Venha fazer parte da KTO
x
Há uma implicância extremamente desnecessária com Janderson
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Há uma implicância extremamente desnecessária com Janderson

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

8.8 mil visualizações 215 comentários Comunicar erro

Há uma implicância extremamente desnecessária com Janderson

Experientes Camacho e Boselli são dois dos jogadores próximos a Janderson no Corinthians

Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Critiquei umas atuações do Janderson esses dias e acho que realmente foram abaixo do que ele já mostrou ter potencial de fazer. Nesse domingo, teve tomadas de decisão erradas, mas achei mais ligado que quinta passada. E pelo menos mais participativo e intenso que jogadores mais experientes do elenco. Essa é a pegada: tem pra onde crescer e está disposto a aprender.

A gente curte ver jovens promissores subirem da base ao profissional. Cobra quando vê isso acontecendo em outros clubes. E aí quando surge um desses garotos nós já queimamos em questão de meses. Retomando Janderson: estreou profissionalmente no Brasileiro do ano passado, não pegou nem o último título paulista e já virou tapa-buraco de uma posição que é carente no elenco profissional até hoje desde que Romero parou de jogar.

E o dado que no fundo é o mais relevante: teve menos de um ano de base de Corinthians. E começou a jogar em base de forma geral com 17 anos de idade, quando saiu de Barreiras (BA) pra Joinville (SC). E de imediato chamou atenção positivamente em sua rápida passagem pelo Sub-20 do Corinthians.

"O Éderson tem os mesmos 21 anos que o Janderson".

A paciência ou simplesmente atenção que Boselli parece ter no dia a dia com Janderson em lances de treino ou jogo, por exemplo, acho que falta um pouco pra nós torcedores às vezes. Impaciência essa que se um Araos da vida sente da nossa parte nunca mais joga aqui.

Muitos jogadores caem no limbo por terem técnicos e torcedores impacientes e cricas. Acho que podemos aproveitar que Tiago Nunes parece dar atenção a médio e longo prazo aos jovens jogadores do clube e esperar pra ver o que pode acontecer daqui uns 10, 20, 40 jogos.

Até porque já acho que titular Janderson não deve ser tão cedo. Qual o problema então de entrar nos minutos finais de alguns jogos favoráveis pra isso?

Gosto da imagem do Janderson vindo abraçar a torcida pra comemorar seu primeiro gol como jogador profissional na Arena Corinthians, talvez no melhor jogo do time em 2020. Diferente do Janderson sendo eleito pior jogador em campo mesmo não merecendo, como aconteceu no Notas da Torcida desse domingo.

Janderson comemorando gol contra o Santos

Janderson comemorando gol contra o Santos no Paulista-2020

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Nessa imagem do clássico contra o Santos, Janderson já entrega mais do que outros reforços, como o badalado Luan, entregaram até aqui – e seguimos quase todos botando fé no Luan evoluindo conforme o time aos poucos também evolui.

Por que não botamos uma fezinha no Janderson? O que o Janderson fez ou deixou de fazer hoje, por exemplo, que merecesse nota mais baixa que Luan ou Sidcley? Ou o próprio Mateus Vital, que tinha sido tão participativo contra o Red Bull Bragantino, e que no fim das contas tem também só 22 anos e uma constante de quatro trabalhos interrompidos de Carille (duas vezes), Osmar Loss e Jair Ventura em duas temporadas. Além do seu próprio processo de profissionalização num recentemente sempre complicado Vasco da Gama.

Com calma, todo mundo tem margem pra crescimento. E o Corinthians cresce junto.

Veja mais em: Janderson, Escalação do Corinthians, Tiago Nunes, Ángelo Araos e Mateus Vital.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?