Corinthians tem o melhor começo de temporada dos últimos cinco anos

Corinthians tem o melhor começo de temporada dos últimos cinco anos

Por Diego Salgado

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Foto: Corinthians já venceu cinco partidas em 2015

O Corinthians começou a temporada 2015 com bons resultados. Após sete partidas disputadas, a equipe do técnico Tite conquistou cinco vitórias consecutivas, além de um empate na última partida, contra o Once Caldas, responsável pela classificação à fase de grupos da Libertadores. O aproveitamento corinthiano nos primeiros confrontos do ano, de 76,2%, é o melhor desde 2009.

Há seis anos, o time de Mano Menezes, que contaria com Ronaldo poucas semanas depois, venceu cinco partidas e empatou outras duas na largada da temporada - ou 80,1% dos pontos. Em grande fase, o Corinthians só foi derrotado na 25ª partida daquele ano (3 a 2 para o Atlético-PR, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil). O desempenho ajudou a equipe corinthiana a conquistar o Paulistão de forma invicta.

O Corinthians de 2015, entretanto, é mais sólido na defesa. No total, foram apenas três gols sofridos nos sete jogos - a dupla de zaga chegou a ficar invicta por 494 minutos. Há seis anos, o time acabou vazado em sete oportunidades. O ataque de 2009 fez 18 gols, contra 14 do grupo atual.

No último domingo, após a vitória contra o Palmeiras por 1 a 0, Tite creditou à pré-temporada realizada nos Estados Unidos o bom desempenho nos primeiros jogos de 2015. Além disso, o treinador destacou a manutenção da base do time de 2013 - apenas Anderson Martins, Danilo Fernandes, Ferrugem e Lodeiro deixaram o clube. Em contrapartida, cinco atletas foram contratados: Mendoza, Edilson, Edu Dracena, Cristian e Vagner Love, que ainda não estreou).

Além de bater o rival fora de casa, no segundo jogo do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o Marília por 3 a 0, também pelo estadual. Na Libertadores, goleou o Once Caldas em casa (4 a 0) e arrancou um empate por 1 a 1 em Manizales. No Torneio da Flórida, o time acabou derrotado na estreia pelo Colônia (1 a 0). Na partida seguinte, derrotou o Bayer Leverkusen de virada. A equipe alvinegra também fez 3 a 0 no Corinthian-Casuals, no amistoso disputado na Arena Corinthians, no último dia 24.

O pior começo de temporada foi registrado em 2014. Com Mano Menezes à frente do time, o Corinthians venceu apenas dois jogos nos sete primeiros confrontos. A equipe empatou uma vez e acabou derrotada em quatro partidas, incluindo uma goleada pelo placar de 5 a 1 para o Santos. O ataque marcou somente seis gols. A defesa sofreu 12.

Apesar do bom início em 2015, Tite não conseguiu superar o desempenho alcançado no começo da segunda passagem. À época, a partir da 31ª rodada do Brasileirão (vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras), a equipe alvinegra conquistou 17 pontos em 21 possíveis, com cinco triunfos e dois empates. Os resultados, no entanto, não foram suficientes para que erguer a taça do Brasileirão - o time acabou na terceira colocação.

Desempenhos

2009
Corinthians 5 x 1 Estudiantes (amistoso)
Corinthians 2 x 2 Barueri (Paulistão)
Bragantino 0 x 1 Corinthians (Paulistão)
Corinthians 2 x 0 Botafogo (Paulistão)
Corinthians 4 x 1 Oeste (Paulistão)
Paulista 2 x 3 Corinthians (Paulistão)
Corinthians 1 x 1 Portuguesa (Paulistão)

2015
Corinthians 0 x 1 Colônia (amistoso)
Corinthians 2 x 1 Bayer Leverkusen (amistoso)
Corinthians 3 x 0 Corinthian-Casuals (amistoso)
Corinthians 3 x 0 Marília (Paulistão)
Corinthians 4 x 0 Once Caldas (Paulistão)
Palmeiras 0 x 1 Corinthians (Paulistão)
Once Caldas 1 x 1 Corinthians (Paulistão)

Veja Mais:

  • Oswaldo defendeu utilização da cor verde em homenagem à Chapecoense

    Oswaldo comenta tragédia da Chapecoense e é mais um a defender cor verde no Corinthians

    ver detalhes
  • Sala de cabines de TV da Arena passa a ser chamada Lilácio Pereira Jr.

    Corinthians batiza sala de transmissões da Arena em tributo a vítima de acidente

    ver detalhes
  • Golaço de Marlone sobre Cobresal rendeu a ele indicação ao Puskás

    Marlone supera Messi e Neymar e vai à final do Prêmio Puskás da Fifa

    ver detalhes
  • Luidy (boné) conheceu o CT Joaquim Grava na última quinta-feira

    Contratação do Corinthians vai ao CT pela primeira vez

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes