Venha fazer parte da KTO
x
A venda de zagueiros com desconto é pior do que parece
Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

ver detalhes

A venda de zagueiros com desconto é pior do que parece

Coluna do Juliano Barreto

Opinião de Juliano Barreto

7.4 mil visualizações 58 comentários Comunicar erro

A venda de zagueiros com desconto é pior do que parece

Robert Renan vestindo a camisa da Seleção Brasileira

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

João Victor, Raul Gustavo, Robert Renan e provavelmente Murillo. Em menos de duas temporadas, a comprovadamente incompetente diretoria do Corinthians se defez de três zagueiros jovens e promissores --e está próxima de “doar” mais um. Podemos discutir aqui se eles um dia vão chegar ao nível de um Marquinhos, da Seleção e do PSG, ou se vão seguir os passos menos glamourosos de um Yago da vida.

O fato é que os valores baixos das negociações mostram um grande descompasso do Corinthians com as tendências do futebol mundial.

Se você acompanha as notícias do futebol inglês,deve ter lido que o Manchester City pagou 90 milhões de euros para tirar o defensor Joško Gvardiol do Red Bull Leipizig. Os valores da transferência do croata de 21 anos inflacionados assustam, mas não surpreendem. De 2017 para cá, Guardiola torrou mais de 350 milhões de euros (ou cerca de R$1,8 bilhão) apenas para contratar zagueiros. Rubén Dias foi o mais caro (70 milhões de euros) e Manuel Akanji (18 milhões de euros), o mais “barato”.

O City de 2017 para cá não parou de ganhar títulos, mas não se acomodou no mesmo estilo de jogo. Há muito tempo Guardiola não joga no estilo tiki-taka do Barcelona. A obsessão por posse de bola é coisa do passado. O espanhol segue evoluindo e lançando tendências táticas ano após ano, e mais recentemente, seus defensores passaram a ter influência ainda maior no jogo.Basta lembrar de John Stones jogando como um híbrido de zagueiro e volante na final da última Champions.

Seja na Copa do Mundo ou na terceira divisão do Campeonato Paulista, todos os times (que têm pernas para isso) fazem algum tipo de “pressão alta”, ou seja, colocam atacantes e meias para marcar a saída de bola no campo do adversário. Na teoria, roubar a bola perto do gol facilita a vida do time, que tem menos “linhas de marcação” para quebrar. Ao mesmo tempo, colocar o time avançado, cria buracos na defesa. Raramente um zagueiro vai poder jogar “na sobra”, esperando de frente pelo ataque do adversário.

Nada disso é novidade, mas a diretoria do Corinthians falha em perceber que esse cenário inflacionou o valor dos zagueiros no mercado internacional. Eu detesto isso, mas o futebol de hoje virou um jogo onde o atacante tem que ser bom marcador e o zagueiro tem que ser o cérebro do time. Não só armando jogadas, mas também tendo habilidade para evitar a odiosa “pressão alta” e ainda por cima ter pulmão para cobrir os espaços no meio e nas laterais.

Os camisas 10 clássicos são raros, próximos das extinção devido à falta de espaço para jogar e pensar. Enquanto isso, os camisas 3 e 4 são cada vez mais importantes, afinal são os únicos em campo com alguns segundos a mais para dorminar e armar o jogo.

Seja no poderoso City ou no ASA de Arapiraca. Parece que só o Corinthians não vê isso. A diretoria se desfaz de defensores jovens, rápidos e com visão de jogo, ou seja, que têm as qualidades necessárias para jogar num “estilo Guardiola”, enquanto traz defensores velhos e pesados como Jemerson, Robson Bambu, Balbuena e Lucas Verissimo.

Vender Robert Renan a preço de liquidação foi um crime, mas o omisso conselho do clube assina embaixo de todos esses absurdos. Possivelmente Murillo deve seguir o mesmo caminho. Se a torcida acha que esses jogadores “não são tudo isso”, é preciso lembrar que eles são extremamente jovens e ainda tem muito potencial para ser explorado… infelizmente em outros clubes.

Veja mais em: Murillo.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Juliano Barreto

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

O que você achou do post do Juliano Barreto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 8004º

    Marcelo 228 comentários

    @marcelo.nakamura em

    Importante comparar com os valores de transações no mercado sul-americano!

  • Foto do perfil de wagner

    Ranking: 186º

    Wagner 5806 comentários

    @wagnernpeninha em

    Não me surpreende. A R&T é amarrada com o Kia. Imaginem se é possível não ter algo mais nessa bagaceira. Quem quer enxerga que kia representa o Corinthians na Europa. Quem duvida que é ele que faz o movimento financeiro paralelo. O futebol, infelizmente representa boa parte da podridão do mundo. Os comandantes mandam nessa fatia. Não tem pra ninguém! É só lembrar as corrupções fifa e afiliadas. É um mundo paralelo que movimenta dinheiro paralelo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Andres

    Ranking: 5251º

    Andres 395 comentários

    58º. @andresheroi13 em

    'Chegar ao nível Marquinhos'

    Já estão voltando para o Brasil...

  • Foto do perfil de CARTITO

    Cartito 70 comentários

    57º. @renan-rossi em

    Concordo com o que você está dizendo, mas em partes. As antigas administrações Corinthianas tem demonstrado pouco, ou nenhum, tato para negociações de atleta--sem contar uma questionável e nada rentável (para o Corinthians) preferência em vender para o Zenit. PORÉM, brigar com os números Europeus não é o correto. A realidade é outra. No mercado Europeu jogador vale mais. Sair do Brasil pra lá vai ser, sempre, mais barato. O que não pode ser feito é 'dar' o jogador. Murillo é muito melhor que o Beraldo e saiu pela metade do valor. Todo mundo vende melhor pra fora do que o Corinthians e isso precisa mudar.

  • Foto do perfil de Alexandre

    Alexandre 118 comentários

    56º. @xandiit em

    O cara quer comparar movimentação na Europa/Europa com Europa/América?

    Segura a emoção ai meu caro, na Europa QUALQUER pé de rato custa bem mais que nossos craques aqui... O cara sai daqui custando um valor e na próxima avaliação na Europa já custa o triplo...

    São comparações que não fazem o mínimo sentido fazer

  • Foto do perfil de Newton

    Ranking: 4519º

    Newton 465 comentários

    55º. @newton Apoiador em

    Embora eu concorde com a ideia geral, as questões numéricas são um pouco mais complexas, não?
    Sim, vendemos muito mal com valores bem abaixo do mercado e isso é muito condenável e precisa mudar.
    Agora, as altas cifras do futebol mundial estão se tornando insustentáveis e letais para o próprio esporte.
    Neymar e Embappe são os exemplos mais extremos. Os valor estão super inflacionados e os próprios times de luxo europeus, já não conseguem mais seguir pagando eles.
    Isso não é sustentável nem produtivo para o esporte, os times nem pra nada.

  • Foto do perfil de André Ciccozzi

    André 1 comentário

    54º. @andre-ciccozzi em

    Nenhum desses dois vingaram João Victor(Nantes/Emp Benfica), Raul Gustavo(Bahia), em termos de negócios desses dois a trasferencia não foi ruim. Só que a do Robert renan foi uma m**** só.