Venha fazer parte da KTO
x
45 segundos de Jorge Jesus resumem tudo. Romero, Kazim e o Feminino me desculpem
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

45 segundos de Jorge Jesus resumem tudo. Romero, Kazim e o Feminino me desculpem

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

13 mil visualizações 80 comentários Comunicar erro

45 segundos de Jorge Jesus resumem tudo. Romero, Kazim e o Feminino me desculpem

Romero e Kazim, ex-jogadores do Corinthians, não à toa identificados com a Fiel

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Terça-feira é dia em que costumo publicar textos aqui na coluna do Meu Timão. Desde ontem (28) quando coloquei a cabeça no travesseiro, venho pensando sobre como ilustrar uma ideia. A ideia era escrever sobre o episódio do gélido desembarque do elenco do Corinthians em Maceió diante da fervorosa recepção dos torcedores alagoanos no saguão do aeroporto.

Pensei em falar sobre Ángel Romero e sua humildade em, lá no ano de sua chegada ao Corinthians, 2014, cumprimentar jornalistas, câmeras e quem mais estivesse na sala de imprensa, um a um, com aperto de mão, antes das entrevistas coletivas.

Pensei em falar sobre Colin Kazim e sua incrível facilidade em ser querido por torcedores do Corinthians mesmo não acertando absolutamente nada do que tentava com a bola nos pés. O brilho nos olhos ao falar sobre o clube e a Fiel não fazem disso tudo uma coincidência.

Pensei também em falar sobre o time feminino do Corinthians. Não por causa do título de ontem na Libertadores. Mas sim pelo carinho das jogadoras com a criança das fotos abaixo mesmo depois de um brochante vice-campeonato brasileiro há exato um mês.

É bem verdade que acabei escrevendo um pouquinho sobre tudo o que pensei em falar. Mas no fim acho que poucos exemplos podem ser tão bem ilustrativos (e contemporâneos, de quebra) quanto um vídeo que resgatei nas redes sociais de três meses e meio atrás.

Na cena abaixo, Jorge Jesus, depois de seu primeiro jogo à frente do Flamengo pelo Brasileirão, há exato um turno (19 rodadas atrás), puxou seus jogadores pelo braço e iniciou ali o que se tornaria regra no hoje melhor time do país: entrar em sinergia com a torcida.

Essa cena é de muito antes de o Flamengo de elenco muito avantajado técnica e fisicamente de fato se mostrar avantajado técnica e fisicamente. Ou de um inteligente treinador mostrar ser de fato um inteligente treinador. A cena vem antes não por acaso. O Flamengo se tornou nos últimos meses um fenômeno (cultural, como diz um amigo) não por acaso também.

Eu nem a grande maioria das pessoas que critica a aparente frieza do elenco estávamos no aeroporto em Maceió. Não vimos, num todo, quem de fato atendeu os torcedores, quem não atendeu, etc. Fato é que o próprio Gustavo, artilheiro da equipe no ano e uma das figuras que jornalistas e torcedores enxergamos como mais humildes do elenco, deu a entender que os jogadores realmente não estavam muito dispostos a interagir com a Fiel naquela situação.

Antes de qualquer questão técnica ou tática (e olha que tem questão a rodo pra discutir), parece haver coisa mais importante (e preocupante) a ser observada no Corinthians de 2019.

Talvez comece aí a explicação do quão difícil se tornou para o Corinthians observar o cada vez mais distante líder Flamengo na atual temporada.

Veja mais em: Romero, Kazim, Fábio Carille, Elenco do Corinthians e Torcida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fabiano

    Ranking: 1412º

    Fabiano 1431 comentários

    @fabiano.sampaio.avil em

    Mais uma vez se faz um carnaval e conclusões sem que o contexto geral tenha sido de devidamente esclarecido. Um pequeno vídeo de poucos minutos não podem servir de parâmetro para se criar tanta confusão. Mais Corinthians é isso, dá Ibope e assunto para jornalistas e programas esportivos, tudo é superlativo. Agora a comparação com Flamengo, Jorge Jesus, é de uma ignorância sem tamanho, cansei de ver o atual elenco do Corinthians após o término das partidas permanecerem em campo e saldar a torcida presente na Arena, agora com toda imprensa cornetando fica difícil para qualquer um.

  • Foto do perfil de FABIANO

    Ranking: 4581º

    Fabiano 458 comentários

    @fcmjr em

    Em 2016 voltando de uma viagem de minas, desembarquei em congonhas como o mesmo Flamengo citado no texto, que por acaso vinha do rj pra jogar contra o sp. Como por acaso sai junto com os jogadores parei na porta do desembarque pra ver a cena, vários pais e crianças, vários torcedores e curiosos chamavam os jogadores pra tirar foto. Vi 3, muralha, Arão, e Diego muito solicitos tiravam fotos com a mulecadinha do meu lado. O resto passou quem nem olhava na cara das pessoas. Não muito longe procurem o perrengue que o Flamengo passou em julho deste ano após a eliminação da Copa do Brasil e o mesmo técnico passou reto pelo tumulto.
    O que quero dizer é que o Flamengo e o técnico faz o que fez porque estão numa maré boa, como aquela que tivemos em 2015, time e torcida eram só sorrisos. Ai fica mais fácil ir até o centro do gramado.
    Isso não é especial do Corinthians, não é falta de identidade, sempre ocorreu em situações diversas e não só no futebol. Isso ai tá muito mimimi.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Vini

    Vini 79 comentários

    80º. @vini.souza2 em

    Lucas Faraldo babando ovo de flamenguista, nada fora do normal

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    79º. @lipao88 em

    Osso

  • Foto do perfil de Juliana

    Ranking: 490º

    Juliana 3313 comentários

    78º. @juliana.bauer2 em

    Nem me falei

  • Foto do perfil de Rogerio

    Rogerio 136 comentários

    77º. @rogerio.da.rocha em

    Este time não me representa! Tenho 62 anos e passei 23 aguardando por um título até poder extravasar toda minha corinthianisse em 1977. Raça sempre foi nosso DNA. BANDO de frouxos! Há muito tempo não via um time tão medíocre e sem identidade com o manto alvinegro. A recepção aos torcedores na chegada do aeroporto retrata o caráter deste elenco.
    De parabéns estão as meninas campeãs da Libertadores. Estas me representam!

  • Foto do perfil de Rogerio

    Rogerio 136 comentários

    76º. @rogerio.da.rocha em

    Creio que com exceção do Pedrinho, Vital, Ralf, Boselli e mais uns 3, todo o time tem boicotado o Carille e desejam vê-lo fora. Creio que ele também tenha sua parcela de culpa, por insistir em manter a base de sua "panela".