Venha fazer parte da KTO
x

Renato Augusto relembra sacrifício de 2013 e problemas financeiros em ano de título do Corinthians

2.9 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Renato Augusto foi fundamental na conquista do Brasileirão em 2015

Renato Augusto foi fundamental na conquista do Brasileirão em 2015

Agência Corinthians

Os últimos anos do Corinthians foram, sobretudo, de conquistas. Apesar disso, mesmo em uma temporada em que o time ergueu canecos, problemas apareceram. O ano era 2013 e o time comandado por Tite tinha tudo para vingar. Mesmo com a Recopa e o Estadual conquistados, as coisas passaram a se complicar com a fraca campanha no Brasileirão. O estopim para uma crise, porém, foi um pênalti perdido por Alexandre Pato contra o Grêmio, na Copa do Brasil. Parte daquele elenco, Renato Augusto revelou que ainda não entende o que pensou o atacante.

"Eu realmente não sei o que aconteceu na cabeça do Pato. É um cara do bem, que trabalha para caramba, mas ali eu realmente não sei o que aconteceu. Foi complicado, tinha muita gente nervosa no vestiário e ao mesmo tempo tinha mais campeonato para jogar. Naquele momento eu me senti na responsabilidade de fazer alguma coisa", contou o meia, em participação no programa Aqui com Benja, da Fox Sports.

Querendo participar, o lesionado camisa 8 corinthiano resolveu ajudar Tite no sacrifício. Precisando de mais tempo para se recuperar, ele abdicou de sua principal função em campo para fechar uma lacuna que o treinador vinha encontrando na hora de escalar sua equipe titular.

"Eu não tinha como jogar, pelo problema no joelho. Então chamei o Bruno e falei que não era legal ficar parado, apesar de estar vindo de cirurgia, faltar um mês para tratar, perguntei se eu podia jogar pelo menos de atacante. O Guerrero tinha fraturado o pé, o Pato não queria mais jogar de centroavante, não tinha mais ninguém. O Bruno me falou que, de centroavante, poderia atuar no máximo 60 minutos", lembrou.

"Aí chamei o Tite e falei "olha, para mim é muito cômodo, agora que a chapa esquentou, falar que estou machucado, mas olha, sei que está sem centroavante, se quiser eu jogo, ajudo". Ele disse que não pagava preço pela saúde de ninguém e pediu para chamar o Bruno. O Bruno confirmou que eu podia jogar e o Tite falou que ia pensar. No dia seguinte me chamou para avisar que queria e eu comecei a jogar por ali. Terminei 2013 de centroavante, mesmo não estando 100%", completou.

Leia também:
Neto volta atrás sobre assumir presidência do Corinthians: 'Não vou, não posso e não quero'
Corinthians reduz custo de manutenção da Arena em mais de 40%; empresa dá sua versão
Xodó do Barcelona, Paulinho relembra recusa de proposta em 2011 e 'fico' no Corinthians

Se naquela temporada os problemas apareciam dentro de campo, dois anos depois o panorama mudou. Com o time encaixado dentro das quatro linhas, Renato lembra como o clube driblou as dificuldades que enfrentava financeiramente. Nesse processo, o meia destacou Roberto de Andrade como grande responsável por manter o grupo focado e motivado para a conquista do Brasileirão.

"O Roberto foi um cara muito importante em 2015. A gente vivia um momento muito delicado, principalmente financeiro. Ele foi sincero. Falou "eu não tenho como pagar". Falou a verdade, que não tinha da onde tirar. Não ficou aquela coisa de "segunda vai estar na conta" e tudo mais. 2015 foi um ano complicado nessa parte. Tivemos que se unir", disse.

"Fomos campeões mesmo com todos os problemas. Nunca deixamos de correr e jogar. Passei praticamente o ano inteiro sem receber uma parte do salário. Depois ele acertou tudo, o Corinthians não me deve nada", frisou.

Com o bom momento no Corinthians, Renato voltou a figurar as listas da Seleção Brasileira e recebeu boa oferta da China. No futebol asiático, o meia segue sendo lembrado por Tite e pelos veículos da mídia nacional, que o colocam no radar de inúmeros times do país. Ligado ao Timão e ao Flamengo, onde começou, o ex-camisa 8 alvinegro não sabe qual time escolheria em uma oportunidade de retorno.

"Eu ia conversar bastante com minha família e definir o que seria melhor de uma forma geral. São dois clubes especiais para mim em momento diferentes da minha carreira. Um eu saí da arquibancada para o campo, foi onde comecei. O outro foi quando voltei da Europa desacreditado e até o próprio Flamengo não quis. Não definiria nada agora, ia falar muito com minha família", concluiu.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians e Renato Augusto.

Veja Mais:

  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Yuri Alberto no jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão de 2023

    Duelo do Corinthians pelo Brasileirão vive impasse e deve ficar sem data; entenda

    ver detalhes
  • O balanço de 2023 do Corinthians, ainda sob o comando de Duilio Monteiro Alves, mostra que até o último dia 31 de dezembro o clube devia R$ 96,2 milhões a bancos e empresários de futebol

    Corinthians fecha 2023 sem diminuir dívidas com bancos e empresários; valor é quase R$ 100 milhões

    ver detalhes
  • O Sub-18 do Corinthians foi reativado nesta temporada

    Sub-18 do Corinthians vira 'Time B' do Sub-20 com jogadores acima da idade e calendário vazio

    ver detalhes
  • Vitória Yaya entrou na segunda etapa e rabiscou no campo ofensivo do Timão

    Corinthians inicia venda de ingressos para jogo do Feminino contra o Fluminense; veja cronograma

    ver detalhes
  • Tévez recebeu alta após ser internado com dores no peito

    Tévez recebe alta na Argentina e já volta a trabalhar normalmente pelo Independiente

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: