Venha fazer parte da KTO
x
9 a 2
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

9 a 2

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

12 mil visualizações 170 comentários Comunicar erro

9 a 2

Carille já tem quatro títulos pelo Corinthians. Mas ainda não encanta

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Uma goleada de 9 a 2 numa partida de futebol traduz muita coisa. Sem nem assistir a esse jogo meramente ilustrativo é possível concluir que os vencedores passaram os 90 minutos, acima de tudo, interessados em fazer gols (afinal, trata-se de uma média de um a cada dez minutos). Também ouso afirmar que os derrotados passaram os mesmos 90 minutos mais torcendo pelo apito final do que por seus próprios gols, anotados despretensiosamente.

Pois somando os gols de Grêmio 4 x 5 Fluminense e Vasco 1 x 1 Corinthians, da última rodada do Campeonato Brasileiro, chegamos à tal ilustrativa goleada de 9 a 2. Os vencedores nessa comparação foram os times de Renato Gaúcho e Fernando Diniz; o derrotado, o de Fábio Carille. Não me atrevo a colocar Marcos Valadares no barco, pois não bastasse ser técnico interino ainda é interino do paupérrimo Vasco da Gama.

E já faço de antemão uma réplica aos que, citando o calendário nacional, defendem a atual forma de jogar do Corinthians: poderia haver mais rodízio no elenco. Levantamento aqui do Meu Timão apontou que 35% dos jogadores de 2019 não jogaram mais do que 90 minutos.

Carille conseguiu montar um Corinthians chato. Chato de enfrentar. Chato de assistir. O chato que até ganha (e ganha bastante – como enaltecido nesta mesma coluna em texto recente em homenagem à Notre-Dame). Mas que ganha no cansaço. Prova disso são as críticas de boa parte da torcida ao futebol alvinegro menos de um mês após ser tricampeão paulista.

E pior: ao vender a ideia de que atuações como a do último sábado são boas (como fez na entrevista coletiva pós-jogo), Carille frustra por antecipação o torcedor do Corinthians. É como se alertasse: nos apoie, torça, reze e, quando ganharmos, comemore! E só.

Se o torcedor corinthiano de hoje quiser desfrutar de um bom jogo de futebol, assista a VTs de jogos do passado (até mesmo da equipe comandada por Carille em 2017) ou às atuais exceções nacionais – Grêmio de Renato Gaúcho, Santos de Sampaoli, Fluminense de Diniz... Ali sim você encontrará jogos prazerosos de assistir, em que se ganha mesmo perdendo.

Carille é o mais vitorioso técnico do futebol brasileiro nos últimos anos. Tricampeão paulista, campeão brasileiro, vivo em todas as competições de 2019... Mas se tanto questionamos a "cultura do resultado" no nosso país quando um técnico é ceifado, por que não questioná-la também (nem que para fins de meros devaneios) quando um técnico é exaltado?

Veja mais em: Fábio Carille e Títulos do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Jean

    Ranking: 95º

    Jean 9482 comentários

    @jean.macedo3 em

    Texto ridículo como dos demais comentaristas esportivos que reclamam tanto do técnico que pensa mais na defesa, críticam a todo momento a falta de criação e com razão, mas não críticam da mesma forma o time que pensa mais ofensivamente, mas que sofrem na zaga, casos como Santos que conseguiu tomar duas goleada no estadual, eliminando sula e Fluminense que toma vários todos os jogos e conseguiu cair p Santa cruz. Porque não críticam com a mesma veemência? O ideal não seria um time equilibrado? Como próprio Corinthians de 2017 que era muito criticado e que era muito equilibrado, isso sim é um time ideal, como também o Grêmio campeão da Libertadores, esse sim merece os elogios que se dão a Sampaoli e Fernando Diniz, o Grêmio diferente deles era equilibrado, buscava o gol, mas era muito seguro. E não adianta fazer comparação de elenco, porque esse time do Grêmio por exemplo tinha vários refugos que o Renato o transformou em bons jogadores.. Enfim muita incoerência.

  • Foto do perfil de Ricardo

    Ricardo 47 comentários

    @ricardo.lisboa2 em

    Queria saber quais os critérios para postagens no fórum? Não é possível uma postagens sem pé nem cabeça como essa no fórum. Exalta Sampoli que não ganha nada a anos e Diniz que nunca ganhou nada é o fim...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    131º. @ramon.felipe1 em

    Eu hein

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 17º

    Paulo 30779 comentários

    130º. @pc.olimpia em

    Pois é amigo Faraldo, o seu Post ilustra bem a nossa inoperância ofensiva, no entanto, nós sabíamos o sistema do Carille quando aplaudíamos sua contratação.

  • Foto do perfil de Bruno Alexandre

    Bruno 176 comentários

    129º. @bruno.alexandre.rome em

    'O QUE VOCÊ ACHOU DO POSTO DO Lucas FARALDO? ' > é a frase que precede essa caixa de comentário.

    Minha resposta?

    UMA BOSTA!

    VSF, FARALDO...

  • Foto do perfil de Odirlei

    Ranking: 1926º

    Odirlei 1090 comentários

    128º. @odjunior em

    Bonito joga Barcelona e Ajax né? E caíram os dois...quem vai lembrar deles? Ninguém, só se fala da final inglesa e das viradas...

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 6º

    Felipe 68601 comentários

    127º. @lipao88 em

    Hein?