Gastar? Sim, mas com consciência

Fórum do Corinthians
Tópico Épico Entenda as regras

Henrique @henrique10rs em 11/12/2013 às 14:38

O perfil das contratações do Corinthians nos últimos anos é o mesmo: gastar com consciência e em setores realmente necessitados.

Um ano ruim, como 2013 demonstrou todas as fragilidades de um elenco desgastado. Isso deve modificar um pouco o pensamento da Diretoria e da nova Comissão Técnica. Pra 2014, o Corinthians vai ter de abrir os cofres. Mas isso não significa jogar dinheiro fora.

Se avaliarmos as necessidades, vemos que o Corinthians tem necessidades urgentes e outras, nem tanto assim. Listo aqui minha visão sobre o que é urgente ou não.

Goleiros: Não precisamos de goleiros novos. O Timão tem hoje 4 goleiros que teriam espaço em qualquer time da série B e muitos da série A. Mas pra quê 4? Mesmo com as lesões do Cássio, o time não precisará de mais do que 3. Um quarto goleiro, só se fosse da base, com salário baixo e vontade de aprender. Seja lá quem sair (hoje, seria o Julio César, mas o cara tem moral com Mano e é o maior vencedor de títulos pelo Timão), deveria ser emprestado pra um bom clube, onde tenha ritmo de jogo.

Laterais-Direito: Diego Macedo, Guilherme Andrade e Edenilson (? ). Esses são os jogadores dessa posição que restaram, segundo o Wikipedia. A interrogação depois do nome do Edenilson se deve ao simples fato de que, como lateral, o Edenilson é um ótimo volante. Fala sério, o cara não sabe marcar. Corre muito, verdade, mas não aprendeu a marcar, mesmo com a confiança cega de Tite. A lateral não é lugar pra ele. Esse é o setor mais necessitado na defesa. Corinthians precisa de um grande nome, pra chegar e já vestir a camisa.

Laterais-esquerdos: Fabio Santos, exculaxado pela torcida e Igor, uma jovem promessa. Fabio deve ganhar uma sobrevida com Mano. Foi com o treinador que ele ganhou sua oportunidade na Seleção, quando vivia seu auge na carreira. Apesar de ser crucificado pela torcida, é o maior passador da equipe, marca razoavelmente, chega bem ao ataque e tem a melhor perna esquerda do time atualmente, com todo respeito à Douglas e Danilo. Já Igor foi uma das poucas boas surpresas do time em 2013. Quando entrou, entrou bem. Um novo nome, claro é necessário. Mas não há a necessidade de gastar tanto nesse setor, ainda mais com bons jovens na base, como PC (capitão e destaque na Copinha 2013 e Denner (sim, aqueeeele que vem buscando uma chance há tempos).

Zagueiros: Gil e Paulo André foram 2 monstros em 2013. Nesse ano, aliás, a diretoria investiu em Cléber, que chegou com grande expectativa. Antonio Carlos e Felipe também têm seu potencial. Não vejo, novamente, necessidade de se gastar muito nesse setor. Mas com as boas atuações de Gil geram especulações e as lesões de Paulo André, somadas à sua idade elevada, obrigam o Timão á pensar no futuro. Algum destaque do Paulistão, ou um bom jogador esquecido na Europa poderiam surgir pra 2014.

Volantes: nesse setor é preciso separar os jogadores de acordo com suas características. Como volante de marcação, temos apenas o Ralf. Apesar de jogar como um gladiador romano, o cara pode desfalcar o Timão em algumas partidas de 2014. Além disso, é um nome sempre citado entre os grandes clubes da Europa. Creio que o seu dia de despedida esteja próximo. Precisamos de 1 ou até 2 substitutos pra ele. Entre os nomes levantados pela mídia, nenhum com as características próximas às do cachorro doido. Já entre os volantes de chegada, acho que Guilherme vêm rendendo bem. Não é nenhum Paulinho, mas pense em algum outro jogador aqui no Brasil que seja muito superior à ele. Não se esqueça de que Elias não vem, então...exatamente, não tem! Alguns até se destacam, mas vale lembrar que o próprio Guilherme também chegou como um destaque. Por falar em destaque, ainda temos o Jocinei, que quase não foi aproveitado pelo Tite. Concluindo, não vejo porque gastar muito nesse setor, e o(s) nome(s) que vier(em) deverão ter características únicas, pontuais.

Meias: ai está um setor que me descepcionou muito em 2013. Douglas e Danilo, juntos, não renderam nem 1/4 do que se esperava. Renato Augusto até se saiu bem, mas sofreu com as inúmeras lesões. Rodriguinho ainda não mostrou á que veio. Mas nem sei dizer se teve muitas chances pra isso. O Corinthians precisa de pelo menos 2 nomes. Isso, contando com a saída de Danilo e Douglas. Caso um deles fique, é bem provável que só um jogador venha pra cumprir o papel de meia, mas esse deve chegar com grande status e prestígio.

Atacantes: aqui também é necessário separar os nomes por características. Como centroavantes temos Guerreiro e Pato. O primeiro é um ídolo e que tem lugar certo no time. Já o segundo decepcionou, mas não necessariamente jogou mal. Apenas jogou na média do restante do time e fez seus gols. A julgar pelas chances que teve, até que se saiu bem. O problema foi aquele pênalti...aquele que colocou em dúvida sua seriedade e comprometimento com o manto alvinegro. Ainda assim, não há porque investir muito no setor. Claro que, com ambos defendendo suas seleções, precisaremos de uma terceira opção, mas deveriam olhar para a base. Ainda mais com a presença de Leandro lá. O cara foi o artilheiro da Copinha e jogou muita bola.

Nas alas, Emerson e Romarinho foram motivos de piada, dentro e fora do campo. O primeiro jogou com o nome. O segundo, nem sei se entrou em campo esse ano. Paulo Vítor e Léo são boas apostas, mas fica evidente a contratação de pelo menos 2 bons nomes pra esse setor, independente da premanencia ou não de Emerson e Romarino.

Concluindo, é preciso investir pontualmente. Mas, mais do que isso, é preciso olhar atentamente para o que nós temos. A base deve ser tratada com carinho e, nesse momento, reduziria bastante os custos de investimento pra 2014. Resta saber se Mano vai saber utilizá-la.

2.556 visualizações e 69 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Bruno Dos Santos #555 @bruno.dos.santos11 em 11/12/2013 às 15:03

Concordo com tudo.

Porém, acho que Pato e Guerrero têm características diferentes, e podem jogar bem juntos. As melhores partidas do primeiro semestre foram com os dois de titulares.

Claudio M #1.427 @claudiop9 em 12/12/2013 às 09:36

Precisamos de um meia eficiente o quanto antes o verdadeira camisa 10 que oirganiza o time e consegue fazer passes com precisão.

Últimas respostas

Vinicius Alexandre #2.178 @suarez7 em 12/12/2013 às 14:33

Gosto do Mano... Só ele não trazendo Bill, Perdigao, Morais e Escudero novamente.

Publicidade

Luis Guedes #44 @lisca em 12/12/2013 às 14:00

Não acho necessário uma grande mudança do elenco para o Paulista.

O Mano deve ter tempo de avaliar os jogadores, parte técnica e física, e propor com tranquilidade as necessidades do elenco.

Neste ano tem paralização para a Copa e vai dar tempo pra adaptar os jogadores que vierem mais tarde.

Fazer negociação agora, quando todos os clubes estão procurando vai gastar muito dinheiro. Deviam ter fechado as contratações antes de terminar os campeonatos.

Melhor esperar e contratar certo!tem muito jogador bom por aí, basta saber escolher e já provamos que sabemos.

Rafael Ferreira #1.800 @rafamarques em 12/12/2013 às 11:09

A base do Corinthians é muito boa, uma das melhores do Brasil. O problema este ano, na minha opinião, foi mais tático do que técnico, e com a mudança na comissão técnica, mudando a mentalidade de jogo do time em campo, tenho fé que 2014 será muito bom! Com relação as contratações, penso que precisamos de um lateral direito para chegar e jogar... Um lateral esquerdo para fazer sombra ao Fabio Santos (acredito que o Uendel ou o Carlinhos, como estão falando, são opções interessantes)... Ao menos um meia, que seja bom de bola e tome conta do meio-campo do time e um atacante de velocidade (Para a reserva do Guerreiro, acho que o Douglas Tanque dá conta).

Tiago Pedroso #932 @tiago.pedroso em 12/12/2013 às 10:05

Quem contrata renato Augusto não tem nenhuma consciência... Todo mundo sabe que o cara é canela de vidro só se machuca e o pato a diretoria não fez nenhum esforço pra tentar empréstimo e depois fazer a compra foi lá e deu 40 milhões para o milan... Sem falar ibson e maldobado...

Joás Maia #4.074 @joas.maia em 12/12/2013 às 09:36

Muito bem explicado! E isso que a torcida tem que entender!

Só uma ressalva. Os 3 laterais que você citou, são na verdades Meias de origem (2 volantes e 1 ala (D Macedo). Eles também jogam na lateral, mas AINDA não são BONS laterais. Por isso a procura de um BOM lateral de verdade.

O Roberto disse que o nome do Rafinha interessa sim, até porque o contrato dele acaba no meio de 2014.

Porem acho que tem 2 nomes melhores, Fagner que esta no Vasco, e Mariano que joga na França que jogou no FluminenC

Que 2014 seja um novo ANO pra nos!

Claudio M #1.427 @claudiop9 em 12/12/2013 às 09:36

Precisamos de um meia eficiente o quanto antes o verdadeira camisa 10 que oirganiza o time e consegue fazer passes com precisão.

Matheus Leite #733 @matheus.leite em 12/12/2013 às 09:31

Pato só vai render com duas condições...
1 meia metendo bola pra ele jogar e ele jogar aberto, pois ele jogando de costas pra zaga é 1 a menos no time.
Ele faz gol entrando no facão, não de pivô.

Max Victor Guarinieri #3.016 @xxmaxx em 12/12/2013 às 09:18

O pato tem velocidade ele joga bem com alguém fazendo o pivô e ele passando em velocidade, quando os dois jogam junto um dos dois sempre faz gols mais o Tite quer Sheik e romarinho para marca os laterais lá atrás, tenho saudade de quando eles marcavam os zagueiros nas saídas de bolas e do levizinho que marcava até o goleiro kkk...

Bruno #555 @bruno.dos.santos11 em 11/12/2013 às 15:03

" "

Concordo com tudo.

Porém, acho que Pato e Guerrero têm características diferentes, e podem jogar bem juntos. As melhores partidas do primeiro semestre foram com os dois de titulares.

Juliane Machado #89 @juliss em 12/12/2013 às 06:51

Concordo, não vale mesmo a pena.

Rafael #11645 @rafael.ferreira47 em 12/12/2013 às 01:03

" "

Cara! O damião custou 41 milhões para o Santos. N acho que vale a pena

Juliane Machado #89 @juliss em 12/12/2013 às 06:49

Roque Santa cruz tá na Pista, a, diretoria podia se livrar de emeson e romarinho e contratar o cara.