Venha fazer parte da KTO
x
Por que o Corinthians contrata tanto para sua base?
Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

ver detalhes

Por que o Corinthians contrata tanto para sua base?

Coluna do Victor Godoy

Opinião de Victor Godoy

5.2 mil visualizações 59 comentários Comunicar erro

Por que o Corinthians contrata tanto para sua base?

A base do Corinthians tem passado por um 'boom' surreal de contratações desde que Augusto Melo e sua diretoria assumiram

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

São 26 contratações até o momento considerando Sub-17 e 20, categorias que, em teoria, não se deve ir tanto ao mercado. E a lista não só pode como deve aumentar.

Não existe uma resposta exata para a pergunta que guia essa coluna. Ao longo desses quatro meses de gestão Augusto Melo já ouvi que foram pedidos das comissões e que são nomes que foram oferecidos, analisados e contratados. Também já ouvi o completo oposto disso.

É preocupante.

O total de atletas nos elencos de cada categoria gira em 60 nomes. É uma quantidade alta, mas não absurda para times de base considerando rodagem entre elencos, oscilações, promoções, despromoções… Ainda assim, não faz sentido tantas chegadas. Um quinto de cada time foi contratado em 2024. O dado é surreal considerando que o Corinthians é um clube que valoriza essa maturação caseira.

No Sub-17, percebe-se que Laruccia tem conseguido dar oportunidade à maior parte dos garotos, enquanto os demais estão juntos do Sub-16 na disputa da Copa Buh. Me preocupa mais a situação no Sub-20, já que o Danilo passa longe de ser um treinador que roda o elenco - coincidentemente, seu plantel ao início do ano precisava de reforços pontuais na minha avaliação. Nesta temporada ele tem melhorado nesse aspecto, mas não sei se sustenta até o fim. Isto é, se for mantido no cargo.

Outro ponto importante é como essas contratações escusas podem atrapalhar boas chegadas. Trago como exemplo Luiz Eduardo, um meia 2007 vindo do Água Santa que vinha sendo cobiçado por diversos clubes do Brasil. O Corinthians trouxe sem custos. É complicado incluir ele no mesmo balaio que um jogador que estava sem clube e tem como maior mídia um perfil no TikTok falando das garotas “do job”, não?

Por fim, vale pontuar onde o Corinthians está no mercado de futebol de base. O Timão, assim como outros clubes de grande expressão, busca atletas que vêm atuando em equipes de menor expressão, mas do Sub-11 ao 15 normalmente. O departamento de captação atua praticamente só nisso. O problema é que, além do alvinegro, outros gigantes e até times de menos reconhecimento fazem o mesmo, diferenciando pelo fato deles investirem um valor muito maior que o Corinthians. É uma corrida insana em que, hoje, o Timão fica muito para trás, ainda que tenha muito potencial.

Até dá para encontrar atletas mais velhos com "nível de Corinthians", mas é cada vez mais difícil principalmente pelo fato deles estarem sendo captados ainda muito jovens.

Enfim, é um caminho nebuloso. Questiono muitas contratações ao mesmo tempo que observo outras com bons olhos. Seguirei, assim como outros companheiros da imprensa, monitorando. Sejam chegadas, saídas, quantos tão jogando ou quantos não estão. Vocês vão ver tudo aqui.

O campo sempre mostra tudo. Vai dizer quais contratações foram boas e quais foram ruins. Basta esperar.

Veja mais em: Augusto Melo, Base do Corinthians, Diretoria do Corinthians, Corinthians Sub-17 e Corinthians Sub-20.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Victor Godoy

Por Victor Godoy

Estudante de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e no Meu Timão desde 2022. Corinthiano e, consequentemente, fã de futebol desde pequeno. Vivendo um sonho ao trabalhar com os dois ao mesmo tempo.

O que você achou do post do Victor Godoy?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fabio

    Fabio 177 comentários

    @fabiomendes em

    Corinthians é uma bagunça. Infelizmente, a gestão profissional tanto prometida ficou só nas palavras

  • Foto do perfil de Fábio

    Ranking: 420º

    Fábio 3761 comentários

    @fabio.goulart1 em

    Esquemas + esquemas = empresários enchendo os bolsos e clube afundando. Entra dirigente sai dirigente é sempre a mesma coisa.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Magrão

    Ranking: 7226º

    Magrão 270 comentários

    59º. @lidisccp em

    O Corinthians era, e é, administrado por amadores, e aliado a maracutaias com empresarios, resulta nessa bagunça toda. Meu maior sonho, mais até do que sair ganhando títulos, é ver o Corinthians administrado por gente competente, pq o dia que o clube profissionalizar todo seu departamento de Futebol, incluindo as categorias de base, os títulos serão consequências desse trabalho profissional.

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 7421º

    Daniel 262 comentários

    58º. @dj.balla em

    E o Corinthians contrata um punhado gozado que não ultiliza no time principal a não ser bidon, arthur somente com mano, pra que serve a base para emprestar e vender jogadores a preço de bananas o time russos.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 2202º

    João 992 comentários

    57º. @joao.leoneti em

    No futebol de hoje em cada 100 jogadores que estão iniciando a sua carreira somente cerca de 10% vão conseguir dar sequência ao seu trabalho de evolução e revelação. E isso soma apenas 10 jogadores e é exatamente por este motivo que temos quer ter um grande número de jogadores caso contrario de nada adianta correr em busca de novos talentos.

  • Foto do perfil de Alcides

    Ranking: 431º

    Alcides 3662 comentários

    56º. @takano em
    O Corinthians contrata muito para a sua base, porque contrata sem critério, basta um empresário credor do clube dizer que o moleque é bom para ser contratado. Como são muitos os empresários credores, muitas serão as contratações de pés de pato.
  • Foto do perfil de Gustavo Henrique

    Ranking: 8619º

    Gustavo 211 comentários

    55º. @gustavo-henrique24 em

    É a coisa É feia msm
    Acostumamos tanto com a R T que tudo vira mutreta
    Volta Andrés volta duilio volta a turma toda
    Se tá doido
    Que vão todos para o quinto do inferno
    Aqui é Corinthians
    Vai Corinthians