Venha fazer parte da KTO
x
Sempre bom dar tempo aos jovens...
Pedro Assis

Estagiário de mídias sociais no Meu Timão. Corinthiano desde que se entende por gente, seguiu o caminho da comunicação na faculdade. Vive de Corinthians, até porque não sabe viver sem…

ver detalhes

Sempre bom dar tempo aos jovens...

Coluna do Pedro Assis

Opinião de Pedro Assis

4.9 mil visualizações 40 comentários Comunicar erro

Sempre bom dar tempo aos jovens...

Pedrinho está em evolução no Corinthians

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Não é de hoje que a Fiel Torcida tem muitas críticas ao aproveitamento das categorias de base do Corinthians. Apesar de sempre formar bons elencos, principalmente na equipe Sub-20, o Timão geralmente não aproveita suas revelações da melhor forma possível, seja por falta de oportunidades na equipe principal ou por vendas realizadas por valores considerados baixos no mercado de transferência. No entanto, esse cenário parece que vem se transformando nos últimos anos.
Verdade seja dita, muitas vezes o Corinthians dá espaço aos jovens por não conseguir contratar os atletas que deseja, no entanto, mesmo que por motivos errados, a consequência dessa posição é muito positiva. Claro que nem sempre é possível apostar nas crias da base, mas é fato que quando damos tempo para elas se desenvolverem, somente bons frutos são colhidos, seja com retorno técnico ou financeiro.
É também importante ressaltar o papel da torcida no processo de desenvolvimento dos atletas. Como estamos sempre a espera de um novo gênio do futebol, de um cara que vista a camisa e resolva todos os problemas, costumamos cobrar demais dos atletas que sobem da base e não damos tempo para os mesmos trabalharem. Querendo ou não, a mudança do futebol juniores para o profissional é grande, e a maioria dos jogadores não tem uma transição rápida. Por isso, temos que ter mais paciência com os jovens do que com os experientes.
Os melhores exemplos na história recente do clube são Malcom, Arana e Maycon, todos jogadores que tiveram tempo para evoluir seu futebol e se tornaram peças fundamentais nas conquistas dos Brasileirões de 2015 e 2017. Apesar de terem sido vendidos de forma talvez até precipitada e por valores que poderiam (e deveriam!) ter sido maiores, esses atletas pelo menos puderam cravar seu nome na história do Coringão ao invés de terem sido descartados como tantos outros.
Dentre os nomes do elenco atual, a gente começa a ver o quanto valeu a pena dar tempo para Pedrinho e Vital se desenvolverem. Apesar do carioca não vir do Terrão, ele também é uma jovem promessa corinthiana que hoje, junto com o xodó da Fiel, representa o que temos de melhor no time titular.
Mesmo muito criticados na péssima temporada de 2018, tanto Pedrinho como Vital seguiram trabalhando para amadurecer e agora estão mostrando para a Fiel, que por sua vez teve muita paciência com ambos, do que são capazes. Espero que ambos fiquem bastante tempo no Coringão, pois quando atingirem sua maturidade completa como atletas, ninguém vai segurar essa dupla!

Veja mais em: Elenco do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Pedro Assis

Por Pedro Assis

Estagiário de mídias sociais no Meu Timão. Corinthiano desde que se entende por gente, seguiu o caminho da comunicação na faculdade. Vive de Corinthians, até porque não sabe viver sem…

O que você achou do post do Pedro Assis?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jean

    Ranking: 2125º

    Jean 1001 comentários

    @jean.carlos.alexandr em

    Com um monte de volante no time como aproveitar o Roni que joga muito na base
    Temos 2 jogadores excelentes na base um vai para o profissional pra completar banco o janderson é o outro é o Madson que joga na do Pedrinho, ele é habilidoso e tem boa finalização porém o nosso técnico goste ou não aproveita pouco a base..
    Pedrinho teve que engoli porque o mlk joga muito o Maycon e o ar Ana subiu com o Tite...alias Arana foi titular em 2015 nos principais jogos

  • Foto do perfil de Edesildo

    Ranking: 170º

    Edesildo 6254 comentários

    @edesildo.galante em

    Devia fazer a matéria dos que só jogaram, depois que foram para outro clube. Que não dão espaço para jovens, não dão mesmo!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Fabricio

    Ranking: 23º

    Fabricio 25896 comentários

    36º. @alemaoocz em

    Realmente a transição da base para o profissional é longo.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    35º. @lipao88 em

    Tem que aproveitar...

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    34º. @lipao88 em

    Pode crer...

  • Foto do perfil de Elder

    Ranking: 4335º

    Elder 489 comentários

    33º. @pagosi em

    O Tite já falou sobre este tema em entrevistas, palavras dele: Enquanto o técnico for cobrado somente por títulos vai ser difícil colocar jogadores jovens que tendem a desempenho irregular. Neste caso o técnico prefere trabalhar com jogadores "cascudos" e experientes, afim de garantir os resultados que garantam a manutenção do seu contrato, pois quem mais ganha com o espaço dado para os jovens são os empresários e o clube, dificilmente haverá reconhecimento para o técnico

  • Foto do perfil de UILDEMBERGUE

    Ranking: 935º

    Uildembergue 1961 comentários

    32º. @uildo em

    Pedro Assis, os jovens tem que ter mais o oportunidades sim, acompanho o Timão desde 94, e poucas vezes vi jogador da base arrebentar no time profissional, e não adiantam vir falar é porque aqui não tem oportunidades, acho que é mais pelo peso da camisa. Sempre vejos moleques de clubes rivais arrebentar nos seus times com menor tempo de adaptação do que muitas promessas que passaram pelo Timão.