Um atalho para Tiago Nunes

Andrew Sousa

23 anos, acadêmico de Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

Um atalho para Tiago Nunes

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

12 mil visualizações 31 comentários Comunicar erro

Um atalho para Tiago Nunes

Dyego Coelho pode facilitar o início de trabalho de Tiago Nunes no Corinthians

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

O anúncio oficial de Tiago Nunes para assumir o Corinthians em 2020 veio com a enorme expectativa de ruptura do pragmático jogo praticado pelo time de Carille na atual temporada. Junto disso, como era de se esperar, vieram os pedidos de paciência.

Já que, em tese, é uma mudança brusca, o novo treinador vai precisar de tempo. O Paulistão tem de ser um laboratório para Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e, quem sabe, a Libertadores - no pior dos casos a Sul-Americana.

Surge, porém, um atalho. Dyego Coelho. Muito criticado pela primeira passagem na base alvinegra, evoluiu em seu período como auxiliar e voltou melhor. Aperfeiçoou o jogo de Eduardo Barroca no Sub-20 e, nesta quarta-feira, agarrou com vontade a oportunidade como interino, batendo o Fortaleza por 3 a 2.

Tiago Nunes ainda vai precisar de tempo, mas graças ao ex-lateral, tem tudo para ter menos trabalho. Como em um passe de mágica (perdoem pelo trocadilho com o Coelho na cartola), o atual comandante alvinegro mostrou muito mais do que a torcida esperava logo na estreia.

Mesmo após míseros dois dias de treino, o time apresentou jogo bem mais semelhante ao que se desenha no futuro do que o cansou a Fiel no passado. De forma óbvia, mas há muito tempo não vista, Coelho adaptou o jogo ao elenco e parou de tentar o contrário.

Na defesa, sua principal mudança. Com a posse, Danilo Avelar se juntava aos zagueiros em uma linha de três, enquanto Michel Macedo, emulando Fagner, aparecia solto na ponta direita. Sem bola, pressão e intensidade o tempo todo.

A linha de três lembra bastante a de outro time do Brasil: o Athletico Paranaense de Tiago Nunes. Em seus melhores momentos, porém, quem tinha liberdade era Renan Lodi, pelo lado esquerdo. No Corinthians, Fagner deve usufruir da liberdade e, assim como o garoto, render bons frutos no setor ofensivo.

Como Nunes assume apenas no ano que vem, deve assistir do conforto de sua casa a evolução da equipe nas mãos de Coelho. Para sorte do novo comandante, os jogadores vão sentir o gostinho de ser um time mais ofensivo já nesta temporada. Como disse Gabriel, vão aprender, aos poucos, como deixar de ser um time "tão previsível".

Com Carille, o caminho da transição seria mais longo e trabalhoso. Agora, o destino começa a parecer bem melhor para a Fiel. Nunes tem em Coelho um bom atalho para, indiretamente, começar seu trabalho ainda nesse ano.

Restam sete jogos para enterrar de vez o pragmatismo que a torcida já não aguenta mais ver dentro de campo. Perdendo ou ganhando, Coelho pode passar o bastão bem mais leve para o novo comandante.

Veja mais em: Dyego Coelho e Tiago Nunes.

Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

23 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de LeandriNho

    Ranking: 4762º

    Leandrinho 275 comentários

    por @leandrinho.neto

    Vamos apoiar o coelho pra deixar o time no fim de ano com uma mentalidade de atacar, e propor o jogo além de ser rápido e eficiente nos contra ataques. E Thiago Nunes vendo quem serve e não serve, e já fazendo pedidos de alguns jogadores..

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 62º

    Thiago 8425 comentários

    por @thiagopr

    Eu deixaria o time mais rápido com Ramiro no lugar do urso.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Julio

    Ranking: 12991º

    Julio 64 comentários

    31º. por @juliaoperes

    Não esperava tanto do Coelho. Evoluiu muito! Os times do Timão eram cópias dos times Mano/Tite, que tinham elencos com características diferentes (em função dos jogadores do elenco), que o Carille não entendeu ou não buscou buscou alterar amaneira de jogar um tanto a mais, principalmente tendo em vista da mudança dos times do exterior, com destaque para os ingleses, espanhóis e alemães. Ficamos com um jogo atrasado com jogadores burocráticos, enquanto os principais destaques iam para time que corriam muito, rápidos nos passes, defendendo e atacando sem parar e uma delícia de assistir o jogos. Parei várias vezes de assistir jogos do Timão no 2º tempo, de raiva do time ser lento e previsível.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Nelson

    Nelson 46 comentários

    30º. por @nelson.junior.da.sil

    Porque não aproveitar o Coelho como auxiliar Técnico na comissão permanente, pois ele conhece muito bem a base e a transição pode ser muito bem feita por ele.
    Temos que fazer uma reformulação no atual elenco e aproveitar a base. Duvido se base não tem algum jogador melhor que Ramiro melhor que Sornoza, Jadson, Gustagol. Então vamos olhar com mais carinho para a base.
    Só uma questão: Será quê não esta na hora do Cássio dá uma esperada na casinha para o Walte não?
    Gostaria dá opinião dos Amigos.

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 131º

    Antonio 5151 comentários

    29º. por @antonio.godoy.junior

    Mais um jogo que MANUEL mostrou sua incompetência, não entendo porque até o COELHO insiste em escalar esse zagueiro pé de rato, jogador lento, horroroso, todos os jogos ultimamente tem feito burradas, chega Bruno MENDES tem que ser titular já está passando da hora

  • Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 12805º

    Douglas 65 comentários

    28º. por @douglas.silva74

    Só acho que o time mudar de um esquema tático pra outro em poucos dias já é complicado aí sai de férias e tem que começar a se adequar a outro esquema pode criar mais dificuldade no começo do ano. Sem falar que acho que o Tiago Nunes deveria sim estar no dia a dia do Corinthians pra ver quais jogadores se adaptarão ao estilo dele. As vezes ele chega quer um lateral esquerdo mais ofensivo o time vai atrás acaba ficando nisso e só em março descobre que o Carlos consegue fazer a função e não foi testado.

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 438º

    Juliana 2357 comentários

    27º. por @juliana.bauer2

    Espero de resultados ser atalho

  • Foto do perfil de Iago

    Ranking: 4385º

    Iago 304 comentários

    26º. por @iago.maiolini

    Campeonato Paulista não tem mais graça, coloca o sub 20 e 23 para jogar e nos clássicos o time principal... Tiago vai preparando o time para temporada assim!

  • Foto do perfil de Josubritto

    Ranking: 4862º

    Josubritto 268 comentários

    25º. por @josubritto.britto

    Somos Corinthians se jogar bola der o sangue em campo a torcida esta com você Corinthians sempre amo de mais nosso Corinthians sempre queremos ver o bem do club sempre trabalho novo tem nosso apoio que a base cresça e se engradesa ainda mais com espaço no proficinal a produção e o estímulo de jóias que tanto esperamos não pressisa ser craque se joga bola com vontade tem espaço no Corinthians uma ou duas jóias que revelar acada 3 a 4 ano tá bom o importante e se trabalhar a base mostrar que eles têm espaço também por que não mudar nosso patar assim com as crias de casa e boms jogadores teremos um elenco fortíssimo torço pra wue de serto este modelo boa sorte Professor vai Corinthians

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 5191º

    Alexandre 248 comentários

    24º. por @alexandre.monte.chel

    Só que no esquema do Thiago Nunes o lateral esquerdo não virá zagueiro com a posse de bola não! Ele ataca igual o lateral direito..

    O volante tem essa função...

    Os laterais tem muita importância, por isso é preciso um lateral esquerdo para o ano que vem...