Com Adriano, Corinthians tenta frear possível reação do Atlético-PR

Com Adriano, Corinthians tenta frear possível reação do Atlético-PR

Por Meu Timão

Adriano ficará no banco de reservas contra o Furacão

Adriano ficará no banco de reservas contra o Furacão

Foto: Nilton Fukuda / Agência Estado / AE

Corinthians e Atlético-PR se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, pela 34a. rodada do Campeonato Brasileiro, em situações distintas. Enquanto a equipe de Parque São Jorge briga para se manter no topo da tabela e com isso continuar sonhando com o título, o Furacão precisa vencer para seguir sua luta contra o rebaixamento.

Depois de vencer o Avaí com dificuldades e perder para o América-MG, o Corinthians fará sua terceira partida consecutiva contra uma equipe que está com a corda no pescoço em uma sequência que era aparentemente mais fácil.

O Atlético-PR, por sua vez, vem de vitória sobre o xará Goianiense. Um resultado positivo pode até tirar a equipe da zona de rebaixamento, mas para isso é preciso que Cruzeiro e Ceará tropecem em casa contra Internacional e Santos, respectivamente.
saiba mais

Para tentar um bom resultado em São Paulo, o Furacão aposta na velocidade de Guerrón e na bola parada de Paulo Baier. Tite está alerta e já orientou seus atletas a evitarem faltas próximas à área.

A principal novidade do Corinthians é o retorno de Adriano ao banco de reservas. Em melhores condições físicas, o Imperador voltou a ser relacionado pelo treinador depois de ficar quatro jogos fora e poderá ser uma opção para o segundo tempo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite ao vivo para o estado do Paraná e o PFC, em sistema pay-per-view, exibe para todo o Brasil. O jogo também será televisionado no PFC HD e no PFC Internacional.

As escalações

Corinthians: Com o efeito suspensivo que o Corinthians conseguiu em relação a punição do atacante Emerson, o técnico Tite não tem mais nenhuma dúvida em relação a equipe que enfrentará o Atlético-PR: Julio Cesar; Weldinho, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos, Ralf, Paulinho e Danilo; Willian, Emerson e Liedson.

Atlético-PR: O técnico Antônio Lopes tem apenas uma dúvida para escalar o time. O atacante Nieto foi poupado dos treinos da última sexta-feira, e pode ficar fora. Assim, no 4-3-3, o Furacão deve ir a campo com Renan Rocha; Wagner Diniz, Fabrício, Gustavo Araújo e Heracles; Deivid, Wendel e Paulo Baier; Marcinho, Guerrón e Adaílton (Nieto).

Quem esta fora

Corinthians: O lateral-direito Alessandro cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Além dele, estão fora Alex, Jorge Henrique e Moradei, todos machucados.

Atlético-PR: O zagueiro Manoel foi vetado pelo departamento médico do clube com dores na coxa. Já o volante Marcelo Oliveira, que pertence ao clube de Parque São Jorge, não poderá jogar por causa de uma cláusula contratual. O atacante Pablo, com dores nas costas, também segue fora.

Pendurados

Corinthians: William, Danilo, Paulinho, Ralf e Chicão.

Atlético-PR: Deivid, Marcinho, Morro Garcia, Nieto, Renan Rocha, Rodriguinho e Wagner Diniz.

O árbitro

O aspirante ao quadro da Fifa Nielson Nogueira Dias (PE) apita a partida, auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Jossemar Diniz Moutinho (PE). Ao todo, Nielson participou de nove jogos, aplicou 43 cartões amarelos (média de 4,7) e dois vermelhos (média de 0,2), marcou 309 faltas (média de 34,3) e sete pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,3 faltas. Destes amarelos, 18 foram para mandantes e 25 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Grêmio 1 x 2 Corinthians, pela primeira rodada, e Botafogo 2 x 0 Atlético-PR, pela 30ª.

Fique de olho

Corinthians: O atacante Emerson volta a receber uma oportunidade no time titular. Nos últimos jogos, Sheik vinha saindo do banco para dar sua contribuição ao Corinthians. Contra o Avaí, mudou a partida e foi peça fundamental na virada. Já contra o América-MG, sofreu o pênalti que originou o gol de empate, mas não evitou a derrota para o lanterna.

Atlético-PR: O capitão do time, Paulo Baier, volta ao time titular após cumprir suspensão contra o Atlético-GO. Líder dentro e fora do gramado, o meia é também o artilheiro do Furacão em 2011. No esquema montado por Antônio Lopes, Baier será o único com a incumbência de armar o jogo no meio campo, de forma que sua atuação é ainda mais importante para o Rubro-Negro.

O que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “Continua a responsabilidade de jogar bem e vencer. Temos que saber administrar a ansiedade nesse momento. Sabemos os passos que temos que dar e a importância desse jogo decisivo”.

Antônio Lopes, técnico do Atlético-PR: “A gente tem que computar pontos fora, não temos que ganhar só aqui em casa. A gente vai para cima deles, vai tentar ganhar".

Números e curiosidades

* A última vitória do Atlético-PR contra o Corinthians no Pacaembu aconteceu em 2009, quando o Furacão fez 3 a 1. Coincidentemente, o técnico da equipe paranaense era Antônio Lopes. Na ocasião, Paulo Baier marcou um dos gols.

* O confronto entre as equipes em Brasileiros é equilibradíssimo. O Corinthians tem 10 vitórias, contra 11 do Atlético-PR e 11 empates.

* Entre 2005 e 2007, o Corinthians não perdeu uma partida sequer para o Furacão. Foram seis jogos, com quatro vitórias alvinegras e duas igualdades. O Atlético-PR, por sua vez, registrou sete triunfos consecutivos entre 2000 e 2004.

* Desde o início do Campeonato Brasileiro da Série A, Corinthians e Atlético-PR se enfrentaram 12 vezes no Pacaembu. E quem leva a melhor no retrospecto é o time paranaense. Foram cinco vitórias, contra quatro dos paulista e três empates.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais:

  • Fernando César (empresário), Roberto de Andrade, Pablo, Flávio Adauto e Alessandro em reunião

    Corinthians acerta permanência de Pablo; resta acordo com Bordeaux

    ver detalhes
  • Com derrota por 3 a 0 no placar agregado, Timão ficou com o vice do Brasileirão 2017

    Valente, Corinthians/Audax sofre nova derrota e é vice-campeão brasileiro de 2017

    ver detalhes
  • Walter não será liberado pelo Corinthians

    Corinthians bate o martelo e não libera Walter para o São Paulo; novo encontro no sábado

    ver detalhes
  • Meia sentiu a costela após dividida com Betão

    Jadson tem fratura constatada e desfalca Corinthians por um mês

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes