Venha fazer parte da KTO
x

No dia em que completaria 63 anos, Sócrates é homenageado em Itaquera

1.5 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou simplesmente Sócrates, vai ganhar uma homenagem para lá de especial neste domingo, 19 de fevereiro, dia em que completaria 63 anos de vida. O aniversário do Eterno Doutor será celebrado por ex-jogadores da Democracia Corinthiana, personalidades do futebol e torcedores na UPA 24 horas “26 de Agosto”, que ganhou tal nome em sua homenagem.

Primeira da zona leste da cidade de São Paulo, a Unidade de Pronto Atendimento foi inaugurada no ano passado. O nome foi um tributo a Sócrates, que marcou seu primeiro gol como jogador do Corinthians nesse dia, em 1977, contra a Ferroviária-SP, no Pacaembu.

Segundo Anderson Araüjo, um dos idealizadores do evento, o encontro será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contará com ídolos do Timão, como Wladimir, parceiro de Sócrates no movimento político denominado Democracia Corinthiana, e Basílio. Katia Bagnarelli, viúva do ex-atleta, também deve comparecer à festa.

Para muitos, Sócrates não é só um ídolo, mas o principal ícone da história do Corinthians. O jogador chegou ao clube em 1978, permanecendo até 1984. Nesse período, disputou 298 jogos, marcou 172 gols e conquistou os títulos dos Campeonatos Paulista de 1979, 1982 e 1983.

O tricampeonato, no entanto, não foi sua conquista de maior importância no período em que defendeu a camisa 8. Com um talento particular para brilhar no meio de campo, o Doutor era diferente de um atleta normal: formado em medicina, foi um dos maiores idealizadores políticos do Brasil.

Sócrates revolucionou o futebol e, em um momento de ditadura no país, foi responsável pelo movimento que descentralizou o poder do clube e criou um sistema de “autogestão”, no qual todos os funcionários tinham o direito de opinar sobre o que acontecia na equipe do Parque do São Jorge.

O ex-meia faleceu na madrugada do dia 4 de dezembro de 2011 em consequência de um choque séptico, uma infecção generalizada causada por uma bactéria. Antes, já havia apresentado problemas de saúde e fora internado duas vezes devido a problemas causados pelo grande consumo de álcool.

A UPA 26 de Agosto está situada à Avenida Miguel Ignácio Curi, 41, em Itaquera, próxima à estação Metrô Itaquera e à Arena Corinthians. O evento está marcado para as 9h.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Torcidas organizadas do Corinthians realizam nova reunião com a diretoria do Corinthians, líderes de elenco e o técnico António Oliveira

    Torcidas organizadas fazem reunião com diretoria e líderes do elenco no CT

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: