Venha fazer parte da KTO
Corinthians x Fortaleza

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Fortaleza

Acompanhe ao vivo
x
Um atalho para Tiago Nunes
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

Um atalho para Tiago Nunes

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

12 mil visualizações 31 comentários Comunicar erro

Um atalho para Tiago Nunes

Dyego Coelho pode facilitar o início de trabalho de Tiago Nunes no Corinthians

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

O anúncio oficial de Tiago Nunes para assumir o Corinthians em 2020 veio com a enorme expectativa de ruptura do pragmático jogo praticado pelo time de Carille na atual temporada. Junto disso, como era de se esperar, vieram os pedidos de paciência.

Já que, em tese, é uma mudança brusca, o novo treinador vai precisar de tempo. O Paulistão tem de ser um laboratório para Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e, quem sabe, a Libertadores - no pior dos casos a Sul-Americana.

Surge, porém, um atalho. Dyego Coelho. Muito criticado pela primeira passagem na base alvinegra, evoluiu em seu período como auxiliar e voltou melhor. Aperfeiçoou o jogo de Eduardo Barroca no Sub-20 e, nesta quarta-feira, agarrou com vontade a oportunidade como interino, batendo o Fortaleza por 3 a 2.

Tiago Nunes ainda vai precisar de tempo, mas graças ao ex-lateral, tem tudo para ter menos trabalho. Como em um passe de mágica (perdoem pelo trocadilho com o Coelho na cartola), o atual comandante alvinegro mostrou muito mais do que a torcida esperava logo na estreia.

Mesmo após míseros dois dias de treino, o time apresentou jogo bem mais semelhante ao que se desenha no futuro do que o cansou a Fiel no passado. De forma óbvia, mas há muito tempo não vista, Coelho adaptou o jogo ao elenco e parou de tentar o contrário.

Na defesa, sua principal mudança. Com a posse, Danilo Avelar se juntava aos zagueiros em uma linha de três, enquanto Michel Macedo, emulando Fagner, aparecia solto na ponta direita. Sem bola, pressão e intensidade o tempo todo.

A linha de três lembra bastante a de outro time do Brasil: o Athletico Paranaense de Tiago Nunes. Em seus melhores momentos, porém, quem tinha liberdade era Renan Lodi, pelo lado esquerdo. No Corinthians, Fagner deve usufruir da liberdade e, assim como o garoto, render bons frutos no setor ofensivo.

Como Nunes assume apenas no ano que vem, deve assistir do conforto de sua casa a evolução da equipe nas mãos de Coelho. Para sorte do novo comandante, os jogadores vão sentir o gostinho de ser um time mais ofensivo já nesta temporada. Como disse Gabriel, vão aprender, aos poucos, como deixar de ser um time "tão previsível".

Com Carille, o caminho da transição seria mais longo e trabalhoso. Agora, o destino começa a parecer bem melhor para a Fiel. Nunes tem em Coelho um bom atalho para, indiretamente, começar seu trabalho ainda nesse ano.

Restam sete jogos para enterrar de vez o pragmatismo que a torcida já não aguenta mais ver dentro de campo. Perdendo ou ganhando, Coelho pode passar o bastão bem mais leve para o novo comandante.

Veja mais em: Dyego Coelho e Tiago Nunes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de LeandriNho

    Ranking: 6943º

    Leandrinho 278 comentários

    @leandrinho.neto em

    Vamos apoiar o coelho pra deixar o time no fim de ano com uma mentalidade de atacar, e propor o jogo além de ser rápido e eficiente nos contra ataques. E Thiago Nunes vendo quem serve e não serve, e já fazendo pedidos de alguns jogadores..

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 70º

    Thiago 11838 comentários

    @thiagopr em

    Eu deixaria o time mais rápido com Ramiro no lugar do urso.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Julio

    Julio 157 comentários

    31º. @juliaoperes em

    Não esperava tanto do Coelho. Evoluiu muito! Os times do Timão eram cópias dos times Mano/Tite, que tinham elencos com características diferentes (em função dos jogadores do elenco), que o Carille não entendeu ou não buscou buscou alterar amaneira de jogar um tanto a mais, principalmente tendo em vista da mudança dos times do exterior, com destaque para os ingleses, espanhóis e alemães. Ficamos com um jogo atrasado com jogadores burocráticos, enquanto os principais destaques iam para time que corriam muito, rápidos nos passes, defendendo e atacando sem parar e uma delícia de assistir o jogos. Parei várias vezes de assistir jogos do Timão no 2º tempo, de raiva do time ser lento e previsível.

  • Foto do perfil de Berta

    Ranking: 588º

    Berta 2878 comentários

    30º. @andre.bertapeli2 em

    Sem bons jogadores não há bom futebol! Simples assim! Técnico não faz milagres!

  • Foto do perfil de Nelson

    Nelson 63 comentários

    29º. @nelson.junior.da.sil em

    Porque não aproveitar o Coelho como auxiliar Técnico na comissão permanente, pois ele conhece muito bem a base e a transição pode ser muito bem feita por ele.
    Temos que fazer uma reformulação no atual elenco e aproveitar a base. Duvido se base não tem algum jogador melhor que Ramiro melhor que Sornoza, Jadson, Gustagol. Então vamos olhar com mais carinho para a base.
    Só uma questão: Será quê não esta na hora do Cássio dá uma esperada na casinha para o Walte não?
    Gostaria dá opinião dos Amigos.

  • Foto do perfil de Douglas

    Ranking: 7660º

    Douglas 244 comentários

    28º. @douglas.silva74 em

    Só acho que o time mudar de um esquema tático pra outro em poucos dias já é complicado aí sai de férias e tem que começar a se adequar a outro esquema pode criar mais dificuldade no começo do ano. Sem falar que acho que o Tiago Nunes deveria sim estar no dia a dia do Corinthians pra ver quais jogadores se adaptarão ao estilo dele. As vezes ele chega quer um lateral esquerdo mais ofensivo o time vai atrás acaba ficando nisso e só em março descobre que o Carlos consegue fazer a função e não foi testado.

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 490º

    Juliana 3313 comentários

    27º. @juliana.bauer2 em

    Espero de resultados ser atalho