Venha fazer parte da KTO
x

Augusto Melo: conheça mais sobre o novo presidente do Corinthians

18 mil visualizações 71 comentários Reportar erro

Augusto Melo, vai ser presidente do Corinthians entre 2024 e 2026

Danilo Augusto / Meu Timão

O Corinthians elegeu um novo presidente para o próximo triênio, que vai de 2024 a 2026. Trata-se de Augusto Melo, candidato da oposição, que no último sábado superou André Luiz de Oliveira, representante da situação, por 2.771 (66,2%) a 1.414 (33,8%) dos votos nas eleições ocorridas no Parque São Jorge. Ele se tornará o 32º mandatário da história corinthiana.

Empresário no ramo têxtil, Augusto Melo tem 59 anos e é paranaense, mas viveu boa parte da vida no distrito de Arthur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. Ele disputou as eleições de 2020 do Corinthians, ficando em segundo lugar, com 142 votos a menos que Duilio Monteiro Alves, candidato da situação que foi eleito sucessor de Andrés Sanchez naquela ocasião.

Apesar de ter representado a oposição do grupo Renovação & Transparência, que comanda o Corinthians desde 2007, Augusto Melo já trabalhou no Corinthians sob essa gestão, nos anos de 2015 e 2016. Nesse período, ele foi um dos assessores das categorias de base do clube, época em que o Timãozinho conquistou o Mundial, Brasileiro e Copa do Brasil, todos pela categoria Sub-17. Além do Timão, ele trabalhou na União Barbarense como diretor da base entre 2018 e 2019.

Augusto Melo é sócio do Corinthians há 40 anos e terá como primeiro e segundo vice-presidentes Osmar Stabile e Armando Mendonça, respectivamente. Osmar também é empresário, mas do ramo metalúrgico, além de ser sócio do clube desde 1983, enquanto Armando é advogado e antigo conselheiro corinthiano.

Tia Cida, Cintia Montino e outras controvérsias

Augusto Melo acumula dois casos de misoginia. O mais antigo foi contra Aparecida Antonia Manoel de Oliveira, a Tia Cida, funcionária do União Barbarense. Em um áudio gravado, o presidente a chamava de "negrona" e "gordona". Ela o denunciou por racismo e gordofobia.

O mais recente foi contra Cintina Montino, assessora da diretoria administrativa do Corinthians. Em outro áudio, Augusto disse que ela "cobra dinheiro para dar a buc*** para os velhos aqui (do Parque São Jorge)" e que iria "acabar com ela". À época, o ainda candidato assumiu a autoria da gravação e se desculpou.

Ambos os casos foram levados à CPI da Violência e Assédio Sexual e Cintia depôs na Câmara Municipal de São Paulo.

Cintia Montino foi ofendida por Augusto Melo em um áudio gravado pelo candidato

Cintia Montino depôs na Câmara Municipal de São Paulo sobre os áudios gravados por Augusto Melo

André Bueno / Rede Câmara

A base do Corinthians passou por alguns escândalos enquanto Augusto Melo era assessor, como a aprovação de um jovem jogador que havia reprovado na fase de testes e a acusação de um empresário americano de ter sido enganado por conselheiros na compra de um atleta da equipe Sub-17.

Além do novo presidente, o vice Osmar Stabile teve seu nome bastante falado nos últimos anos por participar de campanhas antidemocráticas. O empresário financiou uma campanha pró-golpe militar em 2019. Recentemente se retratou e pediu desculpas pelo ocorrido.

Promessas de campanha

Entre as principais propostas de Augusto Melo no futebol para presidir o Corinthians estão a ampliação da capacidade máxima da Neo Química Arena e a criação de um alojamento para acomodar até 160 jovens das categorias de base. Já no clube social, ele planeja criar um espaço multiuso, com direito a shopping, hotel e parque de diversões.

Além disso, ele prometeu dar direito a voto ao torcedor corinthiano comum, que não é associado do Parque São Jorge, através de uma mudança no estatuto do clube. Vale lembrar que isso precisaria passar pelo Conselho Deliberativo.

Logo após eleito, o novo presidente já revelou que deseja uma auditoria geral como primeiro ato. A ideia, segundo Augusto, é trazer "pessoas qualificadas e técnicas" ao clube para melhorar a situação atual.

Durante a campanha para presidente, Augusto Melo ganhou apoio do ídolo do Corinthians Neto, que prometeu ser um futuro candidato a sucessor dele, representando a agora situação, para as eleições de 2026.

Veja mais em: Augusto Melo, Presidentes do Corinthians, Diretoria do Corinthians e Eleições no Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians tem prazo de dois dias para inscrição de Cacá na próxima fase da Copa do Brasil

    Corinthians tem prazo reduzido por regulamento para contar com Cacá na Copa do Brasil; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians pode atuar em estádio de rival na Copa do Brasil

    Corinthians pode atuar em estádio de rival na Copa do Brasil; saiba tudo

    ver detalhes
  • Daniela Arias em ação durante treino do Corinthians Feminino

    Zagueira do Corinthians sofre pisão de craque americana e é substituída em eliminação da Colômbia

    ver detalhes
  • Pedro Raul e Igor Coronado durante vitória do Corinthians contra o Santo André

    Corinthians tem semana de encerramento do Paulistão, Sub-17 e basquete com rodada dupla; veja agenda

    ver detalhes
  • O elenco do Corinthians ganhou folga no domingo e nesta segunda-feira

    Corinthians ganha folga pelo segundo dia consecutivo após eliminação no Paulistão

    ver detalhes
  • Augusto Melo reafirmou o interesse em Cacá e descartou outros dois nomes como possíveis reforços do Corinthians

    Cacá, Thiago Heleno e De Pena: presidente atualiza mercado do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: