Corinthians bate o Coritiba sem esforço e fecha a temporada com triunfo no Brasileirão
A noite desta quarta-feira ficou marcada pelo encerramento da temporada para o Corinthians. No Couto Pereira, sem a presença de torcedores, o Timão finalizou o ano com vitória tranquila sobre o Coritiba, por 2 a 0.
O primeiro tempo, como era de se esperar, teve um ritmo de amistoso. As duas equipes não fizeram questão de intensificar a partida, mas mesmo assim o Corinthians chegou ao objetivo duas vezes. Fausto Vera e Romero balançaram as redes.
A etapa final teve ainda mais cara de amistoso. As duas equipes quase não criaram chances de gol e o 2 a 0 no placar se manteve até o fim. Com isso, o Corinthians encerrou o Brasileirão somando três pontos e ocupando a 13ª colocação.
E agora, Fiel? - Com o encerramento de 2023, o elenco corinthiano entra de férias e só retorna no início de 2024 para iniciar a preparação para o Paulistão. Para o novo ano, o Timão deve passar por uma reformulação no grupo de jogadores, tendo o novo presidente Augusto Melo e Mano Menezes como linha de frente.
Escalação
Para o último compromisso do ano, diversos jogadores foram desfalques por opção da comissão técnica, como Cássio, Maycon, Giuliano e Renato Augusto. Além disso, Mano Menezes teve baixas por lesão e suspensão.
Desta forma, o Corinthians entrou em campo com: Carlos Miguel; Fagner, Caetano, Gil e Matheus Bidu; Fausto, Cantillo, Matheus Araújo e Biro; Romero e Yuri Alberto.

Meu Timão
No banco de reservas, os seguintes jogadores ficaram à disposição de Mano Menezes: Matheus Donelli, Rafael Ramos, Léo Mana, Giovane, Bruno Méndez, Pedro, Ruan Oliveira, Wesley, Felipe Augusto e João Pedro.
Do outro lado, o Coritiba mandou a campo a seguinte equipe titular: Pedro Morisco, Natanael, Thalisson, Thiago Dombroski, Jamerson, Willian Farias, Andrey, Sebastian Gómez, Gabriel Silva, Kaio e Edu.
O jogo
Primeiro tempo
Em um jogo sem pretensões, as duas equipes iniciaram a partida em um ritmo mais lento. Nos primeiros minutos, a bola passou a maior parte do tempo no meio-campo, onde os jogadores encontravam mais espaços.
As primeiras investidas mais pesadas saíram dos pés de jogadores do Coritiba. O adversário utilizava o lado direito da defesa alvinegra para atacar. Os cruzamentos, porém, acabavam sendo cortados pela marcação do Timão.
Em lance aos sete minutos, Romero recebeu livre no lado direito do campo e tentou um cruzamento. A bola desviou e foi para escanteio. Na cobrança, Gil tentou o cabeceio e acabou mandando a bola para fora.
Na jogada seguinte, foi a vez do Coritiba levar perigo a meta defendida por Carlos Miguel. Após lançamento nas costas de Matheus Bidu, o jogador adversário entrou na área e arriscou a finalização, que acabou desviando e saiu em escanteio.
Aos dez minutos, o Timão chegou ao primeiro gol da partida. Fausto Vera arriscou finalização de fora da área e foi muito feliz. O chute foi indefensável para o goleiro adversário e o argentino pôde comemorar seu primeiro tento com o manto alvinegro. 1 a 0 para o Corinthians.
Depois de abrir o placar, o clube alvinegro não se acomodou e somou mais duas chances de gol. Na primeira, Yuri tentou o cabeceio, enquanto na segunda, Biro arriscou chute dentro da área. Ambas as tentativas foram paradas pelo goleiro adversário.
Na sequência, o Coritiba desceu ao ataque para tentar o empate. Em escanteio, o zagueiro adversário arriscou cabeçada que buscava o ângulo da meta alvinegra. Carlos Miguel, porém, apareceu para realizar a defesa.
Aos 20 minutos, o Timão chegou ao segundo gol na partida. Em jogada trabalhada, Yuri Alberto recebeu na área e ajeitou para Romero, que chegava de trás. O paraguaio arriscou a finalização e contou com desvio para comemorar com seus companheiros. 2 a 0 para o Corinthians.
Depois de balançar as redes pela segunda vez, o elenco comandado por Mano Menezes diminuiu o ritmo. Mesmo assim, os jogadores alvinegros chegavam com facilidade na meta adversária. Fagner chegou a arriscar finalização de fora da área, mas a bola passou apenas perto da trave.
Com a troca de passes mais lenta, como um amistoso, as chances de perigo diminuíram e partida ficou concentrada no meio. Na metade da etapa, os dois times passaram a acumular erros de passes, o que dificultava a construção de jogadas.
Nos minutos finais, o Coritiba decidiu se arriscar mais no ataque. O time da casa conseguiu criar algumas chances, que acabaram, em sua maioria, não assustando Carlos Miguel. Apenas uma, com Dombroski, levou perigo, mas acabou indo para fora.
A partir daí, o jogo não teve mais nenhuma oportunidade clara de gol. Com isso, aos 48 minutos, o árbitro encerrou a primeira etapa com o placar parcial de 2 a 0 para o Timão.
Segundo tempo
Mesmo com o resultado já positivo, foi o Corinthians quem iniciou a segunda etapa em busca do gol. O Timão apostava em jogadas laterais, mas sem forçar muito nas investidas. O ritmo dos primeiros minutos foi ainda mais leve do que no primeiro tempo.
A primeira chance clara de gol saiu aos dez minutos. Em jogada individual, Yuri Alberto se livrou da marcação e tocou para Matheus Araújo, que chegava de trás. O jovem, porém, finalizou errado e a bola acabou subindo demais.
Os dois times encontravam dificuldades na construção de jogadas. O meio-campo ficava muito povoado e as tentativas aconteciam pelas laterais. Por lá, os jogadores acabavam não encontrando espaços.
Com a estratégia de jogo não fluindo, Mano Menezes decidiu promover as duas primeiras mudanças em sua equipe. Aos 22 minutos, Giovane e Ruan Oliveira entraram nas vagas deixadas por Biro e Fausto Vera.
Atrás do placar, o Coritiba pouco se movimentava para tentar mexer no marcador. Com a bola nos pés, o clube paranaense não fazia questão de descer rapidamente ao ataque, facilitando a vida da defesa corinthiana.
Aos 28 minutos e sem criatividade no meio-campo, Jamerson resolveu finalizar de fora da área. O chute foi forte e fez Carlos Miguel trabalhar depois de muito tempo. O goleiro espalmou para longe e evitou o gol do Coritiba.
Na sequência, Mano Menezes resolveu promover sua terceira mudança. Yuri Alberto deixou o gramado para a entrada de Wesley.
Aos 33 minutos, Ruan Oliveira, que havia acabado de entrar, acabou se lesionando em lance no campo de defesa. A reação dos companheiros preocupou e o jogador acabou sendo substituído. Bruno Méndez entrou em seu lugar. Ao mesmo tempo, Felipe Augusto entrou na vaga de Romero.
Os times trocavam passes sem pretensão e o relógio foi passando. Aos 43 minutos, o Coritiba teve a melhor chance da segunda etapa. O adversário saiu de frente para o gol e Carlos Miguel saiu acabando com os espaços e realizou a defesa.
Depois disso, nenhuma equipe teve mais chances criadas. Sendo assim, a partida foi encerrada com o placar de 2 a 0 para o Corinthians.
Ficha técnica de Coritiba 0 x 2 Corinthians
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Major Antônio Couto Pereira, Curitiba, PR
Data: 06 de dezembro de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Maira Mostella Moreira
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins
Gols: Fausto, Romero (Corinthians)
Cartão amarelo: Lucas Ronier (Coritiba);
CORITIBA: Pedro Morisco; Natanael, Thalisson, Thiago Dombroski (Maurício Antonio) e Jamerson; Sebastian Gómez, Willian Farias (Matheus Bianqui), Andrey (Diogo Batista) e Gabriel Silva (Lucas Ronier); Kaio e Edu (Éberth).
Técnico: Guto Ferreira
CORINTHIANS: Carlos Miguel; Fagner, Gil, Caetano e Matheus Bidu; Fausto (Ruan Oliveira) (Bruno Méndez) e Cantillo; Matheus Araújo, Biro (Giovane) e Romero (Felipe Augusto); Yuri Alberto (Wesley).
Técnico: Mano Menezes