Venha fazer parte da KTO
x
Como você se tornou corinthiano?
Ulisses Lopresti

Vinte e três anos de vida e de corinthianismo. Jornalista, trabalho no Meu Timão. Escrevo aqui e apareço no Contra-Ataque, mídia alternativa de futebol.

ver detalhes

Como você se tornou corinthiano?

Coluna do Ulisses Lopresti Figueiredo

Opinião de Ulisses Lopresti

2.5 mil visualizações 89 comentários Comunicar erro

Como você se tornou corinthiano?

O Corinthians é uma paixão

Foto: Reprodução

Por que você é corinthiano? Essa pergunta pode ser respondida de diversas maneiras. Alguns falam que se nasce assim, outros dizem que basta entrar no estádio para se encantar com a Fiel, enfim, todo mundo tem uma explicação para o corinthianismo. Mas mais do que isso, é interessante ir ao fundo para entender o fenômeno que é o Corinthians.

Me tornei torcedor do Corinthians logo quando nasci, meu pai era completamente fanático e sempre me incentivou a acompanhar nosso time do coração. Não consigo lembrar um dia em que não me considerasse corinthiano. Meu pai sempre fazia questão de me contar como se tornara torcedor e sempre relembrava Corinthians 4 x 3 Palmeiras, em 1971, primeiro jogo dele no estádio.

A história que gerou meu corinthianismo é muito legal. Meu avô morava em São Paulo fazia pouco tempo, ele havia vindo da Bahia. Ele não gostava de futebol, não sabia nem se a bola era quadrada ou redonda. Na época ele tinha um chefe bem carrasco, que infernizava a vida dos funcionários. Ele sempre disse que não podia falar muita coisa, então respeitava muito o patrão. Porém, ele viu no futebol uma forma de “se vingar”.

O chefe era fanático pelo Palmeiras e sempre fazia grandes eventos para assistir os jogos do time. Foi aí que meu vô viu a oportunidade de cutucar. Ele logo se virou e comprou duas camisas do Corinthians, uma para ele e uma para o filho pequeno. Ele sabia que com time de futebol não se discute e aproveitou para tirar sarro do patrão. Virou uma prática, sempre levava o filho vestido de Corinthians do pé a cabeça para o trabalho. Resultado: meu avô continuou sem gostar do patrão e de futebol, mas meu tio cresceu corinthiano roxo e fez toda a família se tornar torcedor do Timão.

É legal ver como meu Tio Edgard criou uma geração de corinthianos fanáticos e por um motivo tão simples: um conflito do trabalho. E você lembra como se tornou corinthiano?

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Neo Química Arena.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Ulisses Lopresti Figueiredo

Por Ulisses Lopresti Figueiredo

Vinte e três anos de vida e de corinthianismo. Jornalista, trabalho no Meu Timão. Escrevo aqui e apareço no Contra-Ataque, mídia alternativa de futebol

O que você achou do post do Ulisses Lopresti?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Daniel

    Daniel 176 comentários

    @daniel.silas.marques em

    Sempre que me perguntavam não sei porque eu respondia que era corintiano, mas um dia sentei em frente a TV e estava na abertura do brasileirão d 98, foi quando Marcelinho acertou aquele chutasso no gol do vasco. Dpois disso acompanho fanaticamente o Timão.

  • Foto do perfil de Aline

    Aline 43 comentários

    @aline.maria.de.arauj em

    Sempre fui corinthiana, lembro que meu irmão que é mais velho e palmeirense sempre me dizia pra ser palmeirense também e eu respondia "Não, sou Corinthians". Meu pai não torce pra nenhum time e minha mãe é corinthiana, meu irmão diz que sou corinthiana por causa dela.
    Só sei que sou Corinthians e sempre serei, e ao longo do tempo o amor só aumentou.
    Hoje em dia até o meu pai torce pra o Corinthians por minha causa kkkk
    Enfim, Corinthians minha vida, minha história, meu amor!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Eliana

    Eliana 71 comentários

    89º. @nanarueda em

    Muita emoção, meu Pai Laércio era louco pelo Corinthians quando era bem pequena me lembro das vezes que o Coringão, era roubado e injustiçado, uma vez que nem água tinha no vestiário. Vi nosso time na fila do Paulista, 25 anos esperando, por isso que a gente fala da fiel e amor ao time, jogar na raça mesmo sem dinheiro muita gente jogou no passado por Amor a camisa... Minha família era de Espanhóis, meu bisavô e meu avô eram Corinthianos. Meu pai colocava o hino sempre e minha mãe Lourdes é tão fanática quem tem tudo do Timão, desde caneca até colcha, tanto que ama! Até minha cachorrinha é Preta e branca e ela torce comigo, gosto muito dos Mosqueteiros e do São Jorge, acho lindo nossa torcida, sempre apoiando... Isso é amor.

  • Foto do perfil de Richard

    Richard 32 comentários

    88º. @richard.eduardo.soa2 em

    Desde os meu avos, meus primos tios e tias somos todos Corinthianos, mas meu Pai foi minha maior inspiração, eu ouvia muito ele contar histórias sobre o C0rinthians sobre a invasão de 1976 que ele estava presente e me fez ter o Privilégio de ver o meu ídolo Dr Socrates jogar no Pacaembu, eu agradeço ao meu Pai por ser Corinthiano e isso eu levo para o meu filho e Neto e que Deus o tenha em um bom lugar.

  • Foto do perfil de Thiago

    Thiago 19 comentários

    87º. @thiago.de.souza10 em

    Meu pai é torcedor do Fluminense, mas nunca foi de influenciar, então, tive desde pequeno a opção de escolha. Um dia estava assistindo um jogo com ele do campeonato carioca. A partida acabou, e a transmissão mudou para um jogo entre Corinthians x Santos.
    E eu vi um dos gols mais lindos da minha vida.
    Aquele lance do Gil na linha de fundo, o corta luz e o tapa do Ricardinho no cantinho. No fim do jogo, garantindo a classificação do Timão!
    Da li pra frente, perguntei ao meu pai que time era aquele, e ele disse Corinthians.
    Depois disso, nunca mais saiu da minha mente esse lance e do meu coração o Corinthians!

  • Foto do perfil de Marcos

    Marcos 61 comentários

    86º. @alcantarasccp em

    Eu n me tornei corinthiano, eu nasci corinthiano. Inclusive nasci no dia do aniversário do clube, 01/09 em um hospital chamado são Jorge.

    Meu pai n acompanhava futebol e eu cresci em Tocantins, então não foi por influência. Creio que o amor a esse clube já nasceu cmgo.

  • Foto do perfil de Quézia

    Quézia 166 comentários

    85º. @quezia.chaves em

    Eu detestava futebol até que assisti a copa d 98 e me apaixonei, ali vi que o futebol é algo fantástico então resolvi assitir mais jogos nacionais, vi Palmeiras, São Paulo e Santos e nada neles me chamou atenção, mas quando assisti o Corinthians foi diferente o amor pelo clube entrou no meu coração e está aqui até hoje, porque o Corinthians é assim, é diferente, é especial, é inexplicável e só os diferentes e especiais é que torcem por ele