Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Diploma? Pra que?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Darth

Ranking: 462º

Darth 5.720 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/04/2015 às 09:53
Por Darth Vader da Fiel (@cmrodrigues)

Desculpem o texto longo abaixo, mas serve como desabafo, peço que leiam. Desde já, obrigado ao Meu Timão ( @administrador) por esse espaço onde posso fazer duas coisas que amo, escrever e falar sobre o Corinthians. Obrigado aos amigos que tem paciência de ler e discutir de forma salutar. Cirio, @tibas, parabéns pela excelente colocação no tópico http://fiel.vc/MTQ3Mjg=, foi o fator que me motivou a escrever este. Enfim...

Eu, como jornalista profissional e diplomado, que batalhei durante quatro anos, estagiando na área em dois lugares diferentes para ter condições de ter desconto e poder pagar minha própria faculdade, me sinto ofendido e enojado quando vejo essas aberrações. É como se eles limpassem a bunda com o meu diploma e com o que eu adquiri de conhecimentos técnicos e morais durante esse tempo.

Me formei em 2009 e fiz bicos durante o meu primeiro ano de faculdade e estagiei na área, nos outros três anos, simultaneamente em dois lugares diferentes, um pela manhã outro no período da tarde. Chegava exausto na faculdade e por vezes ainda tinha plantão noturno em um desses estágios. Tinha dias que saia de casa às 6h30 e só voltava às 3h. Mesmo assim, com muita garra e dedicação, ampliei minhas áreas de conhecimento, me doei ao máximo, estudei, estudei e continuo estudando muito.

Após terminar o curso meus estágios se encerraram. Sabe quantas vezes trabalhei como jornalista? Nenhuma. Apenas alguns freelas, sendo que uns eram somente permutas, outros me devem até hoje.

Nesse meio tempo fiz um blog (que hoje em dia está parado, mas bombou na época da despedida do Ronaldo Fenômeno, tendo postagem retuitada por ele e muitos outros famosos), fiz contatos, recebi promessas, tive a oportunidade de fazer extensão em jornalismo esportivo, estudei por conta própria, me especializei em mídias sociais, aprendi corel draw, photoshop, mais freelas... Mas minha situação não mudou.

Tive que abandonar minha paixão, que é o jornalismo esportivo, esquecer um sonho para poder me recolocar no mercado de trabalho. Somente em novembro de 2013 consegui um trabalho na área da comunicação. Resolveram apostar em mim para trabalhar no marketing, desde que eu iniciasse uma pós graduação durante o período de experiência. Estudar marketing está sendo excelente, está abrindo meu campo de conhecimento e área de atuação.

Vejo o espaço que poderia (e porque não, DEVERIA) ser ocupado por mim, ocupado por caras que nunca estudaram 1/5 do que eu estudei e ralei, e modéstia parte, alguns não sabem 1/5 do que sei sobre futebol, porque joguei bola a vida toda, tecnicamente nunca fui craque, jogador de raça, mas sempre fui líder, braço direito dos técnicos. Técnico de futebol feminino (em uma competição universitária, levei um grupo de meninas, que mal sabia chutar uma bola, ao terceiro lugar de 32 equipes. Tudo com jogadas ensaiadas e parte tática perfeitamente ajustada). Leio muito sobre o futebol atual e do passado, não só Corinthians, mas leio de tudo, seleções, clubes brasileiros, europeus, asiáticos, norte e sul americanos, táticas, passado, presente, futuro.

Já o sonho de trabalhar com PVC, André Kfouri, (caras que conheci durante a faculdade), Praetzel (que conheci após a faculdade), Mauro Betting, Noriega, Milton Leite e muitos outros, esse sonho foi abandonado, esquecido num canto, por enquanto, quem sabe um dia...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Darth Vader Da Fiel

Ranking: 462º

Darth 5.720 posts

@cmrodrigues em 27/04/2015 às 15:50

Aos amigos, muito obrigado pela paciência de ler esse desabafo. É triste ver um país grande como o nosso, desperdiçar tantos talentos em diversas áreas de atuação. Enquanto isso, muitos tomam os nossos lugares, nossos salários, mas enfim... Cabeça erguida sempre, fazer as coisas com honestidade, hombridade, humildade, educação, lealdade e respeito, que foram os ensinamentos que meus pais me deram... Vida que segue para todos nós... Forte abraço a todos e vai Corinthians!

@1639soulocoporti
@robson.oliveira4
@renan.costa6
@igorfoz
@julio.mfm
@deco1910
@phelipi
@biozzy
@rene.campeao
@fabiocostela
@michelramos
@danilo.seita
@everton.r.carlos
@samuel.vieira2
@tibas
@cleidson
@educano
@terrorista10

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 28/04/2015 às 00:22

Infelizmente existe e muitos casos como o seu neste país..

Competência e conhecimento que deveria estar em primeiro lugar é deixado de lado para sim quem indica, carta de recomendação e bom padrinho..

é um assunto extenso por demais...

Foto do perfil de Korujinha 1000°

Ranking: 71º

Korujinha 16.953 posts

@elaine.vitor1 em 27/04/2015 às 18:40

Belo tópico...parabéns.

Foto do perfil de LelØu $$$

Ranking: 471º

LelØu 5.638 posts

@terrorista10 em 27/04/2015 às 14:18

Parabéns pelo tópico, coragem!

Infelizmente isso tem aos montes no nosso país Cláudio, profissionais formados não serem valorizados, a injustiça desse tipo reina por aqui.

Tenho alguns amigos numa situação parecida com a sua, ensino superior e tudo mas de que adianta, se o 'apadrinhamento' destrói a chance de muitos, alguns imbecis acabam contratando ou promovendo outros imbecis, algo realmente muito injusto.

Sem falar em um que conheço, mas também não é unanimidade, diploma e tudo mas trabalhando para o governo, num lugar ruim, sem perspectiva de subir na carreira e o salário.. Melhor nem comentar..

Publicidade

Foto do perfil de Eduardo Cano

Ranking: 270º

Eduardo 8.074 posts

@educano em 27/04/2015 às 14:09

Esse não é um problema exclusivo do jornalismo... Ocorre o mesmo com educação física... Administração... E tantas outras...prática ilegal ou inadequada de profissão...

Foto do perfil de Cleidson De Almeida E Sousa

Ranking: 79º

Cleidson 16.272 posts

@cleidson em 27/04/2015 às 14:05

É Claudio, cada um trilha um caminho...nada é fácil, tudo tem seu porem, na minha visão, não só o seu ramo, como o de direito, odontológico, e todos os outros cursos, hoje formam, pessoas apaixonadas ou não pela profissão, e hoje o mercado está uma draga...em todos os sentidos...

Se é seu sonho, não desista...por mais difícil que seja...

Foto do perfil de Cirio Castre

Ranking: 12º

Cirio 39.370 posts

@tibas em 27/04/2015 às 13:50

Amigão, obrigado pela citação.

E meu tópico, foi em partes para isso, para valorizar pessoas como você, que veem teu esforço sendo jogado na lama, por pessoas que se submetem a um sistema ultrapassado de informação.

Esses tipos de reportagens, vem para coroar o que esse país mais sabe fazer com seu povo, que é formar incapazes intelectuais.

Vi muita gente no meu tópico, descontente com a postura da Globo, e sim com razão, pois sempre tive para mim que a globo é MURISTA, e como visa lucra vai onde lhe der melhor retorno.

Mas ela compensa quando nos oferece programas de qualidade, mesmo que alguns tenham pauta populista e alienadora.

Parabéns pela sua luta, e sucesso na nova estrada, mas não esqueça nunca de sua paixão.

Foto do perfil de Samuel Vieira

Ranking: 492º

Samuel 5.509 posts

@samuel.vieira2 em 27/04/2015 às 13:45

Digacidipassagi eu te entendo

Força ai parcero