No dia em que completaria 63 anos, Sócrates é homenageado em Itaquera

No dia em que completaria 63 anos, Sócrates é homenageado em Itaquera

1.5 mil visualizações 34 comentários Comunicar erro

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou simplesmente Sócrates, vai ganhar uma homenagem para lá de especial neste domingo, 19 de fevereiro, dia em que completaria 63 anos de vida. O aniversário do Eterno Doutor será celebrado por ex-jogadores da Democracia Corinthiana, personalidades do futebol e torcedores na UPA 24 horas “26 de Agosto”, que ganhou tal nome em sua homenagem.

Primeira da zona leste da cidade de São Paulo, a Unidade de Pronto Atendimento foi inaugurada no ano passado. O nome foi um tributo a Sócrates, que marcou seu primeiro gol como jogador do Corinthians nesse dia, em 1977, contra a Ferroviária-SP, no Pacaembu.

Segundo Anderson Araüjo, um dos idealizadores do evento, o encontro será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contará com ídolos do Timão, como Wladimir, parceiro de Sócrates no movimento político denominado Democracia Corinthiana, e Basílio. Katia Bagnarelli, viúva do ex-atleta, também deve comparecer à festa.

Para muitos, Sócrates não é só um ídolo, mas o principal ícone da história do Corinthians. O jogador chegou ao clube em 1978, permanecendo até 1984. Nesse período, disputou 298 jogos, marcou 172 gols e conquistou os títulos dos Campeonatos Paulista de 1979, 1982 e 1983.

O tricampeonato, no entanto, não foi sua conquista de maior importância no período em que defendeu a camisa 8. Com um talento particular para brilhar no meio de campo, o Doutor era diferente de um atleta normal: formado em medicina, foi um dos maiores idealizadores políticos do Brasil.

Sócrates revolucionou o futebol e, em um momento de ditadura no país, foi responsável pelo movimento que descentralizou o poder do clube e criou um sistema de “autogestão”, no qual todos os funcionários tinham o direito de opinar sobre o que acontecia na equipe do Parque do São Jorge.

O ex-meia faleceu na madrugada do dia 4 de dezembro de 2011 em consequência de um choque séptico, uma infecção generalizada causada por uma bactéria. Antes, já havia apresentado problemas de saúde e fora internado duas vezes devido a problemas causados pelo grande consumo de álcool.

A UPA 26 de Agosto está situada à Avenida Miguel Ignácio Curi, 41, em Itaquera, próxima à estação Metrô Itaquera e à Arena Corinthians. O evento está marcado para as 9h.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Andrés Sanchez mostrou incômodo com postura dos empresários de Balbuena

    Andrés Sanchez critica empresários de Balbuena em entrevista a jornal português

    ver detalhes
  • Timão pode erguer troféu da Liga Ouro já na sexta-feira, na casa do São José

    Corinthians vence batalha com quatro prorrogações e fica a uma vitória do título da Liga Ouro

    ver detalhes
  • Maioria dos titulares de Loss já completou sétimo jogo no BR; Cássio e Fagner, sequer seis

    Doze corinthianos já completaram sete jogos no Brasileirão; veja quem ainda pode se transferir

    ver detalhes
  • Caetano tem 18 anos e estava no Botafogo

    Corinthians acerta contratação de zagueiro indicado por Barroca, técnico do Sub-20

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes