Corinthians rebate denúncias de ex-funcionário sobre cambismo e Fiel Torcedor
22 mil visualizações 242 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
O Corinthians alega que as falas do ex-funcionário são mentirosas
Divulgação / Nike
Na última terça-feira, veio a público uma série de denúncias realizadas por Marcelo Munhoes, ex-chefe do departamento de tecnologia do Corinthians, sobre cambismo e o Fiel Torcedor na atual gestão do clube. Nesta manhã, o Timão emitiu uma nota oficial sobre o caso.
No texto, o Corinthians alega que as falas de Marcelo Munhoes são mentirosas e que "em nenhum momento, enquanto esteve no clube, ele manifestou publicamente as alegações que agora apresenta". O clube também destacou que acionou o departamento jurídico para analisar as declarações. "Nenhuma dessas ações será ignorada, e todas terão as respostas adequadas no âmbito legal", apontou o texto. Contudo, não houve nenhuma apresentação de documentos (como atas de reuniões ou e-mails) que comprovem a versão da diretoria - leia o texto na íntegra abaixo.
A matéria, veiculada inicialmente no ge.globo, expõe o aumento exponencial na venda de ingressos por cambistas. Segundo a reportagem, essas entradas são originais de três frentes: sócios-torcedores, conselheiros do Corinthians e contas do próprio clube - perfis esses que tiveram a existência confirmada na nota oficial.
Segundo Marcelo Munhoes, houve um aumento exponencial na liberação dos ingressos dessas contas do clube desde que o presidente Augusto Melo assumiu. O ex-chefe do departamento de tecnologia também destacou que a diretoria vem relutando para implementar o sistema de reconhecimento facial na Neo Química Arena.
Quanto ao Fiel Torcedor, Marcelo Munhoes alertou que o Corinthians estaria em negociação com as duas empresas que receberam pior avaliação pelo compliance do clube para assumir o sistema de sócios-torcedores. A matéria do ge.globo apresentou o "ranking" montado dessas notas e um e-mail do então chefe do departamento de tecnologia listando por que o Timão não deveria fechar com a Ticket Hub.
Confira na íntegra a nota emitida pelo Corinthians
O presidente do Sport Club Corinthians Paulista, Augusto Melo, ao retornar do Paraguai, onde participou do sorteio da CONMEBOL Sudamericana, tomou conhecimento das declarações feitas por um ex-funcionário do Clube, as quais contêm informações incorretas. Diante disso, o Corinthians esclarece que:
- Desde o início desta gestão, o presidente Augusto Melo tem trabalhado para aprimorar o programa Fiel Torcedor. O Clube recebeu diversas propostas para otimizar a gestão dos ingressos, nenhuma delas da empresa BWA, como vem sendo falsamente divulgado.
- O ex-funcionário da área de TI participou de reuniões com a diretoria e estava ciente das discussões sobre melhorias no programa. Em nenhum momento, enquanto esteve no Clube, ele manifestou publicamente as alegações que agora apresenta.
- O Corinthians tem intensificado o combate ao cambismo. Estudos para a implementação de novas medidas já estão em andamento, e a solução definitiva, que envolve processos complexos, está prevista para ser implementada até junho. Além disso, a diretoria tem atuado de forma proativa, adquirindo ingressos oferecidos em redes sociais para rastrear a origem de vendas irregulares, derrubando sites fraudulentos e realizando as denúncias cabíveis. No entanto, é fundamental esclarecer que o julgamento e a punição dos envolvidos não cabem ao Clube, mas sim às autoridades competentes.
- Um inquérito policial está em andamento para identificar e responsabilizar os verdadeiros culpados. O Corinthians tem colaborado integralmente com as investigações, fornecendo todas as informações necessárias, pois é uma das maiores vítimas dessa prática e o principal interessado na solução do problema.
- O Departamento Jurídico do Clube está analisando todas as declarações feitas pelo ex-funcionário e por terceiros que têm propagado acusações sem apresentar provas. Nenhuma dessas ações será ignorada, e todas terão as respostas adequadas no âmbito legal.
- É importante destacar que o programa Fiel Torcedor não comercializa 100% da carga de ingressos da Neo Química Arena. O Corinthians possui camarotes e compromissos contratuais que não fazem parte do programa, e esses compromissos devem ser respeitados.
- A diretoria tem trabalhado continuamente para disponibilizar a maior quantidade possível de ingressos aos sócios do Fiel Torcedor. Como resultado desse esforço, o Clube já bateu recordes de público na Arena e seguirá ampliando esse acesso.
- Todos os departamentos do Clube são obrigados a prestar contas sobre a emissão de ingressos, detalhando a carga disponibilizada e a justificativa para cada liberação. Essas informações são apresentadas regularmente aos órgãos internos de fiscalização do Corinthians.
O presidente Augusto Melo e sua diretoria assumem total responsabilidade pelas ações que envolvem o nome do Sport Club Corinthians Paulista. No entanto, atos praticados por terceiros com o objetivo de prejudicar o Clube serão investigados e tratados internamente. Somente serão divulgadas à Fiel Torcida informações devidamente verificadas e juridicamente fundamentadas, sempre preservando a imagem da instituição.
Por fim, a Neo Química Arena obteve autorização para ampliar a carga de assentos disponíveis para venda, após a liberação de mais lugares pela Polícia Militar, órgão responsável pela documentação necessária. Atualmente, a Neo Química Arena opera próxima de sua capacidade máxima, o que reflete um cenário positivo, mas também torna a compra de ingressos mais desafiadora.
A diretoria segue trabalhando de forma incansável para minimizar qualquer prejuízo ao Corinthians. Os responsáveis por práticas ilícitas não ficarão impunes.
