O problema fundamental no time de Carille

Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

O problema fundamental no time de Carille

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

86 mil visualizações 78 comentários Comunicar erro

O problema fundamental no time de Carille

O erro no passe: entrave no aprimoramento do futebol corinthiano

Foto: Reprodução: 'é da sua época?'

Bom resultado em movimentado jogo no Beira Rio. Conquistamos vantagem mínima para a segunda partida, em Itaquera.

O time de Carille já não esconde o método: retranca, sim. Entrega-se a redonda ao adversário. O time do DVD teve nesta quarta-feira 63% da posse de bola.

Nossa aposta é no contra-ataque, seja aquele originado na bicuda, seja aquele constituído na trama tecida pelos flancos do campo.

No futebol moderno, vale a compactação das linhas, assim como a rapidez nas transições. Pelo menos, é o que costuma dizer Tite, quando inquirido sobre o tema.

Para que se obtenha êxito, no entanto, requer-se precisão no passe. Essa virtude, infelizmente, falta à esquadra de Parque São Jorge.

Por vezes, porque os jogadores se movimentam distantes uns dos outros, descompactados. Noutras ocasiões, porque falta perícia no entregar e receber da pelota.

Afinal, o acerto do passe depende de quem toca a bola e de quem a recebe. Com frequência, falham ambos. Nesta noite em Porto Alegre, somaram-se 56 passes errados, um acinte.

A alma do futebol é o jogo coletivo, cuja expressão primeira é o passe.

Nesse singular quesito, o time corinthiano transformou o erro em vício.

Ainda há tempo de empreender a correção. Mas urgência é a palavra.

Veja mais em: Fábio Carille.

Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Israel

    Ranking: 1456º

    Israel 805 comentários

    por @israel.araujo1

    Walter, discordo totalmente de você falar que o Carille faz retranca! Pelo que percebo assim como os times do Tite ele pede domínio de bola, uma etapa crucial para que o time comece a armar jogadas, para nossa tristeza alguns jogadores estão errando coisa que nessa altura da vida profissional eles não podem fazer. Errar passes de 3 mts! A culpa é do Carille? Você esta dizendo que o culpado pelo jogador errar em um principio base (passe) é culpa do Técnico? E na boa, com os caras errando tanto você acha que o Técnico deve jogar o time pra cima?
    Quem entra não corresponde ou fica afobado! O Corinthians tem uma defesa consistente e um meio campo frágil que dificulta a bola chegar no Jô, Romero, Clayton ou quem estiver ali na frente...
    Não considero retranca!

  • Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 1952º

    Marcelo 627 comentários

    por @msccp

    Tem um pouco de afobação... Falta portanto tranquilidade para escolher a melhor jogada / acionar o jogador melhor posicionado.
    Isso é típico de um time em formação.
    O primeiro degrau já temos, que é acertar a defesa (ou sistema defensivo).
    Agora precisamos passar por essa nova fase que é o acerto nos passes... Com alguns bons reforços (digo sempre! Um zagueiro, meia, lateral direito e atacante), teremos um time / elenco forte para o Brasileirão!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 6975º

    Thiago 137 comentários

    78º. por @thiago.ramos1

    Meia dúzia de jogos e meia dúzia de jogos kkkkk. Mano você tá sem agurmentos.Numeros de Emerson Sheik : 158 partidas e 26 gols
    Sendo que quando foi contratado os titulares eram Jorge Henrique, Willian e Liédson(que era o camisa nove, o centroavante.) Ele foi entrando e ganhando a titularidade em 2011 no título do brasileirão. Em 2012 ele fez cinco gols na Libertadores sendo que 3 foram decisivos, um golaço contra o Santos na vila e dois contra o Boca Jr na final, além de passes importante como o do gol de empate marcado pelo Romarinho no lá bombonera. Emerson Sheik foi escolhido o melhor jogador da Libertadores 2012. Contra fatos(e participações decisivas)não há argumentos. Agora fala aí quais os gols que você lembra, decisivos do Alexandre Pato.Quantos? A única lembrança foi o pênalti negligente numa semi final importante que ele perdeu. Irmão me dá argumentos consistentes pra falar do Sheik que é um ídolo, e me traz números que façam do Pato um ídolo ou menos um jogador que marcou com a camisa Timão

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 6975º

    Thiago 137 comentários

    77º. por @thiago.ramos1

    Já sobre o jeito gaúcho de jogar ou/e a mentalidade Adernoziana, você gostando ou não, ela só nos trouxe isso de títulos pra refrescar sua memória
    1 Campenoato Brasileiro 2008 série b(voltando pra onde jamais deveríamos ter saído)
    1 Paulistão 2009
    1 Copa do Brasil 2009(esses 3 títulos acima conquistados com um técnico Gaúcho, a saber Mano Menezes)

    2011(Campeonato Brasileiro)
    2012(Libertadores invicto)
    2012(campeão mundial fica)
    2013(Recopa)
    2015(Campeonato Brasileiro)
    Todos esses com a mentalidade Adernoziana
    (Obs:isso se não esqueci algum paulista nesse meio aí)
    E essa mentalidade Adernoziana, recuperou em 7 jogos a seleção que vinha de resultados humilhantes!
    Ou seja de 8 títulos em oitos anos com dois técnicos da escola gaúcha(2008 a 2016)
    Se você gosta eu não sei, mas eu prefiro gritar pelo menos uma vez ao ano(dividindo o num de títulos pelos anos, sabendo que teve anos que não ganhamos nada, ex:ano do centenário, mas em outros anos, que ganhamos mais de um título(ex:2009/2012)

    Foto do perfil de Thiago

    Thiago 137 comentários

    13/04/2017 às 22h40 por @thiago.ramos1

    Mano, gosto assim como muitos aqui de ler as diferentes opiniões de pessoas diferentes sobre a ótica de cada torcedor. Alguns escrevem com 100%de emoção, após uma derrota ou uma vitória, outros digitam aqui com 100% razão, outros equilibradamente usam a emoção e razão pra fazer suas análises. Mas o que me chama atenção no seus comentários Paulo(que quero frisar bem, eu respeito) é a sua implicância veemente com o técnico mais vitorioso dá história Corinthians, o Tite que você chama ironicamente pelo seu nome de batismo. Ninguém ganha nada sozinho, é claro, mas a responsabilidade do Tite nos títulos mais importantes que ganhamos (e dentre eles um que não tínhamos e por isso éramos motivo de chacota de todos os 3 rivais de sp, fora os outros de estados diferentes, que foi a Libertadores de 2012, ganho de forma invicta) mas mesmo assim você sempre crítica o estilo "gaúcho"do Tite, suas panelas e sita aqui erros dele em apostas que ele fez e outras que ele supostamente não fez, como dar mais oportunidades para o Marquinhos, mas tínhamos a defesa mais sólida não só em 2012 como na maioria dos anos e campeonatos que o Tite dirigiu a equipe. Ele cometeu erros! Claro que sim! E quem não comete? Mas os acertos dele foram imensamente maiores que seus erros! E o respeito ele em pouco tempo reconquistou dá seleção brasileira é indiscutível!O Brasil hoje voltou a ser respeitado e jogando um futebol de alto nível! Nem os torcedores mais modinhas são paulinos criticam o técnico mais vitorioso deles que foi o Tele Santana enquanto você e alguns aqui desmerecem o melhor é mais vitorioso técnico que o Corinthians já teve! Mas respeito sua opinião apesar de não entender seus motivos, que parecem mais pessoais ou de alguém que não parecer ser corintiano, apesar que tem muito anti corintiano que fala o quanto Tite foi importante para os títulos ganhos nos últimos 5 anos entre duas passagens no Timão!

  • Foto do perfil de Thiago

    Ranking: 6975º

    Thiago 137 comentários

    76º. por @thiago.ramos1

    Pato na verdade tinha problema de relacionamento com muitos no Corinthians, o que não sei se a culpa era dele ou dos outros jogadores. Mesmo assim o Tite colocava ele em muitos jogos no segundo tempo e já chegou a utilizar ele em outras partidas desde o início, e realmente ele fazias seu gols a ponto de ser vice artilheiro do time até então. Mas a passagem do Pato ficou marcada perante a torcida na Copa do Brasil pelo pênalti batido de forma desplicente em um goleiro perito em pegar pênaltis e em uma semi final. Já o Douglas era um craque, mas que não jogava para o time no sentido de ajudar na marcação no esquema que o Tite montava, mas era uma opção do Tite que ele utilizava quando aquele jogo pedia assim como o Douglas entrou na partida do mundial que ele fez o cruzamento para o gol do Guerreiro na semi final do mundial. Agora você falar que ele protegia o Sheik me faz rir RS. O Sheik em jogos decisivos era o cara, assim como o Danilo, vide o jogo contra o Santos na vila na Libertadores e os dois jogos finais contra o Boca na mesma competição. O cara era decisivo, não pipocava!

  • Foto do perfil de Israel

    Ranking: 1456º

    Israel 805 comentários

    75º. por @israel.araujo1

    A treta é que o Clayton perdeu um gol feito, inacreditável perder um gol daquele!

    Foto do perfil de Leonardo Lima

    Leonardo 2314 comentários

    20/04/2017 às 09h39 por @leonardo.lima.de.abr

    Exato! O time não jogou mal, como próprio Carille falou! Faltou matar o jogo! Eu já sabia que pênalti iamos se F...nunca vamos bem em penais faz tempo...Agora por a culpa no Carille que tirou o Gabriel e pos "atacante" ele foi mais audacioso até que o mito Tite

  • Foto do perfil de leandro

    Ranking: 2455º

    Leandro 498 comentários

    74º. por @apia493

    Falou tudo amigo...time que não acerta o básico que é o passe...merece a derrota! Jogador profissional tem que ter bom passe e precisão nas finalizações.

  • Foto do perfil de Leonardo Lima

    Ranking: 386º

    Leonardo 2314 comentários

    73º. por @leonardo.lima.de.abr

    Exato! O time não jogou mal, como próprio Carille falou! Faltou matar o jogo! Eu já sabia que pênalti iamos se F...nunca vamos bem em penais faz tempo...Agora por a culpa no Carille que tirou o Gabriel e pos "atacante" ele foi mais audacioso até que o mito Tite

    Foto do perfil de Israel

    Israel 805 comentários

    13/04/2017 às 01h10 por @israel.araujo1

    Walter, discordo totalmente de você falar que o Carille faz retranca! Pelo que percebo assim como os times do Tite ele pede domínio de bola, uma etapa crucial para que o time comece a armar jogadas, para nossa tristeza alguns jogadores estão errando coisa que nessa altura da vida profissional eles não podem fazer. Errar passes de 3 mts! A culpa é do Carille? Você esta dizendo que o culpado pelo jogador errar em um principio base (passe) é culpa do Técnico? E na boa, com os caras errando tanto você acha que o Técnico deve jogar o time pra cima?
    Quem entra não corresponde ou fica afobado! O Corinthians tem uma defesa consistente e um meio campo frágil que dificulta a bola chegar no Jô, Romero, Clayton ou quem estiver ali na frente...
    Não considero retranca!

  • Foto do perfil de Leandro

    Ranking: 3215º

    Leandro 372 comentários

    72º. por @leandro.vicentini

    O time vem jogando certinho...

  • Foto do perfil de Israel

    Ranking: 1456º

    Israel 805 comentários

    71º. por @israel.araujo1

    O indice de acerto do Jadson é 70~80%, o Rodriguinho esta com esse número em erros de passe...
    O número do Jadson é bom

    Foto do perfil de Diogo

    Diogo 2350 comentários

    15/04/2017 às 23h03 por @curto

    Mas Jadson tem errado muito o último passe.
    A bola chega nele na frente e ele sempre erra.
    A estatística sua ao é porque ele volta e da passe lá atrás.
    Sem demérito ac ele.
    Mas que pedia melhorar isso precisa...

  • Foto do perfil de Nando

    Ranking: 175º

    Nando 3749 comentários

    70º. por @nando.ferreira

    É simples o grande número de erro de passe, deve -se tão somente ao grande número de jogadores meia boca que tem no time.Ou alguém vai falar que temos 1 esquadrão com em 2015?

  • Foto do perfil de Diogo

    Ranking: 379º

    Diogo 2350 comentários

    69º. por @curto

    Isso.
    O time de 2012 era mais ou menos assim no início

    Foto do perfil de Edelcio

    Edelcio 2779 comentários

    13/04/2017 às 23h33 por @edelcio.santos

    Time em evolução. Simples assim.