Venha fazer parte da KTO
x
Por que a equipe feminina do Corinthians não joga na Arena?
Sarah Tonon

Trabalhou na ESPN e já tem duas Copas do Mundo no currículo. Atualmente produtora do Meu Timão que marcou o amor incondicional pelo Corinthians na pele!

ver detalhes

Por que a equipe feminina do Corinthians não joga na Arena?

Coluna da Sarah Tonon

Opinião de Sarah Tonon

8.9 mil visualizações 176 comentários Comunicar erro

Por que a equipe feminina do Corinthians não joga na Arena?

Os braços cruzados representam, para as nossas atletas, uma forma de impor respeito e protestar. Mas emissoras, empresas e outros órgãos, seguem de braços cruzados para o futebol feminino.

Foto: Bruno Teixeira/ Ag. Corinthians

Corinthianos e corinthianas terão um domingo daqueles neste final de semana: nada mais nada menos que TRÊS duelos com o Flamengo! Sim, um dos maiores e mais importantes clássicos do futebol nacional acontecerá três vezes em categorias diferentes no mesmo dia. E o melhor: as equipes jogarão em cada uma de nossas casas aqui em São Paulo! (menos no Allianz Parque e no Morumbi)

O torcedor mais disposto e apaixonado poderá, então, fazer uma maratona estádio por estádio para acompanhar os embates in loco! Certo? Errado! Isso porque os duelos serão disputados nos seguintes locais e horários:

  • Brasileiro Sub-20: Corinthians x Flamengo, às 11h, no Parque São Jorge
  • Brasileiro Feminino: Corinthians x Flamengo, às 14h, no Pacaembu
  • Brasileiro Masculino: Corinthians x Flamengo, às 16h, na Arena Corinthians

Façamos as contas, então:

  • Início do Sub-20 às 11h, fim do primeiro tempo às 11h45 (sem acréscimos), início do segundo tempo às 12h, fim de jogo às 12h45 (sem acréscimos)
  • Tempo até início do feminino no Pacaembu: 1h55min

Nesse caso, torcendo para que não tenham muitos acréscimos na partida, dá tempo de chegar correndo no Pacaembu para assistir à equipe feminina. Porém, o problema começa a piorar agora: o trajeto Pacaembu - Itaquera.

  • Início do Feminino às 14h, fim do primeiro tempo às 14h45 (sem acréscimos), início do segundo tempo às 15h, fim de jogo às 15h45 (sem acréscimos)
  • Tempo até início do Masculino em Itaquera: 15min

Sabemos que é totalmente inviável chegar à Arena Corinthians, saindo do Pacaembu, em 15 minutos. Ainda mais que será um jogo para mais de 30 mil pessoas, o que aumenta o tempo de entrada no estádio e tudo mais.

"TIVE UMA IDEIA GENIAL! QUE TAL COLOCAR O JOGO DO FEMININO ANTES DO MASCULINO NA ARENA?"

Imagino que todos tiveram o mesmo pensamento. Não seria incrível dar a oportunidade para a equipe feminina do Timão jogar na Arena para mais de 30 mil pessoas antes de um Corinthians e Flamengo da equipe profissional masculina? Pensem na visibilidade e na importância disso! Ainda mais no momento atual de cobranças por apoio e espaço. Tem tudo pra dar certo, mesmo duelo, mesmo campeonato, mesmo esporte... teria, se não fossem modalidades diferentes.

Mas o que isso impacta? Reparem que os jogos das equipes masculinas - de categorias diferentes Sub-20 e profissional - terão transmissão do Sportv e Globo, respectivamente. Já o Corinthians e Flamengo disputado pelo Brasileiro Feminino, terá transmissão da Band. Isso implica na divergência de emissoras de transmissão.

Entrei em contato com a Cristiane Gambaré, diretora de futebol feminino do Corinthians, para entender melhor a situação. De acordo com ela, os campeonatos e respectivas emissoras detentoras dos direitos de transmissão fecham um acordo de grade horária pré-estabelecida com o regulamento da competição - sabemos que a Globo ajusta a grade horária dos campeonatos nacionais de acordo com sua necessidade, mas isso é pauta pra outra coluna. A luta nos bastidores da equipe feminina do Corinthians é diária em busca da solução dessas e outras perguntas: quando será possível ter uma partida da equipe feminina antecedendo o masculino em perfeita harmonia? Quando o time feminino do Corinthians, que tem números incríveis, poderá mandar seus jogos na Arena Corinthians?

Quando empresas, emissoras, órgãos e confederações deixarão a falta de vontade de lado e descruzarão os braços para o futebol feminino no país? Até quando as atletas, treinadoras e verdadeiros apoiadores precisarão ficar de braços cruzados para protestar e mostrar que esse é um assunto sério?

E assim seguimos questionando os 'quandos' do futebol feminino no Brasil e sonhando, nas palavras da própria Cris, com o "Quem sabe um dia?"

Veja mais em: Corinthians feminino.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Sarah Tonon

Por Sarah Tonon

Trabalhou na ESPN e já tem duas Copas do Mundo no currículo. Atualmente produtora do Meu Timão que marcou o amor incondicional pelo Corinthians na pele!

O que você achou do post da Sarah Tonon?