Corinthians abre vantagem e vence Figueirense fora de casa pela Copa do Brasil Sub-17

Corinthians Corinthians 1 x 0 Figueirense Figueirense

Copa do Brasil Sub-17 2018

Corinthians abre vantagem e vence Figueirense fora de casa pela Copa do Brasil Sub-17

Por João Pedro Izzo

11 mil visualizações 33 comentários Comunicar erro

Sub-17 do Corinthians conquistou importante vitória diante do Figueirense

Sub-17 do Corinthians conquistou importante vitória diante do Figueirense

Foto: Divulgação / Corinthians

O Corinthians Sub-17 conquistou importante vitória nesta terça-feira. A equipe comandada por Marcos Soares teve muitas chances de gol, mas conseguiu vencer o Figueirense pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol marcado por Washington. A partida foi realizada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), válida pela ida da primeira fase da Copa do Brasil da categoria.

Leia também:
Corinthians na Copa do Brasil Sub-17: tabela, destaques e mais sobre a busca pelo bicampeonato

Assim como na vitória diante do Ituano por 3 a 1, no último sábado, o Corinthians foi a campo com: Donelli; Daniel Marcos, Carlos Eduardo, Henrique Luro e Hugo; Guilherme Gallegos; Gabriel Pereira, Gustavo Mantuan e Lucas Pires; Alex e Washington.

Escalação deste sábado frente o Ituano

Já o Figueirense foi formado por: Guilherme; Gustavinho, Café, Davi e Jean; Pierre, Davizinho, Pedrinho e Vinicius; Davi Silva e Luquinhas.

Fala, Washington!

Autor do gol da vitória corinthiana, Washington deu entrevista na saída de campo e comentou a respeito da partida. De acordo com o centroavante, foi de suma importância conquistar a vitória longe dos domínios do Timão.

"Uma importância muito grande em fazer um gol no primeiro jogo fora de casa e levamos a vantagem para São Paulo. Podíamos ter feito mais (gols), perdemos algumas oportunidades, mas graças a Deus conseguimos sair com a vitória e vamos levar a vantagem para São Paulo em busca da classificação", analisou.

E o jogo?

O jogo começou morno no Orlando Scarpelli. O Figueirense pouco ficava com a bola e, aos poucos, o Corinthians começou a ficar mais à vontade em campo. E com liberdade, Gustavo Mantuan achou Alex completamente livre dentro da área. Após cruzamento perfeito para a área, o centroavante acabou perdendo grande chance ao isolar chute de frente para o goleiro, já com 13 minutos. A primeira chance dos mandantes veio apenas com 22 minutos em cobrança de falta de Gustavinho, que passou por cima do gol do corinthiano Donelli.

Já com 25 minutos, duas oportunidades claras para o Timãozinho: primeiro, Alex pegou sobra após disputa na área, chutou forte, mas o goleiro Guilherme cresceu e defendeu à queima-roupa; depois, Henrique Luro cabeceou rente à trave direita do arqueiro e a bola foi para fora.

Apesar das chances mais claras, a troca de passes por parte das duas equipes pouco ocorria. Com dificuldades na saída de bola, a principal alternativa da equipe corinthiana foi o uso de cruzamentos e levantamentos na área, pois o Timãozinho não chegava em jogadas trabalhadas. E a última chance do Corinthians na primeira etapa também veio dessa maneira: Lucas Pires recebeu lançamento na direita, tocou para o meio da área, mas Washington dominou mal e foi desarmado praticamente de frente para o arqueiro adversário. Pierre, do Figueirense, ainda bateu falta de maneira colocada, porém, o goleiro Donelli encaixou firme e assim terminou o primeiro tempo.

A etapa final, sem alterações por parte do Corinthians, começou com um lance confuso: Alex saiu na cara do gol, o goleiro Guilherme dividiu e fez falta em cima do atacante do Timão. O lance teve sobra e Washington fez o gol após tocar para a meta vazia. Entretanto, o bandeira marcou impedimento e o juiz acabou assinalando a falta do arqueiro rival, que recebeu amarelo.

A marcação e intensidade do Timãozinho seria recompensada minutos depois. Aos 10, a equipe aproveitou erro da saída de bola do Figueirense e Gustavo Mantuan lançou Washington. O centroavante pegou bonito e marcou belo gol de voleio, sem deixar a bola cair no chão: primeiro gol do Corinthians na competição!

O ritmo da equipe de Marcos Soares seguia firme, afinal, mais um gol eliminaria a partida de volta. Gustavo Mantuan acertou chute forte no travessão, aos 17 e, em seguida, Lucas Pires chutou mascado e o goleiro do Figueirense espalmou para escanteio. A pressão não parou por aí: Alex acertou novamente o travessão após cabeçada forte em escanteio cobrado por Lucas Pires. Com 21 minutos, Washington deu lugar ao atacante Cauã.

O Figueirense chegou à meta do Timão apenas com 23 minutos em cruzamento para a área, quando Henrique Luro não conseguiu fazer corte e Davi Silva desviou para tranquila defesa de Donelli. Depois, mais duas mudanças no Timãozinho: saíram Lucas Pires e Alex para as entradas de Rodrigo Varanda e Arthur Bessa.

Faltando um gol para a classificação antecipada, Gustavo Mantuan teve chance de ouro na frente do goleiro, mas o arqueiro do rival cresceu e defendeu para escanteio. Com 33, Grigor entrou no lugar de Gabriel Pereira naquela que era a quarta substituição do Corinthians. O Timãozinho voltou a perder uma chance dupla com 37 minutos: Rodrigo Varanda chutou cara a cara e pegou mal na bola, mas no rebote, Arthur Bessa finalizou e, embora a bola estava indo para o fundo das redes, um desvio acabou fazendo com que ela saísse para escanteio.

Não havia tempo para mais nada. Com bom ritmo e diversas chances criadas, sobretudo no segundo tempo, a vitória veio de forma tranquila e colocou o Timão com vantagem para o jogo de volta. Um simples empate classifica o time de Marcos Soares à próxima fase da Copa do Brasil da modalidade.

Situação na Copa do Brasil Sub-17

O Corinthians é o atual vice-campeão do torneio, quando perdeu a final para o rival Palmeiras no ano passado. Cabe lembrar que a competição nacional possui 32 participantes, que se enfrentam em sistema mata-mata em jogos de ida e volta até a grande final.

Vale destacar que não há o critério de gols fora de casa. O vencedor deste embate encara quem avançar entre Atlético-PR e Bahia.

Após a ida desta terça-feira, Corinthians e Figueirense voltam a medir forças na próxima terça-feira, também às 15h. O duelo ocorre no Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, no Parque São Jorge.

Agenda

O próximo compromisso do Corinthians é válido pelo Paulista Sub-17. No sábado, o Timãozinho visita o União Barbarense, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara D´Oeste, às 11h.

Ficha técnica de Figueirense 0 x 1 Corinthians

Competição: Copa do Brasil de Futebol Sub-17
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis, SC
Data: 02 de Outubro de 2018 (terça-feira)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Árbitro: Diego da Costa Cidral
Assistentes: Diego Leonel Felix e Gizele Casaril
Gol: Washington (Corinthians)
Cartões amarelos: Guilherme e Davi (Figueirense); Gabriel Pereira, Alex Honório, Gustavo Mantuan e Washington (Corinthians)

FIGUEIRENSE: Guilherme; Gustavinho, Café, Davi, Jean, Pierre, Davizinho (Geliel), Pedrinho, Vinicius (André Victor) (Gabriel Amorim), Davi Silva e Luquinhas (Rian).
Técnico: Rodrigo Casarin

CORINTHIANS: Matheus Donelli; Daniel Marcos, Henrique Luro, Carlos Eduardo e Guilherme Gallegos; Hugo, Lucas Pires (Arthur Bessa), Gabriel Pereira (Grigor) e Alex Honório (Rodrigo Santos); Gustavo Mantuan e Washington (Cauã).
Técnico: Marcos Soares

Veja mais em: Crônica, Corinthians Sub-17 e Base do Corinthians.

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes