Sufoco em Brusque: muita calma nessa hora

Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria, Bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito aos irmãos

ver detalhes

Sufoco em Brusque: muita calma nessa hora

3.1 mil visualizações 82 comentários Comunicar erro

Sufoco em Brusque: muita calma nessa hora

Comemoração ou alívio?

Foto: Agência Corinthians

Amigos fieis, que sufoco!

Parecia que Carille não sabia que se tratava de jogo único e que o empate levaria a decisão da classificação para os pênaltis.

O Corinthians encontrou um adversário bem armado, com marcação implacável, que encarou a partida como o jogo da vida.

E nesse cenário, a equipe mostrou, sim, algumas qualidades, mas saltaram aos olhos algumas deficiências.

O sistema defensivo continua correspondendo. Fora o fraco nível técnico dos atacantes “bruscos” (com o perdão da piada infame), a cozinha está arrumada. Nesse setor, faço apenas dois questionamentos:

  1. Quando Fagner voltará a jogar o futebol de 2015? O lateral tem jogado um futebol do tipo “operação padrão”. Cumpre sua obrigação, mas não tem feito a diferença que se espera de um jogador da seleção brasileira.
  2. E Balbuena? Demonstra lentidão. Em mais de uma ocasião, Pablo teve que cobrir o colega. Além disso, o paraguaio, faz algumas faltas infantis, como a cometida no último lance do primeiro tempo, na risca da área.

Isso posto, os problemas enfrentados pelo time se resumem à falta de criatividade e de poder de fogo. Talvez um seja consequência do outro. O Timão joga "rígido"; parece time de pebolim. Não dá para jogar contra o Brusque e o goleiro dos caras passar 90 minutos sem fazer uma defesa sequer. A chegada de Jadson e a volta de Rodriguinho diminuirão o problema, mas deu para perceber que precisaremos reforçar o ataque. O simples fato de haver espaço para um Romero da vida revela isso.

Além disso, está na hora de colocar Pedrinho para jogar. O moleque vem treinando bem, tem habilidade e é capaz de quebrar a marcação adversária. Talvez seja ele o cara do improviso e da imaginação, recursos em falta na equipe.

Louvo a saída dos chinelinhos e a entrada dos garotos. Fiquei emocionado com a vitória no Derby, mas aos otimistas (que acham que ser corinthiano é fechar os olhos e aplaudir) e aos pessimistas (que acham que está tudo errado), aconselho: muita calma nessa hora.

Não somos os melhores, nem os piores. Com equilíbrio, analiso que com esse time não iremos longe no Brasileirão. Defino a equipe de hoje como o time de 2016, mas com mais raça. Ainda é pouco. Mas o cenário atual é bem melhor do que em dezembro passado.

O que vocês acham?

Veja mais em: Copa do Brasil.

Coluna do Roberto Gomes Zanin

Por Roberto Gomes Zanin

Jornalista, diretor da RZ Assessoria de imprensa, bicampeão do mundo. Não sou ligado a nenhuma corrente política do clube. Quero apenas o melhor para o Timão. Discorde à vontade, mas com o respeito.

O que você achou do post do Roberto Zanin?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Priscila

    Ranking: 62ª

    Priscila 795 comentários

    por @priscila.rodrigues4

    Bom, depois de ontem tive certeza absoluta de que meu coração é maravilhoso! Faremos exames grátis do coração esse ano.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 12º

    Luiz 26383 comentários

    por @luiz.fernando.balest

    Bota sufoco nisso...mas enfim nem tudo está perdido, vamos trabalhar e ralar muito!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 3º

    Ciro 39344 comentários

    82º. por @ciro.hey

    Fizeram uma tempestade em copo d'Água por causa desse empate..
    Ainda é começo de temporada e o Corinthians só vem evoluindo

  • Foto do perfil de Jefferson

    Ranking: 507º

    Jefferson 1905 comentários

    81º. por @jefferson.nunes.rib1

    Esse time é nota 6 que pode chegar a uma 7, se todos os jogadores, jogarem como nunca, mas no brasileiro, se não contratar atacantes de verdade, msm eles jogando como nunca jogaram na vida, o time briga na parte debaixo da tabela, no máximo 10,12 lugar...sendo otimista.. Por que esse ano não tem Tite pra salvar como fez no primeiro turno, que não fez campanha de rebaixamento no segundo turno.. Sobre o Balbuena não concordo, está jogando bem esse ano, mais pela cobertura que o Gabriel consegue fazer, esse cara vai dar muito certo aqui...

  • Foto do perfil de Khasadus

    Khasadus 14 comentários

    80º. por @khasadus.pc

    A equipe vai oscilar bastante ainda e é bem provável que teremos alguns testes de coração em jogos mata mata. Eu tenho a impressão que o cansaço deve ter influenciado no jogo... Acho que o time ainda está longe de ter condições físicas pra manter intensidade e concentração em uma sequência curta de jogos. Não vejo outro jeito de explicar tanto passe errado e falta de correria. Até o Romero que se doa nos jogos estava amarrado. Acho que como o Corinthians oferece uma baita estrutura pra desenvolvimento de atletas, ainda vamos surpreender essa mídia tendenciosa quando repetirmos mais a escalação/formação com condições físicas pra poder manter intensidade e concentração nos jogos

  • Foto do perfil de Hugo

    Ranking: 8º

    Hugo 28668 comentários

    79º. por @domhugoleonardo

    Arritmia cardíaca em frangalhos

  • Foto do perfil de Roberto

    Ranking: 1485º

    Roberto 820 comentários

    78º. por @roberto.matias1

    Dizer que o técnico e o time não sabiam que era jogo único e piada de mal gosto... O que faltou foi futebol, agressividade, jogar honrando o manto do Timão, o time foi medíocre o treinador covarde, queria ver se tivéssemos sido desclassificados como é que estaria os comentários...

  • Foto do perfil de george

    Ranking: 50º

    George 9467 comentários

    77º. por @georgearcienega

    Demos muita sorte nos pênaltis

  • Foto do perfil de Leonardo

    Leonardo 31 comentários

    76º. por @leoreus

    Na posse de Carille, eu critiquei, mas hoje não critico mais.

    Faz poucos meses que ele assumiu o cargo, no início não foi tão bom, mas depois ele só teve uma derrota, o resto só vitória, como no jogo do Palmeiras, que foi muito difícil.

    Também relembrar que é difícil comandar uma equipe que recentemente foi péssima no brasileirão, sendo que quase não há dias para treinar; vejam o calendário contando o Paulistão e a Copa do Brasil.

  • Foto do perfil de Evaristo

    Ranking: 265º

    Evaristo 3069 comentários

    75º. por @evaristo.thiesney

    Caramba, achei alguém que escreveu exatamente o que penso, em todas as linhas!
    Inclusive venho falando isso a um bom tempo...
    Parabéns pelo texto. Concordo plenamente!

  • Foto do perfil de Antonio Laecio

    Ranking: 9º

    Antonio 28402 comentários

    74º. por @antonio.laecio.souza

    Dava pra ter ganhado!

  • Foto do perfil de celso

    Ranking: 1023º

    Celso 1121 comentários

    73º. por @fidelissimo

    Oi Roberto G Zanin, coerente, imparcial, conciliador, é isso dai mesmo! Hoje, pra nossa felicidade, vejo atitudes inovadores, como nunca Dantes no Timão, senão vejamos: A Comissão (crias da casa) técnica compostas por Carille e O Loss, dando chances aos jovens promissores da base, escalando-0s em jogos importantes (todos os jogos são importantes para torcida do Timão, até jogos de pimbolin, que é vencer ou vencer). Claro, a Comissão técnica vai necessitar mais do que nunca do apoio e aval da Diretoria para levar avante os projetos que estão sendo implantados, que penso eu, é de suma importância no momento para as mudanças radicais que ocorrerão numa Instituiição gigantesca como é o nosso Corinthians!Quem viver, vera! Ao Zanim, meus parabéns pela observação e comentários, vai avante e firme maninho, abraços