Ronaldo, Guerrero e Luizão: um senhor trio de campeões mundiais na história do Corinthians

Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

ver detalhes

Ronaldo, Guerrero e Luizão: um senhor trio de campeões mundiais na história do Corinthians

Coluna do Jorge Freitas

Opinião de Jorge Freitas

2.0 mil visualizações 37 comentários Comunicar erro

Ronaldo, Guerrero e Luizão: um senhor trio de campeões mundiais na história do Corinthians

Ronaldo durante treino do Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr.

Todo corinthiano fanático tem de cabeça a sua seleção dos melhores da história do clube.

Basicamente, a diferença entre estas pessoas é que algumas preferem montá-la apenas com jogadores a quem assistiu jogar, enquanto outros se baseiam em livros, dados e fatos para montar seu Corinthians imbatível.

Embora eu tenha visto o belo ataque de 2005, o trio de 2002, os invictos de 2009 e a máquina de 2015, não consigo montar uma seleção com qualquer jogador que não tenha jogado em 2000, no ano do primeiro Mundial, e em 2012, ano da libertação - salvo uma exceção.

De 2000, encaixo, de cara, Vampeta e Marcelinho, enquanto, de 2012, vou com toda a zaga, além de Paulinho, Danilo e, claro, Emerson Sheik. Não que Sheik tenha sido melhor que Edilson ou Tevez, ou que Fábio Santos seja melhor que Sylvinho ou Kleber, mas opto por montar meu time de acordo com a importância do jogador para a história do clube, com a única condição de que eu devo ter visto jogá-lo.

Dessa forma, não tenho a menor dúvida ao montar minha seleção com Cássio, Alessandro, Chicão, Castán e Fábio Santos; Vampeta, Paulinho, Marcelinho e Danilo; e Emerson Sheik.

São dez jogadores que ocupam lugares certos e que dificilmente os trocarei, exceto se houver alguém incrivelmente iluminado que faça muito mais pela história do Timão.

Mas, dito tudo isso, o assunto aqui, agora, é outro.

Enfim, não consigo decidir quem vestiria a 9 do meu Timão histórico.

Os gols de Guerrero estão frescos na memória e, polêmicas à parte, suas cabeçadas no Mundial jamais serão esquecidas. Além disso, temos a mudança histórica que um tal de Fenômeno propiciou em nosso clube, dando o pontapé inicial para esta década esplendorosa que tivemos e da qual jamais nos esqueceremos.

Mas há alguém, em especial, que me chama a atenção, especialmente nesta semana em que comemoramos duas décadas de nosso primeiro Mundial.

Lembro bem quando Luizão estreou pelo clube, em 1999, numa partida contra o Gama. Foi provavelmente a primeira e a única vez que vim um atacante virar, sozinho, uma partida com quatro gols marcados. Era o início do Brasileirão e, ali, percebemos quão bem servidos estaríamos durante a temporada.

Não à toa, Luizão foi o artilheiro do time no tricampeonato, fez gol importante na final e, menos de um mês depois, abriu o placar naquele que seria o primeiro mundial de clubes realizado pela FIFA.

Penso em Luizão como um grande craque, matador, que teria lugar cativo em 100% dos clubes brasileiros de hoje. Junto com Marcelinho, foram os primeiros ídolos que tive, e a cada gol comemorado na infância, buscava bater no peito, em imitação ao jogador que fazia gols como se fosse fácil.

Enfim, comemorados 20 anos do Mundial de 2000, convido o corinthiano a montar sua seleção histórica e me dizer: Ronaldo, Guerrero ou Luizão? Três noves históricos e campeões mundiais que jogaram pelo Timão.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians e História do Corinthians.

Coluna do Jorge Freitas

Por Jorge Freitas

Colunista esportivo do portal 'No Ângulo', este internacionalista é mais um louco do bando e busca analisar o Timão com comprometimento com a realidade e as necessidades do maior clube do planeta.

O que você achou do post do Jorge Freitas?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 802º

    Rafael 1432 comentários

    por @rafa.235

    Pra mim é o Ronaldo!

    Ele fazia coisas ABSOLUTAMENTE INCRÍVEIS em campo.

    As duas obras de arte na final do Paulistão, um 'hat-trick' no Fluminense no Pacaembu com um baita golaço chapado no ângulo, as oitavas da Copa do Brasil onde ele deitou no Atletico-PR no Pacaembu (me lembro da jogada dele que provocou o pênalti, ele deu um drible de letra entre 2 dentro da área, foi a maior cavada de pênalti que eu já vi!, porque foi pênalti de fato, o cara não teve o que fazer)

    O primeiro gol dele contra os Sem Mundial, o GOLAÇO dele no Morumbi nas semis do Paulista, só de cabeça aqui eu me lembro de vários lances que ele me deixou de queixo caído, o cara foi o maior da posição na história do futebol.

    E isso sem falar o que ele fez nos outros clubes, na Seleção, e ainda a importância dele extra campo.

  • Foto do perfil de José

    Ranking: 537º

    José 1940 comentários

    por @jose.tiago.dos.sant1

    Se for pelos jogos nas importantes fico comb guerreiro, agora se for escolher o maior de todos os tempos, aí e Ronaldo!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Claudinei

    Ranking: 3341º

    Claudinei 403 comentários

    43º. por @claudinei.pedrosa

    Essa regalia é para poucos.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de FELIPE

    Ranking: 8997º

    Felipe 111 comentários

    42º. por @spinew

    Ronaldo, Guerrero ou Luizão? Ronaldo com certeza! Aquele time de 99~00 era sensacional e o Luizão era um craque também, mas o fenômeno junto com Romário e Cristiano Ronaldo são os melhores centro avantes que vi jogar. Eu não consigo pensar em um Corinthians dos melhores que eu vi jogar, sem Gamarra, Rincon e Tevez. Meu time seria (Dida, Alessandro, Gamarra, Balbuena, Kleber, Rincon, Paulinho, Marcelinho, Tevez, Edílson e Ronaldo Fenômeno).

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 152º

    Antonio 4619 comentários

    41º. por @antonio.godoy.junior

    Caro Jorge discordo não que os jogadores aqui escolhidos não estejam e não fazem parte de nossa história de vencedores mas acho injusto na minha opinião fazer uma escolha pelo tamanho ou pela qualidade da conquista pois houve época das vacas magras, dos times com poucas opções de bons jogadores que não podem deixar de estarem entre os melhores do Clube sito um RIVELINO o patata atômica em que o único que se sobressaia era justamente ele, jogando contra times do Santos era Pelé, Academia dos Porcos, como esquecer de WLADIMIR do time de 77, e como esquecer do timaço de 98/99 com SOCRATES, ZENON, PALHINHA, GAMARRA, enfim não vejo como quantificar e qualificar jogadores que fazem parte de nossa história pois será injusto deixar alguns de fora esta é minha opinião

  • Foto do perfil de Luciano

    Luciano 2 comentários

    40º. por @luctimao

    1- Ronaldo

    2- Wilson Mano

    3 - Gamarra

    4 - Chicão

    6 - Silvinho

    5- Vampeta

    8 - Rincon

    7 - Marcelinho

    10 - Neto

    11 - Luizão

    9 - Ronaldo

  • Foto do perfil de Rômulo

    Ranking: 4132º

    Rômulo 317 comentários

    39º. por @w.loko

    Me nego a comparar Guerrero com Fenômeno e Luizão.

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 80º

    Paulo 6957 comentários

    38º. por @pc.olimpia

    Triste comparação com nossos atacantes atuais, estes perebas Boselli, Vagner Love, Gustagol etc, tem muito a aprender com os nossos grandes goleadores campeões.

  • Foto do perfil de Cleiton

    Cleiton 40 comentários

    37º. por @cleiton.magnun

    De 95 pra cá, dos que vi jogar, meu Corinthians é: Ronaldo, Rogerio, Chicão, Gamarra, Kleber, Rincón, Marcelinho Carioca, Neto, Tevez, Ronaldo e Viola.

    Sim, a passagem do Neto em 97 foi pífia, mas o "regulamento" me permite, rs.

    Sim, o ataque, com três centroavantes, não faz sentido. Mas eu adoro o Viola!

    Agora, pensando nesse possível jogo dos campeões mundiais (2000 x 2012), em comemoração aos 20 anos do primeiro título, meu mashup seria: Cássio, Alessandro, Chicão, Fábio Luciano, Kleber, Rincon, Vampeta, Marcelinho Carioca, Danilo, Emerson Sheik e Luizão (de antemão, peço desculpas ao Nego Ralf, Paulinho, Ricardinho, Edílson e Paolo Guerrero, rs).

  • Foto do perfil de Sérgio

    Ranking: 13993º

    Sérgio 54 comentários

    36º. por @sergio.eduardo.miran

    Acompanho futebol desde 2001, então os melhores times que vi foram os de 2002,2005,2009,2011/2012 e 2015. Portanto, minha seleção é Cássio, Fagner, Chicão, Gil e Kléber; Vampeta, Ricardinho e Renato Augusto; Tevez, Sheik e Ronaldo Fenômeno, com o seu Adenor Bacchi. VAI, CORINTHIANS!