Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians despacha São Paulo e vai à final do Paulistão contra Ponte Preta

233 mil visualizações 320 comentários Reportar erro

Centroavante Jô, Rei dos Clássicos, voltou a deixar o dele neste domingo

Centroavante Jô, 'Rei dos Clássicos', voltou a deixar o dele neste domingo

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Corinthians 1 X 1 São Paulo

Paulista 2017
23 de abril de 2017, 16:00
Corinthians 1 x 1 São Paulo
Neo Química Arena, São Paulo, SP.

O Corinthians é um dos finalistas do Campeonato Paulista 2017. Com gol de Jô, o “Rei dos Clássicos”, o Timão empatou com o São Paulo por 1 a 1, na tarde deste domingo, na Arena Corinthians, pela volta das semifinais estaduais. A equipe alvinegra, que havia triunfado no jogo de ida, no Morumbi, pelo placar de 2 a 0, disputará o título com a Ponte Preta, classificada após eliminar o Palmeiras, justamente na temporada do aniversário de 40 anos do histórico Paulistão de 1977.

O confronto em Itaquera marcou a estreia do novo uniforme número 1 alvinegro para a temporada de 2017: branco com uma faixa preta vertical ao centro, referência à espada de São Jorge, santo padroeiro do clube.

A decisão do Paulistão será disputada em partidas de ida e volta, a primeira com mando da Ponte Preta. As datas, horários e locais dos embates serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na manhã desta segunda-feira, em reunião com representantes das equipes em São Paulo.

PRIMEIRO TEMPO

O início do clássico na Arena evidenciou um Corinthians aparentemente acomodado com o resultado construído no Morumbi. O São Paulo, que necessitava reverter o placar de 2 a 0 sofrido dentro de seus domínios para levar a decisão aos pênaltis, se mostrou mais interessado nos primeiros 30 minutos, embora não tenha obrigado o goleiro Cássio a fazer defesas expressivas.

Mesmo sem a posse da bola e posicionada defensivamente, a equipe corinthiana foi a primeira a levar perigo ao gol adversário. Aos dez minutos, o zagueiro Pablo apareceu na grande área são-paulina e desviou de costas para a meta de Renan Ribeiro. Ainda assim, a bola se perdeu pela linha de fundo.

O time de Rogério Ceni passou a responder de fora da área, sobretudo pelo lado direito, com Wesley, mas Cássio encaixava com certa facilidade. Aos 31, Cueva, principal articular rival, arrematou de longa distância, obrigando o camisa 12 alvinegro a espalmar e evitar o tento são-paulino.

Nos últimos dez minutos, contudo, o Corinthians justificou a alcunha de Timão e respondeu na mesma moeda. Rodriguinho puxou rápido contra-ataque pelo meio e serviu Romero, à direita, que finalizou rasteiro. A bola explodiu na trave do goleiro do São Paulo – e na arquibancada também, por que não, já que a Fiel parecia adormecida a essa altura.

Leia mais: Imagem! Mosaico no setor Leste da Arena Corinthians

Coube ao centroavante mais decisivo do futebol paulista em 2017 estrear o placar na Arena Corinthians. Já nos acréscimos, Jô aproveitou a cobrança de falta da esquerda, dominou dentro da área e bateu de canhota, sem chances para Renan Ribeiro. Os alvinegros, assim, abriam 3 a 0 no marcador agregado, o que obrigava o oponente do Morumbi a se mandar ao ataque a qualquer custo no período complementar.

“Só tenho que agradecer a Deus. Acho que Deus vem fazendo coisas boas na minha vida. Esse grupo está se entregando, correndo e marcando. É merecedor. É continuar, o jogo não está ganho. Agora vamos descansar para, se Deus quiser, conseguir a classificação”, vibrou o camisa 7 do Corinthians, com cinco gols em cinco clássicos na temporada, antes de seguir para o vestiário.

SEGUNDO TEMPO

A estratégia adotada pelo Corinthians de Fábio Carille na etapa complementar do Majestoso foi simples: trocar passes no campo ofensivo e botar o São Paulo na roda. A bola chegaria menos vezes ao gol de Cássio e, portanto, a classificação estaria cada vez mais perto do lado alvinegro. E foi o que aconteceu.

Sem a pressão pelo resultado, Jadson e Rodriguinho se movimentavam pelo meio de campo e davam o tom de uma equipe madura, bem postada defensivamente, porém lenta na transição ao ataque.

Por vezes, o futebol deu espaço ao MMA. Alvinegros e são-paulinos abusavam de jogadas ríspidas e até desleais. Pelo lado do Timão, Guilherme Arana, Jadson, Rodriguinho e Léo Jabá, que acabara de deixar o banco de reservas no lugar de Romero, receberam cartão amarelo.

Aos 38 minutos, porém, susto para Carille. Thiago Mendes se mandou livre pelo meio-campo e lançou o argentino Lucas Pratto. O centroavante bateu na saída de Cássio, empatou o clássico e chamou o São Paulo para cima do Corinthians. Mas o cronômetro jogava a favor do Timão. Sem tempo para mais nada, o árbitro decretou o fim do jogo em solo itaquerense.

Valeu, Fiel!

Veja mais em: Campeonato Paulista, Majestoso, e Fatos marcantes.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida entre Corinthians e São Paulo