Ex-jogador do Timão afirma que esquema de Tite no Corinthians é manjado

Ex-jogador do Timão afirma que esquema de Tite no Corinthians é manjado

Por Meu Timão

13 mil visualizações 192 comentários Comunicar erro

Zé Elias analisou atual momento do Corinthians e previu dificuldades ao time de Tite devido ao já conhecido 4-1-4-1

Zé Elias analisou atual momento do Corinthians e previu dificuldades ao time de Tite devido ao já conhecido 4-1-4-1

Foto: Reprodução/ESPN Brasil

A atuação aquém do Corinthians diante do Grêmio, neste domingo, pela estreia do Campeonato Brasileiro, foi criticada por grande parte dos torcedores e da imprensa esportiva. Ídolo da Fiel, o agora comentarista esportivo Zé Elias não poupou críticas ao empate por 0 a 0 e disse que o esquema tático de Tite, o famoso 4-1-4-1, não é mais novidade para nenhum adversário.

“As duas equipes têm essa característica de ser organizadas, principalmente na parte defensiva, com uma linha de quatro, seus dois volantes, o Corinthians com um volante, mas com a ajuda do Elias que recua. São equipes organizadas, mas do meio pra frente têm alguns problemas. Acredito que a equipe do Grêmio tenha criado um pouco mais, por conta das características dos jogadores, mesmo num momento ruim”, iniciou Zé Elias, durante o programa Bate-Bola, da ESPN Brasil.

“Acho que o Luan tem mais capacidade do que o próprio Marquinhos Gabriel, que entrou hoje. Falta um pouquinho de entrosamento, Giovanni ficou no banco, Romero mais uma vez tem a oportunidade de começar jogando e não joga bem. E aquela história: o Grêmio tem as suas variações, tem as suas possibilidades de mudanças, você vê hoje que o Roger tira o Douglas porque prefere outro sistema de jogo, outra característica de jogo”.

Ao citar as cartas na manga do técnico Roger Machado, que garantiu ponto importante dentro da Arena para a sequência da temporada, Zé Elias foi incisivo. “Entra no que eu acho que o Corinthians precisa mudar. O Corinthians há dois anos, praticamente um ano e meio, joga dessa forma, com esse sistema de jogo, 4-1-4-1, com as mesmas características, marcação saída de velocidade, retomada com o Elias na projeção, nos espaços vazios. Coisa que todo mundo já sabe, todo mundo já sabe como vai jogar contra o Corinthians, como vai enfrentar o Corinthians”, explicou.

“E aí cabe uma crítica ao treinador no sentido de: o Tite, que é bom treinador, mas você precisa se adaptar também à qualidade dos jogadores que você tem. Se não está dando esse 4-1-4-1, uma insistência, eu não sei por que continua insistindo com Guilherme como meia. Põe o Guilherme como centroavante, muda a característica, você tira o homem de referência e tem um jogador que se movimenta um pouquinho mais pra chamar a marcação pras projeções dos jogadores de meio de campo”, completou.

Revelado nas divisões de base do Parque São Jorge, Zé Elias caiu nas graças da torcida corinthiana após atuações incansáveis. Com muita raça e aplicação tática, o volante chegou a ser convocado para defender a Seleção Brasileira em 1995, ano em que conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil pelo Timão. Apelidado de “Zé da Fiel”, disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, pouco antes de se transferir para o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Com o manto alvinegro, fez 161 jogos e marcou dois gols.

Antes de trocar o assunto, o ex-atleta fez questão de ressaltar o extenso currículo de Tite, porém afirmou que a pressão deve existir. “Esse negócio de: ‘O time está em evolução, estou preparando pra (ser campeão em) 2017’. Mas avisaram as outras equipes que o Corinthians está sendo preparado pra 2017? Porque precisa avisar. Todos os outros treinadores do futebol brasileiro trabalham com a pressão do resultado do dia a dia, você tem que ganhar... A gente tem que respeitar o Tite pelo que fez, mas tem que ter uma cobrança também”, concluiu.

Veja Mais:

  • Jonathas passou por ressonância magnética em clínica de São Paulo nesta quinta à tarde

    Jonathas é submetido a exame fora do CT e vira dúvida no Corinthians

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito, de 21 anos, chega ao Corinthians ainda em setembro

    Corinthians já tem data para chegada e destino inicial definidos de atacante do Coritiba

    ver detalhes
  • Jair manteve a formação escolhida no treino desta quarta-feira

    Jair mantém formação do Corinthians sem centroavante e indica equipe para enfrentar o Internacional

    ver detalhes
  • Tite cumprimentou Amarilla em forma de protesto: "Fui cínico"

    De Amarilla a desabafo de Fagner: Timão também foi prejudicado em torneios recentes da Conmebol

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Jonatham

    Ranking: 1796º

    Jonatham 554 comentários

    por @jonathammorais

    O problema é pensar que Rodriguinho é Renato Augusto, Que Bruno Henrique é Ralf, que Lucca é até sair o contestado Malcom...

  • Foto do perfil de Washington

    Ranking: 1832º

    Washington 541 comentários

    por @washington09

    Gostei dessa frase - (? Esse negócio de:? O time está em evolução, estou preparando pra (ser campeão em) 2017? Mas avisaram as outras equipes que o Corinthians está sendo preparado pra 2017? Porque precisa avisar. Todos os outros treinadores do futebol brasileiro trabalham com a pressão do resultado do dia a dia, você tem que ganhar... A gente tem que respeitar o Tite pelo que fez, mas tem que ter uma cobrança também?, )

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Vanderson

    Ranking: 301º

    Vanderson 2346 comentários

    192º. por @marombero

    Falta mesmo criatividade, vamos ver contra o Vitória...

  • Foto do perfil de Jefferson

    Ranking: 241º

    Jefferson 2691 comentários

    191º. por @jefferson.maceno.ass

    O problema é pensar que Rodriguinho é Renato Augusto, Que Bruno Henrique é Ralf, que Lucca é até sair o contestado Malcom...

  • Foto do perfil de Andre

    Ranking: 991º

    Andre 923 comentários

    190º. por @andre.oliveira53

    Não é manjado e que ele tá vacilando nos jogadores da posicaoa

  • Foto do perfil de jose

    Ranking: 528º

    Jose 1483 comentários

    189º. por @sayed

    Só vocês mesmo paraa se referirem a este bosta como ídolo do Timão. Nunca ou vi como tal, além de um jogador medíocre que teve a oportunidade e a sorte de atuar em um grande time do Timão na época. Isto é um lixo, um traira, pergunta se ele tem pago a pensão das mulher e dos filhos? Isto não vale nada. O que ele fala não mereceria ser publicado. Só poderia ir trabalhar no lixo da ESPN Brasil, comandada por um monte de bananas.

  • Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 18º

    Paulo 17506 comentários

    188º. por @dovahkiin

    Concordo totalmente. Nunca fez nada significativo pelo Corinthians.

    Foto do perfil de Renato

    Renato 200 comentários

    16/05/2016 às 11h37 por @renato.genu

    Esse Zé Elias só saber criticar, foi um jogador que jogava com muita raça e ponto final...não foi nem Rincon, nem Vampeta e acha que sabe muito de tática. Não dá pra considerar o que ele fala.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 3086º

    Fernando 307 comentários

    187º. por @espartanoalvinegro

    Não sei porque levam tão a sério esse lambari ingrato...adora falar mau do Corinthians...mais um dos ingratos revelados no terrao

  • Foto do perfil de Cleber

    Ranking: 1779º

    Cleber 559 comentários

    186º. por @cleber.urdiale.seque

    O mesmo blábláblá de começo de BR. Igual ao ano passado, só que com o Inter. O pessoal desta mesma emissora falava que o favorito era o Inter e o Timão ia brigar para não cair, que o Tite estava manjado. No final do ano estavam falando "melhor técnico do Brasil". E olha que este ano na liberta a queda foi por um time de tradição, e com dois empates, diferente do que foi ano passado.

  • Foto do perfil de Renato

    Ranking: 106º

    Renato 4784 comentários

    185º. por @renato.de.oliveira1

    Zé Elias foi cirúrgico em seus comentários. Se tem algo que eu abomino no Tite, além de sua teimosia em insistir com determinados jogadores que não rendem, é o fato dele querer a todo custo manter este esquema de jogo manjado do 4-1-4-1 e ainda querer que o jogador se adapte a este esquema. Na minha opinião, o treinador deve na medida do possível fazer com que a equipe jogue de duas ou três maneiras diferentes. Além é claro de montar o esquema tático respeitando as características de seus atletas. Outra coisa que também não admito é ver o Tite com esse papinho de que está montando o time para ser campeão em 2017. Aí eu pergunto: será que o Tite já combinou com os outros clubes que apenas o Corinthians será campeão em 2017? E se o Corinthians não vier a ser campeão em 2017, qual será a desculpa que o Tite dará? A de que a outra equipe jogou mais e mereceu o título? A verdade é que se fosse em qualquer outro clube do Brasil o Tite já estaria sendo cobrado por resultados pela diretoria.

  • Foto do perfil de Tales

    Ranking: 1066º

    Tales 872 comentários

    184º. por @tales1910

    E não terá mesmo.
    o suco terá de sair, com os que temos.

    Foto do perfil de Billy

    Billy 2319 comentários

    16/05/2016 às 20h14 por @alex.sccp3

    Nisso até concordo, o elenco não é péssimo como a maioria prega por aqui.
    E um elenco bom, precisa ser melhor lapidado com tempo e trabalho, mas no meio do futebol isso é muito difícil se os resultados não aparecem.
    Mas num geral cara Tite não tem os limões necessários não, precisamos de ao menos 2 ou 3 nomes de respeito mesmo pra esse time passar a ter mais respeito e funcionar melhor.

  • Foto do perfil de Billy

    Ranking: 307º

    Billy 2319 comentários

    183º. por @alex.sccp3

    Nisso até concordo, o elenco não é péssimo como a maioria prega por aqui.
    E um elenco bom, precisa ser melhor lapidado com tempo e trabalho, mas no meio do futebol isso é muito difícil se os resultados não aparecem.
    Mas num geral cara Tite não tem os limões necessários não, precisamos de ao menos 2 ou 3 nomes de respeito mesmo pra esse time passar a ter mais respeito e funcionar melhor.

    Foto do perfil de Tales

    Tales 872 comentários

    16/05/2016 às 20h04 por @tales1910

    N me senti incomodado.
    Dizer Limonada sem Limão é inaceitável.
    Ele tem peças para mudar.
    Por escalação errada estamos fora da Libertadores.
    O time é bom, e próprio André ainda pode ser útil, mas precisa ser preservado.