Venha fazer parte da KTO
x
Feliz ano velho! O 2023 do Corinthians ainda não acabou
Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

ver detalhes

Feliz ano velho! O 2023 do Corinthians ainda não acabou

Coluna do Juliano Barreto

Opinião de Juliano Barreto

2.9 mil visualizações 37 comentários Comunicar erro

Feliz ano velho! O 2023 do Corinthians ainda não acabou

Vagner Mancini durante treinamento do Corinthians no CT

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

"Rapaziada, é o primeiro jogo da temporada. Esquece tudo o que passou, hoje começa uma nova história, hoje começa uma nova identidade. Identidade tem que ser luta e dedicação. Perdeu a bola, levanta e ajuda, não fica reclamando. Tem que competir o jogo todo. Vamos começar uma nova história hoje".

A fala acima é parte do discurso de Cássio antes do jogo contra o Guarani, na estreia do Campeonato Paulista de 2024. Sobre a parte de lutar, se dedicar e competir o jogo todo não tem o que ser dito. Isso é o mínimo que a torcida exige e ao fazer isso, o time terá apoio irrestrito aconteça o que acontecer durante a temporada. Sempre foi e sempre será assim.

Agora, falar sobre o começo de uma nova história foi otimismo demais. Entendo que o goleiro falava da caminhada que esse grupo com vários atletas recém-chegados está começando. O problema é que atualmente não dá mais para separar o que acontece dentro do que rola fora das quatro linhas.

O modus operandi da quadrilha que ocupou a direção do clube era vender qualquer jogador por qualquer preço e contratar atletas de qualidade duvidosa com contratos mais duvidosos ainda, sempre com intuito de agradar aos empresários que fazem vistas grossas para calotes, porque sabem que vão ganhar muito mais ali na frente, pegando os destaques da base ou usando o clube como vitrine, escolinha ou clínica de fisioterapia para jogadores sem mercado no exterior.

Esse sucateamento que ficou escancarado em 2023, na verdade já fazia o elenco ser desequilibrado e fraco desde os tempos de… Vagner Mancini! O técnico acostumado a treinar times que brigam apenas para não cair da Série A já dizia que era difícil ser minimamente competitivo com um elenco que não tinha quantidade nem qualidade.

É bizarro notar que a lista de pedidos do Mancini não foi entregue até hoje. Afinal, tanto em 2020 quanto em 2024 o Corinthians carece de boas opções para as duas laterais, não tem um titular absoluto para a contenção no meio campo, não tem um camisa 9 matador e ainda sente falta de um atacante rápido pela direita.

De lá para cá, alguns nomes foram contratados para essas posições, mas seja por falta de grana ou por falta de competência, todas as contratações fracassaram rapidamente sem surpreender ninguém. Enquanto isso, um técnico atrás do outro era demitido para fingir que a culpa era apenas dos treinadores.

São muitos e muitos erros acumulados.

Não será rápido ou barato montar um elenco com pelo menos 23 jogadores que tenham o padrão esperado há tanto tempo pela torcida. É aquela história… todo ano sonhamos com Guilherme Arana e acordamos com Matheus Bidu. Sonhamos com Cavani e acordamos com Júnior Moraes. Pagam salário de “Rei das Américas” para o cara virar “Rei do Motel Caribe”.

Por essas e outras ninguém consegue “esquecer tudo o que passou”, como disse o Cassião.

A pressão dos anos sem título, das derrotas para timecos em casa, das apresentações apáticas fora de casa, a seca de vitórias em clássicos, a constante ausência na Libertadores… tudo isso cria um saldo negativo que vai demorar um tempo para sair do vermelho.

“Acho que estamos bem longe de um time ideal. Precisamos de jogadores. Precisamos ser honestos também, não cabe a mim contratar, mas precisamos nos reforçar.” disse o goleiro em fala bem mais realista já na segunda rodada do Paulistão.

Penso que o momento é bem mais de "Precisamos ser honestos" do que de “esquecer tudo”. Cássio não deveria pedir desculpas pelo o que falou. Mano não deveria medir palavras ao reclamar das "expectativas que foram criadas".

Augusto Melo e Rubão saíram falando que da noite para o dia “ia acabar a farra dos rivais" e o Corinthians teria “um time para ganhar tudo”. Espero que eles sejam mais honestos no que falam daqui para a frente, e tomara que aqueles que acreditaram nas bravatas, tenham se ligado que o problema não é só o centroavante que perde gol feito ou o técnico que demora para mexer.

Se a nova diretoria fez o que fez para ser eleita, eles deviam estar cientes do tamanho do problema que eles têm na mão. Cássio, Mano e a Fiel não já não aguentam ver o mesmo filme de 2020, 2021, 2022, 2023...

Veja mais em: Augusto Melo, Cássio e Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Juliano Barreto

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Entrar no Pacaembu para assistir Corinthians x Novorizontino no Paulista de 93 mudou sua vida para sempre.

O que você achou do post do Juliano Barreto?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Vinicius

    Ranking: 2153º

    Vinicius 988 comentários

    @macarraocohab1 em

    Alguma coisa tem de muito estranha, será mesmo que os treinadores não tem tido culpa? O último exemplo é o Giuliano que saiu praticamente chutado daqui e vem sendo referência no Santos.
    Falaram falaram falaram do RA mas será mesmo que ele não tinha qualidade de jogar nem que fosse de vez enquanto, não seria importante nessa transição? Será que não metemos os pés pelas mãos?
    Sylvinho, Lázaro, Mano Meneses, todos ao meu ver sem condições nenhuma de conduzir o que Corinthians foram as nossas opções dos últimos anos.

    Boselli, Yuri dentre outros não servem, quem serve? Jogadores muitas vezes jogando fora das posições para suprir carências (vide Rojas). Aí com essas necessidades perdemos as vezes bons jogadores porque não temos mais paciência com tanta incompetência.
    Diretoria passada afundou o clube e a nova nos deu tanta esperança também por essa carência de um bom trabalho que muitos não conseguem enxergar as lambanças até aqui.
    A reformulação deveria ter começado ao meu ver com treinador, pois ele não conseguiu engrenar e deveríamos apostar em algo diferente do que vemos nos últimos anos.

  • Foto do perfil de Carlos Dias

    Ranking: 1585º

    Carlos 1296 comentários

    @carlos.dias9 em

    É hora de recomeçar, e recomeçar depois de um tsunami de corrupção e maracutais praticados nos 16 anos no clube não é fácil, então temos que ponderar que o trabalho do Augusto tem altos e baixos, mas mudar a situação vai demandar tempo, então temos que acompanhar a evolução das coisas, criticar quando merece e elogiar quando o trabalho for bem feito.

    Pra mim tem mais acertos do que erros, então eu apoio nos acertos e critico onde tem erros.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Miguel Angelo

    Ranking: 512º

    Miguel 3217 comentários

    37º. @miguel.angelo.de.sou em

    Não acredito seja bem assim. É como construir uma casa tendo pouca grana e este pouco ainda sendo de uso para cumprir por inúmeros comprimissos mais que atrasados. Entendo que o Presidente está se esforçando e até conseguindo alguns êxitos. O mais importante é desvincular a dependência direta de empresários para contratar as tão faladas 'oportunidades de mercado'. Mandou bem especialmente na contratação do Félix Torres e do Garro (tem de resolver o impasse e colocar o cara pra jogar). Não foi muito feliz nos casos do Matheus e do Veríssimo. Mas, todos precisam de aprendizado e de entendimento para não serem mais um no inferno já cheio de boas intenções.

    Acredito, sim, seja um momento de reconstrução do Corinthians, de reestruturação Administrativa e de Gestão. Caso consigam reestruturar direitinho, em um ou dois anos o Corinthians será forte e brigará por títulos. É esperar (e acreditar) pra ver!

  • Foto do perfil de Gustavo Henrique

    Gustavo 172 comentários

    36º. @gustavo-henrique24 em

    2023 acabou sim graças a Deus
    R e T nunca mais
    Não precisa nem ser campeão esse ano
    O que eu quero é ver o Coringão gigante outra vez
    Vai Corinthians

  • Foto do perfil de Flávio

    Flávio 64 comentários

    35º. @flavio.aguiar.ferrei em

    A calma fica aonde?

  • Foto do perfil de Nauricio Nau

    Ranking: 2175º

    Nauricio 978 comentários

    34º. @nauricio.nau em

    Só o fato de não ver o Duilio, Alessandro, Banana de Andrade, Carade Areia, Manés, Jaças, Alexandres Ns... Já dá ima pequena esperança

  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 3249º

    Juliane 665 comentários

    33º. @juliane-bauer9 em

    Concordo com você