De último reserva a titular incontestado: o legado de Felipe no Corinthians

De último reserva a titular incontestado: o legado de Felipe no Corinthians

Felipe deixa o Corinthians após quatro anos e seis meses

Felipe deixa o Corinthians após quatro anos e seis meses

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

O zagueiro Felipe se despediu do Corinthians neste domingo, exatos 1593 dias após ser apresentado na sala de imprensa do CT Joaquim Grava ao lado de Cássio sob status de reserva. Mais do que os R$ 24 milhões que a negociação com o Porto deve render ao Timão, o beque deixa em terras alvinegras um legado de paciência e superação.

Ao longo de boa parte de 2012, quando chegou ao Corinthians, Felipe foi última opção de Tite para o setor defensivo, atrás dos titulares Chicão e Leandro Castán e dos reservas Paulo André e Wallace. Tanto que, mesmo fazendo parte do elenco alvinegro, não foi inscrito e portanto não é considerado campeão da Libertadores.

Até meados de 2014, convivia sob críticas pesadíssimas da torcida, que inclusive fizeram os pais chorarem, tais como "sua mãe nunca deveria ter te parido". Aqui, cabe destacar a paciência que o camisa 28 teve em seus primeiros anos no Corinthians, sempre chamando atenção da comissão técnica nos treinamentos pela velocidade e impulsão. Quando entrava em campo para tapar algum buraco, contudo, sofria com a impaciência da torcida e acabava ficando marcado por falhas pontuais.

Evoluindo nos treinos até se tornar primeira opção, Felipe tornou-se titular no início de 2015 ao lado de Gil, aproveitando-se do inesperado retorno de Anderson Martins ao futebol árabe. Ainda assim, era constestado fora... e dentro do clube.

Em conversa informal com um membro da alta cúpula corinthiana na época, ouvi as seguintes palavras: "Sabemos que Felipe não está à altura de uma Libertadores, então estamos à procura de um zagueiro". Vendo no que o camisa 28 do Corinthians se tornou ao longo dos últimos anos, me pergunto hoje quem é que não estava à altura de quem nessa história.

Felipe não foi campeão da Libertadores. Entretanto, foi titular e pouco falhou nos dois últimos anos. Ganhou até chance na Seleção Brasileira. E, aos 27 anos, tornou-se alvo do mercado europeu, onde pode evoluir e se valorizar ainda mais (diferente dos que trocaram o Parque São Jorge pela China).

Felipe se emocionou ao falar da "família" que deixará para trás ao fechar com o Porto. E ninguém melhor do que Tite, que foi o paizão durante boa parte dessa trajetória de mais de 1500 dias, para definir a passagem do zagueiro pelo clube alvinegro: "Ele dignificou a camisa do Corinthians".

Sobre o legado deixado por Felipe, vale sempre lembrar: mais paciência, tanto da torcida quanto da diretoria, com qualquer jogador. Todos, afinal, merecem chances para se superar e então dignificar a camisa do Corinthians.

Veja Mais:

  • Pablo explica tratativas paradas por permanência no Corinthians: 'Já conversamos, mas não deu certo'

    [Marco Bello] Pablo explica tratativas paradas por permanência no Corinthians: 'Já conversamos, mas não deu certo'

    ver detalhes
  • Apesar de oscilação do Timão, nenhuma equipe tem tirado diferença para primeira colocação

    A 13 jogos do fim do Brasileirão, vantagem do Corinthians na liderança segue de dez pontos

    ver detalhes
  • Corinthians volta a provocar rival no Twitter e leva Fiel à loucura

    DVD e entortada de Rodriguinho: Corinthians volta a provocar rival no Twitter

    ver detalhes
  • Carlinhos é um dos convocados para o amistoso na Espanha

    Com três reforços do profissional, Corinthians confirma dois amistosos do Sub-20 na Espanha

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de Paulo

    Ranking: 2633º

    Paulo 279 comentários

    por @paulo.cezar.sousa

    Trabalhou com humildade e teve o apoio dos companheiros e comissão técnica. Um grande caráter, joga limpo e é honrou o manto do Timão.

  • Foto do perfil de Alexandre,

    Ranking: 104º

    Alexandre, 4045 comentários

    por @alexandress30

    Felipe é exemplo de paciência e superação. Agora receber crítica dizendo que nunca deveria ter parido? Isso é típico de torcedor vagabundo, ordinário que não tem o que fazer e acha que entende de futebol e não sabe porcaria nenhuma.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Alexandre,

    Ranking: 104º

    Alexandre, 4045 comentários

    81º. por @alexandress30

    Foi consultar o Papa pra dar aula de religião pra mim? Virou paga pau de professor de história? Você está é incomodado pela atitude de não aceitar as verdades nuas e cruas. Não misture religião com futebol estamos no século XXI e para a sua informação eu trabalho, tenho emprego, sou formado e tenho família. Não me considero vagabundo, ordinário e muito menos ignorante como você. Isso que você acaba de escrever faz você menos ser humano como já é. Eu xinguei aquele torcedor que postou aquela frase se você sabe ler, mais uma vez em nenhum momento eu falei da torcida. Não estou generalizando. Aquilo foi destinado àquela pessoa que tomou a atitude imprudente de ter postado aquilo. Só isso. Você vem, me negativa e quer dar uma de moral comigo? Eu estou acima das suas atitudes e além de seus pensamentos. O que você faz ou o que disser pra mim é dar descarga na privada pra aliviar um pouco das suas merdices.

  • Foto do perfil de Alexandre,

    Ranking: 104º

    Alexandre, 4045 comentários

    80º. por @alexandress30

    Sabia que você ia responder, mas não à altura, porque só vi complexo de inferioridade em você. Não adianta discutir com um perfeito BABACA que é você, se eu irei nos jogos ou não isso é problema meu e não seu. Os que deram soco pra cima do meu comentário é que entenderam o que eu quis dizer e são totalmente ao contrário de você. Seus argumentos só pioram e a sua forma de pensar faz com que você sinta um perfeito IMBECIL que tu és. Não irei perder meu tempo que é precioso demais para um IGNORANTE. Doa a quem doer, porque você não é melhor do que ninguém. Apenas um perfeito IDIOTA de cabeça pequena. Só tenho pena de você, cara.

  • Foto do perfil de Alexandre,

    Ranking: 104º

    Alexandre, 4045 comentários

    79º. por @alexandress30

    Hipócrita, eu? Elevação espiritual? Kkkkkkkk... Meu Deus, agora percebi o quanto existem indigentes mentais como você. Quem perdeu a oportunidade de ficar quieto e refletir foi você, cara, eu apenas critiquei a forma de como xingaram o Felipe e xinguei aquele que disse tal frase em nenhum momento falei mal da torcida. Torcedor tem direito a protestar, normal. Desde que seja de forma pacífica. Mas o que eu não aceito é intolerância daqueles que defendem argumentos como você que aceitou a forma que xingaram o zagueiro que também é ser humano. Energúmeno como você não tem capacidade o suficiente de entender. Na boa, velho, parabéns pela sua postura de medíocre você merece uma medalha de honra. Eu pensava que você fosse mais inteligente, mas há aqueles que são sábios. O problema é que você não se encaixa em nenhum dos dois. Ô dó.

  • Foto do perfil de Rodrigo

    Ranking: 6371º

    Rodrigo 85 comentários

    78º. por @rodrigo.queiroz1

    Pois é quem era Felipe no Corinthians sai com muita mora jogando com o Gil também ficou fácil. Mas é um baita jogador boa sorte para ele.

  • Foto do perfil de Lourival

    Ranking: 75º

    Lourival 5306 comentários

    77º. por @lourival.junior

    Agora os retardados que criticavam com xingamentos descabidos, coloquem a mão na consciência e vejam a merda que vocês estavam fazendo ao clube!

  • Foto do perfil de Alexandre,

    Ranking: 104º

    Alexandre, 4045 comentários

    76º. por @alexandress30

    Agora são dois.

    Foto do perfil de Ricardo

    Ricardo 452 comentários

    13/06/2016 às 11h39 por @ricardo.gomes20

    Só um negativou! Provavelmente deve ser o responsável pelo tal comentário.

  • Foto do perfil de Alexandre,

    Ranking: 104º

    Alexandre, 4045 comentários

    75º. por @alexandress30

    Cara, na boa, pelo jeito que tu escreveu, deu a impressão que foi você quem disse horrores do Felipe, inclusive, a frase. Eu vim criticar a forma de como o torcedor foi xingar o Felipe sendo que ele também é um ser humano, não é uma máquina e não merecia ser tratado dessa forma. Seria a mesma coisa se te xingassem o seu filho, você gostaria de ouvir ou ler isso de alguém? Os caras xingam até a mãe e você vem pedir respeito? Desculpe cara, mas falso moralismo comigo NÃO COLA. Se eu não tenho teto de vidro, imagine você, o nível da desgraça alheia caindo por água abaixo.

  • Foto do perfil de Amanda

    Ranking: 36ª

    Amanda 896 comentários

    74º. por @amanda.vargas

    Felipe dignificou a camisa do Corinthians! Ídolo pra Caralh*o

  • Foto do perfil de Jefferson

    Ranking: 1744º

    Jefferson 432 comentários

    73º. por @jefferson.silva66

    Valeu Felipe, boa sorte.
    Vamos ficar na torcida por você.

  • Foto do perfil de Alan

    Ranking: 2391º

    Alan 309 comentários

    72º. por @alan.santana5

    Cumpriu bem sua missão no Corinthians. Sai pela porta da frente com o respeito da fiel. Boa sorte Felipe, seja feliz.