Venha fazer parte da KTO
x

Sem espaço no profissional, jogadores da base devem ter dispensa até o fim do ano

44 mil visualizações 103 comentários Reportar erro

Por Vinícius Souza*

Pedro Henrique (à direita) é um dos possíveis jogadores que podem deixar o Timão no final do ano

Pedro Henrique (à direita) é um dos possíveis jogadores que podem deixar o Timão no final do ano

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O futuro das categorias de base é um dos assuntos que mais causam preocupação no torcedor corinthiano. Celeiro de craques como Rivellino, Casagrande e Deco, o Timão tem dado atenção especial aos garotos “formados em casa” – somente no último mês, três promessas de divisões menores do Parque São Jorge assinaram seu primeiro contrato profissional. Mas o sonho de vestir a camisa alvinegra pelo time principal nem sempre se concretiza.

Em fevereiro, ao assumir a presidência do Corinthians, Roberto de Andrade se comprometeu a cortar os gastos em excesso da antiga gestão de Mário Gobbi. Além de demissões de funcionários, o clube decidiu encerrar a parceria que mantinha com o Flamengo de Guarulhos, já que o centro de treinamento da base seria inaugurado ainda este ano – o Timão usufruía das estruturas do aliado, enquanto ficava responsável pelos custos com o departamento amador e profissional.

“A parceria com o Flamengo de Guarulhos foi que jogamos a Série A-3, mas ela é muito curta e muito dura para esses caras muito jovens , que irão enfrentar jogadores maduros com mais de 27 anos ou até mesmo veteranos, caras bem cascudos, não sei se é o ideal”, disse Alessandro, ex-jogador e atual coordenador da base, ao portal ESPN.com.br.

Segundo o dirigente, os atletas nascidos no ano de 1995 que não forem aproveitados no elenco profissional serão dispensados ao término da temporada. O motivo? Os jovens não poderão disputar a próxima edição da Taça São Paulo de Futebol Júnior, que começa em janeiro de 2016.

“Nós vamos discutir muito mais sobre isso e encontrar um caminho para os jogadores que têm qualidade, iremos sofrer com isso no final do ano, vários jogadores de qualidade nascidos em 95 serão dispensados porque não conseguimos encaixar no profissional e não têm mais idade para a Copa São Paulo”, revelou o coordenador, que descartou um futuro empréstimo dos jogadores.

“Não acho que seja bom, porque dificilmente eles jogam e têm condições de voltar, porque aqui eles são observados sempre, tem toda nossa equipe que acompanha esse atleta, mas quando vão para fora é complicado de acompanhar porque o dia a dia do futebol é muito cheio”, explicou.

Diante do problema, o MEU TIMÃO foi atrás dos atletas que podem deixar o Corinthians em breve. Vale destacar que outros jovens já atingiram a idade permitida na maior competição de base do Brasil, mas têm destino traçado: Caíque França, Gustavo Viera, Isaac Prado, Marciel e Rodrigo Sam já treinam com o time profissional, enquanto Zé Paulo cumpre empréstimo no Rio Ave (POR) até julho de 2016. Confira:

Brayan Riascos

Contratado em 2013, Riascos foi um dos corinthianos envolvidos na parceria com o Bragantino, firmada em abril. Centroavante de força e velocidade, o colombiano disputou apenas duas partidas pela equipe de Bragança, atual 9ª colocada da Série B. Aos 20 anos, o jogador, que acumula passagens por Flamengo de Guarulhos e Trofense (POR), tem contrato com o Timão até 31 de dezembro de 2015.

Lucas Ballardin

Criado no Terrão, Lucas é um dos jogadores com mais tempo de clube da atual safra Sub-20. Em 2000, aos cinco anos de idade, o então garoto ingressou no futsal do Timão. Algumas temporadas depois, decidiu migrar para o futebol de campo, onde passou a atuar como zagueiro. Nesta temporada, participou do elenco campeão da Taça São Paulo, mas não ganhou oportunidades no elenco profissional. Seu contrato vai até 30 de setembro de 2016.

Lucas Henrique

Titular da equipe Sub-20, Lucas passou pelas divisões de base do São Bernardo antes de chamar a atenção do Corinthians. No início da temporada, foi um dos atletas que disputaram a Série A-3 do Campeonato Paulista pelo Flamengo de Guarulhos. Também com 20 anos, o zagueiro tem sido constantemente utilizado pelo técnico Osmar Loss, que comanda o time no Estadual. Seu vínculo com o Timão expira em 31 de dezembro de 2015.

Paulo César

No clube desde 2011, PC é um dos nomes mais conhecidos das categorias de base. Com passagens pelo Sub-17 e Sub-20, o volante fez parte dos elencos que disputaram as últimas três edições da Copa São Paulo. Em 2015, após vencer o torneio com o Timão, defendeu as cores do Velo Clube na Série A-2 do Campeonato Paulista. Permanecerá no Corinthians, ao menos, até 1º de abril de 2016.

Pedro Henrique

Em 2015, Pedro Henrique iniciou a temporada com o elenco Sub-20, mas acabou chamado de última hora por Tite após a saída de Anderson Martins. Integrado à divisão principal, participou da Florida Cup, nos Estados Unidos, e ainda pôde ser campeão da Copinha. Acabou emprestado ao Bragantino, mas retornou ao Parque São Jorge para o Campeonato Paulista da categoria. Tem contrato até 14 de dezembro de 2016.

Rafael

Assim como Paulo César, Rafael é um dos jogadores mais experientes da divisão Sub-20. Campeão da Taça São Paulo, o zagueiro foi titular na disputa pelo Campeonato Brasileiro da categoria, além de ser figura carimbada no atual time de Osmar Loss. Vinculado ao Timão até 31 de dezembro de 2015, o defensor sonha com uma chance na equipe profissional corinthiana.

Ruan

Nascido no Rio de Janeiro, Ruan foi contratado pelo Corinthians no ano passado. Em seu segundo ano de clube, integrou o elenco campeão da Copa São Paulo, mas também não despertou o interessa da comissão técnica profissional. Atualmente, o lateral-esquerdo disputa uma vaga no time titular com Léo Príncipe, camisa 6 de Osmar Loss. Aos 20 anos, ficará no Parque São Jorge até 31 de dezembro de 2015.

*Colaborou sob supervisão de Mayara Munhoz.

Veja Mais:

  • Corinthians conhece adversários da primeira fase da Sul-Americana

    Corinthians conhece adversários da fase de grupos da Sul-Americana; confira

    ver detalhes
  • Corinthians pode faturar mais de R$ 50 milhões em caso de título na Sul-Americana

    Saiba quanto o Corinthians pode faturar com participação na Sul-Americana de 2024

    ver detalhes
  • Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    Corinthians vence o Grêmio fora de casa e estreia com o pé direito no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    Maycon tem lesão confirmada após exames e se torna preocupação para o Corinthians

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians retomou os trabalhos nesta segunda-feira

    Elenco do Corinthians se reapresenta para 'intertemporada' sem presença de técnico; entenda

    ver detalhes
  • A atividade deve acontecer na Vila Belmiro, mas sem presença da torcida

    Corinthians marca jogo-treino contra rival para esta semana; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: