x

Post de Renan Zingra no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

A ideia do posto é legal, mas irmão não é em campo que vai resolver problema do nosso time, faz um planejamento desse com a diretoria inteira substituindo quem está sugando o clube a anos e não entende de futebol por profissionais de qualidade e competência que o resto acontece. Vejo que aqui a maioria dos torcedores focam só no time e jogares novos. E não e isso que vai mudar a realidade nossa. O problema é mais grave do que parece.

em Bate-Papo da Torcida > 'Não vai virar SAF! - Romeu Tuma Jr'

Em resposta ao tópico:

Bom dia, boa tarde e boa noite, corinthianos e corinthianas!

Como eu não tenho nenhuma esperança no modelo associativo atual ao qual estamos condenados, resolvi imaginar como seria o meu Corinthians hipotético se, em 2026, o clube se tornasse uma SAF com um dono bilionário. Sei que a SAFIEL tem seu respeito, mas na minha visão é de um modelo que o DINHEIRO e o APORTE sejam as maiores garantias que nós precisamos. Se esse milagre de modernização realmente acontecesse, seria um grande passo para nós, como clube. Vide que até o Real Madrid, está se abrindo para investimentos externos, e tantos outros gigantes com donos por aí, como Liverpool, Manchester United, Chelsea, etc.

Agora, vou compartilhar minha visão de como um Corinthians com SAF poderia resgatar seu status de gigante mundial.

Por favor leiam até o final para entender e depois opinem. TMJ.

Começando pela zaga;
- Manteria: André Ramalho e Gustavo Henrique (não renovaria e seriam opções de banco até o fim do contrato).
- Venderia: Tchoca: Só tem mais 1 ano de contrato. Se não renovar, venderia antes de perder de graça. Valor de mercado atual: 1 milhão de euros, mas dá pra buscar entre 5-7 milhões de euros por ser jovem e promissor.
- Cacá e Félix Torres (venderia por qualquer proposta, assumindo prejuízo).
Contrataria:
- Lucas Veríssimo, dispensa comentários (5M €), Nicolás Valentini, jovem canhoto argentino que já jogou final de Libertadores (6M €), Lucas Fasson canhoto brasileiro de apenas 24 anos (3M €), e subiria um Zagueiro destro da base.
- Setor de defesa completos seria: 6 zagueiros: Veríssimo, Valentini (titulares), Ramalho, Gustavo Henrique, Fasson e o garoto da base (reservas).

Nas laterais, onde temos 3 LE e nenhum LD reserva para o Matheuzinho:
- Manteria: Bidu (LE), Matheuzinho (LD).
- Dispensaria: Hugo (LE), Angileri (LE).
- Contrataria: Guilherme Arana (7M €), Pablo Maffeo lateral direito argentino que está na LaLiga (4M €).
- Teríamos 2 opções para cada lateral: Matheuzinho e Maffeo (LD), Bidu e Arana (LE).

Agora o setor de meio-campo, onde eu me permitiria sonhar a concentrar o aporte do dono:
Breno Bidon (Meia): Nosso maior ativo. Inevitalmente irá para a Europa em janeiro, mas não pode sair por menos de 20 milhões de euros.

Meio-Campo:
- Manteria: Raniele, Maycon apesar do desgaste com a torcida, manteria como opção de banco. Importante pela liderança no vestiário, Carrillo, André (base), Bahia (base) e Rodrigo Garro.
- Venderia: José Martinez, Ryan Gustavo, Charles.
- Contrataria: Gerson, aqui seria uma contratação que mostraria a ambição da SAF (20M €), Otávio luso-brasileiro que é um camisa 8 clássico (só tem mais 1 ano de contrato na Árabia, negociaria para diminuir o valor atual de 14m de euros), Fabinho volante ex-Liverpool e Seleção, líder nato, batedor de pênalti e também joga de LD e zagueiro (8-10M € também em último ano de contrato na Árabia), Martin Ojeda argentino criador de jogo que seria o reserva perfeito para o Garro, também podendo substituí-lo (sem custos, já que está em fim de contrato e ele não renovará com o clube atual).

As opções do Meio Campo seriam: Raniele, Maycon, Fabinho (volantes), Otávio, Gerson (meias/coringas), Garro, Ojeda (armadores), André e Bahia (base).

Para o ataque:

- Manteria: Vitinho (PD), Dieguinho (PD - base), Kayke (pé - base), Yuri Alberto, Memphis Depay (prevendo que provavelmente sairá após a Copa do Mundo).
Dispensaria: Talles Magno (não tem espaço para ele), Ángel Romero (não renovaria no final do ano, encerra o ciclo), Héctor Hernández (dispensaria ou negociaria), Gui Negão: caso surja uma proposta entre 25-30 milhões de euros, venderia. Esse valor seria muito bom para o clube e ele teria mais tranquilidade na Europa para se desenvolver, é um garoto que merece do bom e do melhor.
- Contrataria: Roberto Firmino (se conseguir rescisão com seu clube na Arábia, corinthiano declarado e no Brasileirão seria Rei), Roger Guedes (contratação polêmica porém fazedor de gols, teria uma chance de se redimir com a torcida), Helinho (5.9M €, ponta direita jovem e driblador, não se adaptou ao México mas já se provou no Brasil), Facundo Colidio (centroavante argentino jovem do River Plate que ficou marcado pela torcida porém já mostrou antes que sabe o caminho do gol, apesar do valor de mercado ser 5.4M €, imagino que o River pediria 10M €, tem 25 anos ainda).
- Ataque completo: Yuri Alberto, Memphis Depay, Roberto Firmino, Facundo Colidio, Helinho, Roger Guedes, Kayke, Vitinho.

Por fim, o tópico mais sensível. A posição de goleiro, faria uma decisão que pode gerar polêmica, mas que, a meu ver, é estratégica para o futuro do clube: vender o Hugo Souza.

- Por que vender o Hugo Souza?
O Hugo é um excelente goleiro, que demonstrou seu valor desde que chegou. Mostrou ser um ser humano ímpar, tem uma carreira promissora e, além disso, valeu cada centavo do investimento inicial. No entanto, com apenas 26 anos e já sendo avaliado em 10 milhões de euros, ele é, sem dúvida, um dos maiores ativos do clube.

No futebol, especialmente para goleiros, a maturidade técnica geralmente chega um pouco mais tarde, por volta dos 28-30 anos. E o Hugo está em um estágio de amadurecimento onde ainda pode evoluir muito, mas isso ocorre num contexto de maior tranquilidade, sem a pressão que ele sofre no Brasil. Infelizmente, ele é muito perseguido pela mídia, principalmente por ser um dos jogadores que saiu do Flamengo e assumiu a titularidade do Corinthians, o que fez muitos torcedores e jornalistas o julgarem de forma injusta.

Para ele, um cenário europeu seria o ideal, onde ele teria a chance de continuar seu crescimento longe dos holofotes e da pressão da mídia brasileira. Em um clube europeu, Hugo poderia evoluir ainda mais sem ser incomodado, e o Corinthians ainda poderia fazer uma venda vantajosa, lucrando com esse ativo.
- Quem entraria no lugar do Hugo?
A opção que traria seria o Walter Benitez, goleiro argentino de 32 anos, que atualmente está no Crystal Palace, na Inglaterra, após uma boa passagem pelo PSV Eindhoven. Benitez é experiente, já enfrentou grandes competições e tem o perfil necessário para lidar com a pressão de um clube como o Corinthians. Ele é um goleiro seguro, confiável, e que pode garantir a titularidade do gol corintiano por mais uns 3-4 anos sem problemas.

Resumo Final do Elenco (por posição):
Goleiros: Walter Benitez, Felipe Longo, + um da base.
Zagueiros: André Ramalho, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Lucas Fasson, Nicolás Valentini, ZG da base.
Laterais: Matheus Bidu, Guilherme Arana, Matheuzinho, Pablo Maffeo.
Meio-campistas: Raniele, Maycon, Fabinho, Otávio, Carrillo, Gerson, Garro, Ojeda, André e Bahia (base).
Atacantes: Yuri Alberto, Memphis Depay, Roberto Firmino, Facundo Colidio, Helinho, Roger Guedes, Kayke, Vitinho.

Totalizando 31 jogadores no elenco (dentro da média para 3 competições) sendo 9 estrangeiros, dentro das regras do Brasileirão.

Cheguei à conclusão de que, mesmo com uma SAF promovendo uma grande revolução no primeiro ano, o Corinthians ainda estaria bastante atrás dos atuais postulantes ao título, como Flamengo e o rival, principalmente por conta de problemas crônicos que não são resolvidos de uma hora para outra. Além disso, o dono da SAF teria que 'varrer' questões fora de campo e passar por um longo processo de reconstrução, que não aconteceriam da noite para o dia. Contudo, o que não dá é continuar esperando eternamente que um modelo associativo falido reaja e traga as mudanças necessárias. A SAF parece ser o único caminho viável para reerguer o clube. O que acham?

Responder ao post do Renan Zingra

Réplicas desse post

Foto do perfil de Richard

Richard 89 posts

@richard.borges2 em 22/10/2025 às 16:51

Nunca vão tirar quem está sugando o clube, por que eles repartem o roubo.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Horns

    Crl povo chato da sic, anti Corinthians e anti Brasil aqui tá cheio

    Última resposta há 14 segundos por Renato Jesus

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 40 segundos por Antonio Vendramini Neto

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio Rufino

    Como é bom ver o Vini Jr. Ali todo enfiado no meio

    Última resposta há 42 segundos por Everton Agosinho Dos Santos

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ronaldo Junior

    Bateu desespero nos nossos nobres conselheiro!

    Última resposta há 48 segundos por Antonio Vendramini Neto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Silva

    Regulamento da copa

    Criado há 57 segundos por Leandro Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    E o Senador Romário segue papocando o nosso dinheiro

    Última resposta há 3 minutos por Raphael Bueno

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 3 minutos por F. FZZ

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Apoiei e apoio a SAFiel, mas me decepcionei legal

    Última resposta há 4 minutos por Corinthiano feliz da Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Venezuela

    Última resposta há 4 minutos por ANTONIO G MATOS

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Garófalo

    Salvem o SCCP!

    Criado há 17 minutos por Marcelo Garófalo

    0respostas

    acessar o tópico