Venha fazer parte da KTO
x
Muita calma nessa hora
Alexandre Tavares

Bacharel em Direito por formação, jornalista por paixão e conselheiro do Corinthians.

ver detalhes

Muita calma nessa hora

Coluna do Alexandre Tavares

Opinião de Alexandre Tavares

5.4 mil visualizações 56 comentários Comunicar erro

Muita calma nessa hora

''Teu passado é uma bandeira, teu presente é uma lição''

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Sim, o Corinthians perdeu. Mas e daí? Não foi a primeira vez e nem terá sido a última, assim é o futebol. A vida continua, o Corinthians não acabou e domingo já tem outra decisão.

Me assusta o comportamento de inúmeros corinthianos, sobretudo nas redes sociais. Ficar na bronca com uma derrota num jogo estressante é absolutamente normal, mas é preciso parar por aí. A gente não pode ser volúvel a ponto de achar que o time foi o máximo no domingo (e foi mesmo!) e logo na primeira derrota, entender que domingo tudo servia e que agora nada mais presta, caçar bruxas de forma generalizada, querer a cabeça do técnico e, se possível, atear fogo no clube como se não houvesse amanhã. Calma!

Nós escolhemos torcer para um clube que nasceu em 1910 e que rema contra a maré desde o nascimento; o futebol era um esporte para poucos e aquele time fundado por operários e imigrantes era um estranho no ninho num jogo praticado pela elite; depois fomos boicotados por eles, atravessamos dificuldades, quase fechamos as portas: reza a lenda que Neco forjou um assalto aos nossos troféus para livrar e proteger o clube de um confisco; depois, com muita luta, nos reerguemos, conquistamos até o nosso primeiro estádio, o da Ponte Grande; ficou pequeno, compramos o Parque São Jorge até então utilizado pelo Sírio: muitos disseram que era uma loucura, que jamais pagaríamos aquilo, que era muito longe de tudo o tal de Tatuapé (alguma semelhança com algo que se ouve hoje em dia?) - e honramos religiosamente o compromisso, com muito sacrifício e esforços o Parque foi devidamente quitado; depois tivemos o maior esquadrão que se viu no país, o lendário time dos anos 50: Gilmar e Cabeção; Idário, Olavo, Homero, Goiano, Roberto Belangero, Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone, Mário, entre outros, e ganhamos tudo até o título paulista de 1954; mas aí veio um período difícil, de 23 anos sem um título paulista - anos de sofrimento, de gozação de adversários, de decepções como a de 1974, com um ídolo como o Rivelino deixando o clube da forma triste como deixou... mas quem deixou de ser corinthiano em meio a mais de duas décadas terríveis? Será que se fosse hoje em dia, muitos não abandonariam o barco? Eu não sei, leio cada coisa por aí que fico com essa dúvida...; aí finalmente veio 1977 e a nossa redenção até chegarmos aos dias de hoje com seis títulos brasileiros, três Copas do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa, dois títulos mundiais. Mas nada foi fácil, nunca foi fácil, muitas derrotas estiveram no caminho.

Não temos que entrar na pilha de grande parte da imprensa, temos chances reais de sairmos com um título paulista daqui a poucos dias e contrariando muita gente; o São Paulo, nosso próximo adversário, também foi eliminado esta semana, mas o destaque e foco, claro, é o Corinthians; fomos campeões brasileiros no estádio novo ainda outro dia e com aproveitamento recorde em casa! Recorde! O aproveitamento de pontos do Corinthians na Arena é absurdamente bom, portanto não tem nada de ''estádio maldito'. Espera um pouquinho, sofremos uma derrota sim, mas o time se não é o melhor do mundo também não é o pior, muito menos a quarta força do Estado. É um time em construção, que merece elogios pontuais e críticas pontuais. Não nos interessa a celeuma, o desespero, a pressão psicológica, os profetas do apocalipse, a divisão entre a própria torcida: só interessa ao São Paulo e a quem não gosta do Corinthians.

Fomos eliminados por erros nossos, mas o time tem bons valores, já provou no Morumbi que pode fazer muito mais e melhor que isso: caiu por ter feito um gol rapidamente, ter acreditado que a parada estava decidida e ter abdicado de jogar bola a partir daí; perdeu gols que não se pode perder em algumas chances que teve e perdeu nos pênaltis, fim! Que sirva de lição e aprendizado, página virada.

O Corinthians é como um filho: quando faz boas coisas, nos enche de orgulho; mas quando faz bobagem a gente fica bravo, repreende, mas não deixa de amar e nem expulsa de casa. Não podemos desistir do Corinthians. Jamais!

O futebol não dá tempo de ficar lambendo feridas, é um rolo compressor, é quarta e domingo. Se ficar olhando muito pra trás, ele te tritura. Portanto, vida que segue, domingo tem mais, e nada melhor que provar diante do São Paulo que sim, nós podemos! Afinal de contas, somos o Corinthians e isso basta. Sempre bastou!

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Alexandre Tavares

Por Alexandre Tavares

Bacharel em Direito por formação, jornalista por paixão e conselheiro do Corinthians.

O que você achou do post do Alexandre Tavares?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Deivid

    Ranking: 2649º

    Deivid 818 comentários

    @deivid.perez em

    Alexandre, você poderia fazer um post sobre a suposta proposta da odebrecht, já que você é bacharel em direito poderia dar uma visão mais clara dos prós e contras!

  • Foto do perfil de Weriton

    Weriton 11 comentários

    @maguilex em

    É como um comentário que vi: tá faltando 23 anos de fila na vida de muito "torcedor" do Corinthians.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 228º

    Francisco 5266 comentários

    43º. @francisco.marcondes em

    Eu vivi estes momentos difíceis de 23 anos sem ganhar o paulista, mas não abandonei o barco não...de jeito nenhum, a gente perdia, não conseguia títulos, éramos muito zoados pelos rivais, mas por incrível que pareça, a paixão e o amor só aumentava, e a confiança que um dia a nossa vez iria chegar, e chegou numa quinta feira, 13 de outubro de 1977, comemoramos a noite toda ou por vários dias, hoje está fácil né nova geração, nós já ganhamos tudo! Queria ver vocês torcerem neste período!kkkkkkkkkkkk será que aguentariam tanto tempo sem um mísero título? Sei não hein? Kkkkkkkkkkk!

  • Foto do perfil de Gabriel

    Ranking: 1539º

    Gabriel 1328 comentários

    42º. @gabriel.vieira29 em

    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Rodriguez

    Ranking: 5621º

    Rodriguez 362 comentários

    41º. @gatuhzo.rodrigues em

    Eu não concordo com este post; time de futebol não disputa campeonato pra ficar na fila de títulos e sim pra ganhar. Se acontecer de não ganhar; É porque o destino quis assim. Mas que o torcer de verdade não seja o motivo de conformismo com falta de títulos. Corinthians é grande demais pra ficar fora dos campeonatos... Time grande e gigante disputa títulos sangue bom e não fica anos sem ganhar. Que os 23 anos fique no passado!

  • Foto do perfil de Tiago

    Ranking: 1561º

    Tiago 1311 comentários

    40º. @tiago.frozza em

    Odeio perder para o dvd.
    Mas não é o fim do mundo, a história nos mostra que após as derrotas marcantes tivemos conquistas gloriosas.

  • Foto do perfil de jose

    Jose 161 comentários

    39º. @euripes em

    Fiquei muito triste na quarta feira, pois era um jogo que podiamos ter ganho até com facilidade, nem quis assistir aos comentários que sei seriam de sarcasmo por parte da maioria dos comentaristas que vibram descaradamente com nossas derrotas.