Deixe seu comentário
Melhor resposta
@rogerpavan em 12/06/2026 às 21:28
Prefiro ter a chance de ser dono do clube para qual eu torço, do que torcer para o clube de alguém.
Publicidade
Últimas respostas
@douglas.nery em 13/06/2026 às 19:59
É só o Tio Paulo deixar
@andersoncqf em 13/06/2026 às 16:18
Essa coisa de 3 Bilhões é mais em referência ao valor da dívida. Uma vez no mercado de ações e em baixa do jeito que está, o céu é o limite. Sobre SAF de dono, se não me engano o próprio Carlos Teixeira ou foi o Eduardo Salusse que falou que alguns bilionários já se interessaram em adquirir o Corinthians, mas que esse interesse passou devido a alta rejeição da torcida em ter uma única pessoa como dono do clube.
@bruno-santos7 em 13/06/2026 às 16:11
Os 3 B não é o que o clube vale mas sim o que necessita para quitar a dívida.
O clube não está sendo comprado/vendido. Ele está como que entrando em uma sociedade: O Clube entre com os ativos de futebol, a SAFIEL com o dinheiro da dívida.
Isso basicamente vai mudar a forme de gestão do futebol para sair da mão dos ultrapassados conselheiros.
@pagani29 Apoiador em 13/06/2026 às 16:09
O principal ponto, a meu ver, é que não existe nenhuma proposta de um bilionário para transformar o Corinthians em uma SAF. Então não é uma hipótese ou outra! Pelo menos no momento. Se fosse eu preferiria a SAFiel. Aliás penso que é a única - ou última - chance do Corinthians não virar uma SAF tradicional.
Em relação aos 3 bi não é o valor do Corinthians segundo os caras da SAFiel! É o valor que seria captado para equacionar as dívidas e tornar a gestão do futebol num modelo profissional. O valor da marca Corinthians não seria mensurado. De todo modo qual seria o percentual em poder da SaFiel e quanto ficaria de posse do PSJ, em termos de ações, ainda dependeria de uma avaliação ('valuation', como gostam de falar os 'ricos de espírito' que preferem o inglês!).
O ponto fraco do projeto, como todos sabem, é se será mesmo possível captar os 2,5 ou 3 bi. Pra mim isso só será respondido se for tentado!
Publicidade
@mario-mattos em 13/06/2026 às 15:54
- primeiro ponto: preservar a essência histórica de identidade popular do Corinthians. Combina mais o Corinthians ter a torcida como sócia do que ter um dono.
- Sobre a meta financeira:
No Book SAFIEL 2.0 existe um estudo de viabilidade de captação (anexo II);
Muitos investidores âncoras são os próprios idealizadores e colaboradores do projeto. Inclusive esse investidores se comprometeram a levantar um valor antecipado (no período das diligências), antes do período de reservas das ações. Foi falado que eles já tem cerca de 40 milhões garantido entre eles;
Caso a captação não chege no valor esperado por meio das ações ON, serão emitidas ações PN para investidores institucionais e empresas.
No mercado financeiro do Brasil o volume médio que gira POR DIA é de R$ 37 bilhões na bolsa de valores e R$ 140 bilhões na renda fixa.
Diante desses fatos acho que a captação é bem plausível.
Pelo que sei o clube não foi avaliado ainda, isso faria/fara parte de auditoria no caso de o projeto seguir adiante.
Os 3 bilhões seriam/serão captados para começar a administrar a divida e ter capital de giro para o dia a dia.
@corleon em 12/06/2026 às 21:26
Eu curto o modelo da SAFIEL, tenho algumas ressalvas, mas é um modelo interessante.
A galera aqui apoia em peso pois vieram se comunicar diretamente com a torcida.
Mas boa parte da galera aqui apoiava o candidato a presidente lá que tinha '1 bilhão pra investir'.
Pessoal vai fácil no papo.
Eu não acho que o Corinthians deva 'casar' com a SAFIEL. Acho que ele deve assinar o memorando.
Assinando o memorando, ele já vai estar avisando ao mercado: ESTAMOS DISPOSTOS A VIRAR SAF, e isso é o mais importante.
Se forem espertos, vão pedir mais propostas ao mercado.
Ai teremos na mesa a SAFIEL e outras propostas, então decide-se a melhor.
Existem diversos modelos de SAF além da SAFIEL e SAF de dono espalhados pelo mundo