Venha fazer parte da KTO
x

Eleições no Corinthians: conheça as propostas de Augusto Melo, candidato da oposição a presidente

13 mil visualizações 47 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Confira as propostas de Augusto Melo para o Corinthians

Danilo Fernandes / Meu Timão

Augusto Melo é o candidato da oposição para concorrer a presidente do Corinthians no próximo triênio (2024, 2025 e 2026). O empresário, que terá como vice-presidentes os conselheiros Osmar Stabile e Armando José Terreri Rossi Mendonça, registrou a candidatura na última quarta-feira e disputará contra André Luiz Oliveira, que representa a situação.

As eleições estão previstas para ocorrerem no dia 25 de novembro, no Parque São Jorge, sede social do clube, que pela primeira vez terá urnas eletrônicas para registrar e conferir os votos.

O Meu Timão abaixo traz as propostas apresentadas por Augusto Melo para presidir o clube do Parque São Jorge. Confira!

Administrativo

As diretrizes do plano de mandato de Augusto Melo apontam que as propostas dele podem ser aperfeiçoadas a partir do diálogo com todos. Ele pretende transformar a área administrativa em um centro de excelência eficaz e inovador. O candidato busca investir na capacitação e no desenvolvimento das pessoas que compõem a equipe para ter melhorias práticas na gestão, além de implantar um sistema de avaliação de desempenho.

A transparência financeira é outro ponto destacado nas propostas de Augusto Melo. O candidato busca analisar dados do setor a partir de ferramentas de Business Intelligence para tomar melhores decisões. Ele ainda aponta integrar práticas de sustentabilidade na administração do clube e mira desenvolver um programa de responsabilidade social corporativa.

Financeiro

A recuperação da credibilidade financeira e moral é o que quer Augusto Melo para o Corinthians. Atualmente, a dívida do Corinthians está próxima de 1,7 bilhão, incluindo o estádio corinthiano. Para sair dessa situação, o candidato da oposição busca renegociar a dívida da Neo Química Arena com a Caixa Econômica, que gira em torno de R$ 700 milhões, para 20 anos.

A renegociação para 15 anos do abatimento dos impostos em aberto, que possuem valor aproximado de R$ 500 milhões, também é pautada por Augusto Melo, que busca manter as despesas inferiores ao arrecadado. Além disso, os valores recebidos da renovação dos direitos de TV e de uma nova Liga no futebol brasileiro serão utilizados para abater dívidas a curto prazo.

O aumento das receitas é fundamental para pagar as dívidas do Corinthians e Augusto Melo descarta ter um elenco barato e com pouco desempenho esportivo para equilibrar as contas, uma vez que o clube alvinegro faturou cerca de R$ 110 milhões apenas em premiações por competições na temporada anterior. Venda de jovens da base com pouco tempo no profissional também não é uma ideia do candidato, que ainda apontou explorar o setor de marketing e Fiel Torcedor.

Jurídico

Ter uma equipe jurídica profissional e especializada em diferentes áreas é o que promete Augusto Melo, que quer a solução e a renegociação de contratos antigos. O candidato prevê na gestão dele a atuação do departamento em conjunto com outros, principalmente com o financeiro, para reestruturar as dívidas, além de conciliar com o marketing para conferir segurança em novas parcerias.

A formação contínua dos membros do setor jurídico e a utilização da tecnologia, inclusive ferramentas de inteligência artificial, também é apontado por Augusto Melo, assim como um orçamento claro para salários, ferramentas e ensino da equipe.

Veja algumas das principais áreas especializadas em direito que Augusto Melo quer no Corinthians

  • Desportivo - normas e regulamentos do esporte
  • Laboral - contratos trabalhistas
  • Civil e contratual - revisão e negociações de contrato em geral
  • Tributário - questões fiscais

Marketing

O marketing do Corinthians de Augusto Melo deve ser estratégico e que traga projetos para investimentos ao clube do Parque São Jorge, além de valorizar a marca, o time e a torcida.

A comunicação também engloba nesse setor e Augusto Melo elencou algumas propostas no departamento caso seja eleito, como: aproximar a imprensa do CT e da sede do clube; atuar na checagem de informações; produção de conteúdo diário e exclusivo com direito a convidados ilustres que torcem para o Corinthians; lives periódicas com o presidente; fortalecimento das redes sociais; circulação de uma revista e trabalhar a imagem institucional do Timão.

Outro ponto destacado foi a comunicação interna para sócios. Uma revista gratuita sobre atualizações mensais a esse grupo de torcedores seria elaborada na gestão de Augusto Melo, além de um podcast interno do próprio Corinthians para dialogar com a Fiel.

Clube

O Corinthians não é feito apenas de futebol e investir em outras modalidades, como futsal, basquete, vôlei e outros esportes olímpicos é uma das promessas de Augusto Melo.

Um espaço multiuso autossustentável para os sócios, que contaria com o clube, um parque de diversões, um hotel e um shopping, é pensado pelo candidato da oposição, além de reformar as instalações já existentes e criar uma sauna para os filiados.

Veja espaços que Augusto Melo quer implantar para sócios do Corinthians

  • Shop Park São Jorge
  • Rede de hotéis do Corinthians
  • Projeto lampião
  • E-game
  • Startimão
  • Espaço infantil
  • Biblioteca
  • Churrasqueira
  • Restaurante japonês
  • Hamburgueria
  • Pizzaria
  • Sorveteria
  • Doceria
  • Cafeteria
  • Self-service
  • Academia
  • Clube paradesportivo

Neo Química Arena

Além do espetáculo do time do Corinthians diante da torcida, Augusto Melo quer transformar a Neo Química Arena um palco também para atrações comerciais e transformar a casa da Fiel em um polo de entretenimento em Itaquera.

Algumas metas do empresário para a Neo Química Arena são a restauração do controle administrativo e financeiro e a revisão e renegociação dos acordos em vigência. Contudo, a proposta mais ousada do candidato é de ampliar a capacidade do estádio para 67 mil pessoas.

Para realizar isso, o Corinthians contaria com empresas parceiras para financiar o projeto em troca de exploração de espaços de algumas propriedades, como o CT, o Parque São Jorge, a Fazendinha e o hotel pensado pelo candidato. Ele também quer equilibrar os gastos de manutenção de acordo com a nova capacidade, que beneficiará os setores mais populares.

Marca

A criação da Marca Corinthians seria desenvolvida a partir de todos os pontos de contato que o clube tem, desde torcedores ao governo. A estratégia de explorar camisa, bandeira e estádio estaria incluso no branding de Augusto Melo.

O credenciamento e o convite para influenciadores digitais é um projeto de Augusto Melo para a criação de conteúdo exclusivo do Corinthians na internet. Por meio de um rodízio, eles teriam acesso a jogos, eventos e oportunidades de contato com os jogadores do elenco para gerar entretenimento nos canais do clube.

Base

Para as categorias de base do Corinthians, Augusto Melo quer criar um alojamento com capacidade de 160 jovens, além de reservar 40 deles para intercâmbio, uma vez que ensinar inglês a esses jogadores também está dentro das promessas do candidato.

Para realizar isso, Augusto elaborou o "clube bilíngue", por meio da Corinthians Academy, que será uma iniciativa com uma instituição internacional para promover o aprendizado da língua inglesa aos atletas.

A remoção do muro que separa base e profissional no CT é outra ideia do candidato. Ele entende que a sintonia entre os dois grupos fortalece uma união de filosofia para facilitar a adaptação dos jovens no início da carreira.

Torcida

Augusto Melo quer que o torcedor tenha direito a voto nas eleições futuras. Além disso, caso seja eleito, a torcida poderá ter um canal direto para debater com o presidente sobre ideias e propostas, conforme prometeu o candidato, que também quer beneficiar os mais de 35 milhões de corinthianos não só quanto aos aspectos esportivos, como o time de futebol, mas também com produtos e serviços, entre eles a reestruturação do Fiel Torcedor, na qual ele quer tornar acessível para todos os públicos.

Trazer o corinthiano para viajar com o time, acompanhar os treinos no CT e também as coletivas de imprensa depois do jogo, além de passeios pelo Memorial Corinthians e pela Neo Química Arena, está sendo planejado por Augusto Melo. Abraçar causas coletivas como inclusão LGBT+, combate ao racismo e a luta contra a violência à mulher também estão entre as propostas do candidato.

Alguns dos projetos de Augusto Melo para os torcedores

  • Ingresso Fiel - congelar o valor da entrada por um ano
  • Ingresso do Futuro: Fielzinho - crianças de até oito anos terão entrada gratuita
  • Gol de Ouro - combate a fome e a insegurança alimentar com doação de cestas básicas a cada gol do Corinthians
  • Meu Primeiro Jogo - Dar oportunidades a famílias de torcedores que nunca assistiram um jogo do Corinthians
  • Ingresso Solidário - Disponibilizar 1.000 ingressos para pessoas carentes em todos os jogos do Corinthians
  • PETimão - petshop exclusivo do Corinthians
  • Salve - operadora de telefonia do Corinthians para se comunicar com a torcida
  • Show Timão - calendário de eventos na Arena e Parque São Jorge
  • Voz do Timão - reuniões mensais para compartilhar ideias de melhorias ao clube
  • Thians - plataforma digital para interação entre torcedores, jogadores e ex-jogadores
  • Timão Play - plataforma de streaming com conteúdo audiovisual sobre o Corinthians

ESG Corinthians (Ambiental, Social e Governança)

Os princípios ESG, Ambiental, Social e Governança, também estão no plano de mandato de Augusto Melo.

Para o meio-ambiente, o candidato prometeu implementar práticas sustentáveis e reduzir resíduos em operações, além de utilizar fontes de energia limpas e promover reciclagens no estádio e outras instalações do clube. Ele também quer o Corinthians mais engajado em questões ambientais, como o combate ao desperdício de água e preservação de áreas verdes.

No social, programas de inclusão social e parcerias com instituições de caridade estão entre as propostas de Augusto Melo, que também inclui a promoção da diversidade e igualdade de gênero e até em investimento na educação, assim como promover o bem-estar de atletas e funcionários.

Veja uma das propostas sociais de Augusto Melo para o Corinthians

  • Mulheres Sem Limites - o Corinthians como porta-voz dos direitos das mulheres
  • Unidos Pelas Cores - a promoção da diversidade sexual e o combate ao racismo

Já quanto a governança, responsabilidade, transparência e ética são prometidas na gestão de Augusto Melo. Ele busca fortalecer essas questões através de políticas de compliance, buscando garantir a integridade das operações e prevenir casos de corrupção.

Futebol

O futebol é como um negócio, assim pensa o empresário Augusto Melo, que busca trazer impacto econômico e social ao Corinthians. A montagem de uma equipe competitiva é uma das prioridades do candidato. Já para o futebol feminino, ele propõe ampliar a estrutura de trabalho para a modalidade e dedicar todo o espaço da Fazendinha para as jogadoras.

Nas negociações, Augusto Melo quer adotar rigorosos critérios pré-estabelecidos, buscando fortalecer o vínculo entre jogador e clube e diminuindo a participação de empresários. Jogadores para setores carentes da equipe serão prioridades para o candidato.

Patrocínio

Os patrocínios do Corinthians de Augusto Melo devem ter uma real valorização na camisa alvinegra e outras propriedades do clube, que também inclui o benefício aos torcedores, tais como a criação de produtos licenciados de alta qualidade, experiências inovadoras e projetos sociais.

O candidato também quer criar um canal aberto com fornecedores e marcas para o time profissional de todos os ativos do Corinthians.

Veja mais em: Eleições no Corinthians.

Veja Mais:

  • Deyverson está com 33 anos e não joga pelo Cuiabá há mais de um mês

    Deyverson é oferecido ao Corinthians, ganha aval de António, mas diretoria enxerga três entraves

    ver detalhes
  • Paulinho está em reta final de contrato com o Corinthians

    Conversas entre Corinthians e Paulinho travam a 40 dias do fim do contrato; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Duelo com o Argentinos Juniors foi o último de Raul Gustavo com a camisa do Corinthians; zagueiro deve sair do clube nos próximos dias

    Corinthians e estafe de Raul Gustavo conversam por rescisão de contrato antecipada

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Taubaté na estreia do Paulistão Feminino

    Corinthians enfrenta o Taubaté na estreia do Paulistão Feminino; saiba tudo

    ver detalhes
  • Meu Timão transmitirá estreia do Corinthians diante do Taubaté nesta terça-feira, às 19h30

    Meu Timão transmite estreia do Corinthians no Paulistão Feminino ao vivo e de graça; veja

    ver detalhes
  • O Corinthians recebe o Racing, do Uruguai, na próxima terça-feira, dia 28

    Corinthians divulga venda de ingressos para partida contra o Racing pela Sul-Americana; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: