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BMG, Corinthians e o documento vazado... o que penso sobre esse evitável desgaste
Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

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BMG, Corinthians e o documento vazado... o que penso sobre esse evitável desgaste relâmpago

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BMG, Corinthians e o documento vazado... o que penso sobre esse evitável desgaste relâmpago

Dirigentes do Corinthians e do banco em coletiva no CT Joaquim Grava

Foto: Rodrigo Vessoni

O que é (ou foi) bom:

1) Ter um parceiro como o BMG, uma das grandes instituições financeiras do país;

2) O modelo de parceria, na qual tem participação direta do torcedor e sua paixão;

3) O percentual do lucro. Dividir 50% para cada lado é bastante honesto das duas partes;

4) A perpectiva de o valor ser gigantesco para a média de patrocínio master no futebol brasileiro;

5) O período de dois anos, com possibilidade quase automática de mais três anos em caso de sucesso.

O que é (ou foi) ruim:

1) A falta de transparência no anúncio da parte financeira. O que custava dizer desde o início: "Acordamos R$ 12 milhões fixo, mas nosso foco é no complemento que virá da torcida, que pode nos render 40, 50.. até 60 milhões de reais. Pedimos ajuda da Fiel. E eles confiam tanto na gente que nos anteciparam R$ 30 milhões";

2) Os R$ 12 milhões como ponto de partida. Um patrocinador máster do clube de maior exposição na mídia do Brasil e do estado mais rico do país não pode ser isso como inicial. De jeito nenhum. A Caixa pagava R$ 30 milhões sem possibilidade de ganho futuro? Ok. Então, diante da chance de divisão do lucro, o ponto de partida deveria ser de R$ 20, 22 milhões;

3) A "certeza absoluta" de alguns torcedores de que isso é rolo, roubo, etc. As coisas não funcionam assim. Há órgãos dos dois lados que estão aí exatamente para evitar esse tipo de coisa. Do banco, o Banco Central do Brasil (BCB) – mais conhecido como BACEN – que se trata de um órgão regulador de bancos e instituições financeiras. Do Corinthians, o Conselho Deliberativo, o Conselho de Orientação (Cori) e o Conselho Fiscal, inclusive, com membros da oposição como participantes;

Bem, é isso que penso. Agora, diante dos três itens negativos acima, cabe ao BMG e ao Corinthians reverterem a situação.

Veja mais em: Patrocinador do Corinthians e Ações de marketing.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

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Por Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

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    @srpardo em

    Me senti enganado como fazem todos os políticos com os brasileiros

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    Frank 417 comentários

    @frankbtos em

    Vou falar de novo, o Patrocínio foi de 12 milhões, uma mixaria, o restante é outro produto, poderia ser anunciado separado, mas ai ficaria feio demais.

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    154º. @ramon.felipe1 em

    Desgaste a toa, tinha que ser mais transparente.

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    153º. @diego.jp em

    Tentaram esconder essa parceria Fraca, não é a nível de Corinthians, receberam uma adesão de 30 milhões para ser descontado no ano seguinte e com futuras receitas entre time e patrocinadora, como sempre a torcida tem que salvar o clube seja na bilheteria, na adesão de camisas, produtos e agora até conta em banco

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    152º. @lipao88 em

    De fato fiquei meio sem entender... Mass...

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    151º. @marcos1nd em

    O problema é que tem quem acha que os tais 50% de lucro da operação trará oceanos de dinheiro para o clube. Vamos aos números oficiais. Primeiro, o BMG não pode ser chamado de grande banco. Seu lugar no ranking nacional é 27º lugar (Valor Economico: https://www.valor.com.br/valor1000/2017/ranking100maioresbancos). É um banco regional de Minas e só, não se iludam. Possui pouco mais de 2 dezenas de agencias (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww4.bcb.gov.br%2Ffis%2Fcosif%2Frest%2Fmostrar-instituicao.asp#?cnpj=61186680). Sem avaliar o passado, apenas em números atuais, o BMG divulga que até o 3º tri/2018 tinha um lucro acumulado de 130 milhões (http://bancobmg.mzweb.com.br/wp-content/uploads/sites/88/2018/10/BMG_Release_3T18.pdf) e que sua taxa de crescimento em 2018 tem uma média de 18% em relação ao 2017. Contra números não há argumento. É um banco pequeno e 30 milhões de loucos não fazem milagres.

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    Jefeh 849 comentários

    150º. @jefeh.cordeiro em

    Gente sem um fixo, o clube participa dos lucros do banco com a exposição da marca na camisa. Já com um montante fixo o clube só recebe aquele valor e só, os lucros ficam com o banco. Antes R$12mi de calço tendo a possibilidade de o clube receber, 30,40,50,60mi com participação direta nos lucros do banco como sócio papando 50% dos lucros, do que ganhar um montante fixo e n participar dos lucros com banco. Vocês acham melhor 12mi + 50% dos lucros ou 30mi e nenhuma participação com os lucros e o banco papando tudo sozinho? Parem e pensem antes de saírem acusando tudo e todos. Rosenberg disse que com o engajamento de 200k de torcedores pelo app exclusivo, geraria aproximadamente R$40mi(divide esse montante por dois(50%) R$20mi(50% do lucro)+12mi(fixo)= R$ 32mi de patrocínio/ano. Se n conseguirem entender agora, sinto muito mais vocês tem serios problemas cognitivos... Só ligar os pontos um ao outro. Caso contrário é explicar o óbvio.