesão de Rodrigo Garro no Corinthians
Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Em abril de 2024, Rodrigo Garro foi diagnosticado com uma tendinopatia patelar no joelho direito. Contudo, como não é uma lesão grave, optou por jogar até o limite, dado que o Corinthians brigava para não ser rebaixado. Desta maneira, foi decidido que o meia só realizaria o tratamento em janeiro de 2025.
O argentino ficou o primeiro mês do ano inteiro no departamento médico, retornando em fevereiro. Porém, o joelho direito ainda não estava 100% e Garro passou a jogar realizando infiltrações na região para diminuir as dores. O caso foi agravando e o meia inclusive não entrou em campo no primeiro jogo da final do Paulista contra o Palmeiras.
Durante a Data Fifa entre as duas decisões, Garro treinou, mas nas vésperas da finalíssima teve que deixar uma atividade por intensas dores no joelho direito. O meia pediu para a comissão técnica jogar "nem que seja o último jogo" da sua carreira. Após a conquista do Estadual, o jogador vem sendo tratado.