Casagrande contradiz Roberto de Andrade e exalta Democracia Corinthiana

16 mil visualizações 55 comentários

Por Meu Timão

Casagrande rebateu críticas a Democracia Corinthiana feitas por Roberto de Andrade

Casagrande rebateu críticas a Democracia Corinthiana feitas por Roberto de Andrade

Divulgação

Um dos responsáveis pela Democracia Corinthiana, o ex-jogador Casagrande fez questão de responder as declarações feitas pelo presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, durante seu depoimento na CPI do Futebol nessa semana.

Roberto afirmou que o ato "pouco contribuiu ao clube" e que apenas dois ou três jogadores mandavam no elenco, ao contrário do que era divulgado na mídia. A declaração não foi bem aceita pelo ex-atacante, que explicou a importância do ato dentro e fora dos gramados.

"A Democracia Corintiana foi um dos movimentos mais importantes, se não o mais importante, da história do futebol mundial. Teve participação ativa na redemocratização do país. Nós vivíamos em uma ditadura militar e as coisas estavam meio paradas, as pessoas estavam desgastadas. Apesar da anistia em 1979, não acontecia nada de novo, não surgia nada com força e expressivo para a gente lutar pela democracia no Brasil. E então surgiu a Democracia Corintiana", explicou Casagrande, em entrevista à Folha de S. Paulo.

"Em termos de futebol, a Democracia foi bicampeã paulista, em 1982 e 1983. Chegamos a duas semifinais do Brasileiro, em 1982 e 1984. O Corinthians ficou conhecido internacionalmente através da Democracia Corintiana. Há vários documentários internacionais sobre a Democracia Corintiana. Já recebi jornalista de muitos lugares do mundo para falar sobre o assunto. A Democracia Corintiana foi grande", completou o ex-atacante.

Atualmente comentarista, Casagrande deixou claro que respeita a opinião de Roberto de Andrade, mas disse que o presidente se inclui em um grupo de pessoas incapazes de participar de uma democracia.

"Quanto ao Roberto de Andrade, ele está sem conhecimento de causa para falar. Não tem propriedade alguma para falar. Se é uma opinião dele, eu respeito. Mas posso dizer que fomos bicampeões paulistas. Para aquela época, era bastante. O Corinthians não ganhava um bicampeonato há anos. O time não tinha um artilheiro do Paulista desde 1966, e eu fui em 1982. Para o futebol do Corinthians, acho que acrescentou muito. E se você for conversar com aqueles que realmente gostam e torcem pelo Corinthians, você vai ver o tamanho e a importância da Democracia Corintiana", ressaltou.

"Essas pessoas que ele fala que mandavam éramos eu, Wladimir, Sócrates e Adilson [Monteiro Alves, diretor de futebol à época]. As pessoas que eram contra a Democracia ou que não sabem o que é uma democracia falam isso. Aquelas pessoas que não têm poder ativo e que não têm personalidade para participar de uma decisão sempre falam que dois ou três que mandam em uma democracia. Mas são essas pessoas que são incapazes de participar. E eu acho que o senhor Roberto de Andrade é dessa maneira", finalizou.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto marcou três gols contra o Atlético-GO e ajudou a garantir a classificação do Corinthians à semifinal da Copa do Brasil

    Corinthians tem noite inspirada de Yuri Alberto, goleia o Atlético-GO e vai à semi da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Vítor Pereira confirmou que Duilio falou sobre renovação de contrato com o treinador; técnico tem vínculo com o clube até o final de 2022

    Vítor Pereira confirma oferta do Corinthians por renovação e diz que tomará decisão no final do ano

    ver detalhes
  • Yuri Alberto marcou três gols na classificação do Corinthians na Copa do Brasil e foi eleito o melhor da noite do Timão

    Artilheiro da noite beira o dez e é o melhor em classificação do Corinthians; reserva é o pior

    ver detalhes
  • Titular do Corinthians contra o Atlético-GO, Fagner desmentiu rumores de má relação com Vítor Pereira após a partida

    Fagner afasta rumores sobre relação com Vítor Pereira e nega problema com o treinador do Corinthians

    ver detalhes
  • Vítor Pereira garantiu que o elenco corinthiano está unido

    Vítor Pereira nega problemas com elenco do Corinthians e valoriza união após classificação

    ver detalhes
  • Yuri Alberto foi um dos jogadores mais elogiados pela Fiel

    Trio se destaca e recebe elogios em goleada do Corinthians na Copa do Brasil; veja tuítes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de João

    Ranking: 8208º

    João 184 comentários

    @joao.douglas.cavalca em

    A globo deve estar puta, porque gosta de queimar o Timão vai um comentarista da casa e exalta a história do poderoso Timão!

  • Foto do perfil de rubens

    Rubens 10 comentários

    @rubao10 em

    Roberto de Andrade foi infeliz no comentário. Corinthians é Corinthians, passado, presente e futuro. O que diferencia a gente de qualquer outro "clube"? Exatamente que isto aqui é mais que um clube! Certos feitos em nossa história vão muito além dos gramados. Eu sou corinthiano porque a invasão de 76 é mais importante que um título pra mim, eu sou corinthiano porque foram os únicos jogadores que tiveram culhões em plena ditadura de subir aos gramados com faixas pela volta da democracia, eu sou corinthiano porque foi o primeiro clube a permitir a entrada de negros em campo ou como associados. Eu sou corinthiano porque nos momentos de dificuldade de nosso rivais, esquecemos os gramados e os ajudamos, vide jogo da barricas ou na segunda guerra mundial quando quiseram expropriar o estádio do palestra. Se pra qualquer um que diz que isso é menos importante do que um título, digo que este sujeito não sabe o que é Corinthians.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Edson

    Ranking: 15º

    Edson 28543 comentários

    55º. @edsonteo em

    Este atual presidente perdeu uma grande oportunidade de ficar calado...

  • Foto do perfil de Cleidson

    Ranking: 16º

    Cleidson 27542 comentários

    54º. @cleidson em

    Roberto foi muito mal no que falou

  • Foto do perfil de Tiago

    Ranking: 248º

    Tiago 4189 comentários

    53º. @tiago.aurelio1 em

    Respeita a história

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 7º

    Guilherme 42959 comentários

    52º. @guilherme.teixeira.d em

    Boa casão.

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 7º

    Guilherme 42959 comentários

    51º. @guilherme.teixeira.d em

    O Presidente vive no mundo da lua, pau mandado.

  • Foto do perfil de José

    Ranking: 797º

    José 1904 comentários

    50º. @timaoceara em

    A única justificativa para o Roberto de Andrade ter falado isto é: 1- ele era filho de militar e preferia continuar com a ditadura a ter uma democracia; 2 - vivia em outro planeta e não viu o movimento. Não falo nem nos resultados citados com muita propriedade pelo Casa Grande, falo da visibilidade, Jogadores da democracia corintiana participaram DIRETAMENTE da da história política do país, levaram o nome do CORINTHIANS a ser conhecido fora do cenário do futebol, participaram(com direito a discurso) do maior comício que este país já viu, participaram dos megas showmícios sempre levando a bandeira do Corinthians, subiram ao palco com grandes artistas do cenário musical, que em agradecimento sempre vestiam a camisa do Corinthians... E mais e mais e mais... Portanto seu Roberto, guardada as devidas proporções provocadas pelas limitações de cada época, podemos considerar que aquele foi o período de maior visibilidade, nacionalmente e internacionalmente, que o Corinthians viveu.

  • Foto do perfil de CLÁUDIO

    Ranking: 56º

    ClÁudio 12518 comentários

    49º. @soucorinthians em

    Depois de ler o que o Casagrande falou, não vejo necessidade de acrescentar nada, disse tudo. CORINTHIANS SEMPRE.

x