x

Post de APOLO no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Li o seu texto, não irei discutir, até porque 'quando a ideologia vira lente, a pessoa não enxerga a realidade, ela só confirma o que já decidiu acreditar.” Eu só quero que as pessoas sejam abertas e que filosóficamente evoluam, busquem sempre a verdade e não ficar dando justificativas para uma ideolgia que para pessoa é absoluta.

Metáfora: Se você colocar um sapo diretamente em água fervendo, ele reage na hora e pula para fora para se salvar. Mas, se você colocá-lo em água fria e for aumentando a temperatura lentamente, ele não percebe a mudança gradual — e acaba sendo “cozido” sem reagir.

Governos raramente tiram liberdade ou aumentam controle de forma brusca, porque isso gera reação imediata.

Eu já estive em lugares no interior do Piauí onde o Fome Zero e o Bolsa Fmailia não chegou.

em Bate-Papo da Torcida > OFF - CNH do Brasil

Em citação ao post:

Tudo bom @apollo. Respeito seu ponto de vista, aliás, bem elaborado, demonstra que tem convicção. Porém há pontos de divergências:

Sem o controle que você citou, a bahia, por ter vendida sua refinaria, está tendo os combustíveis mais caros do país. A 'solução' do governo anterior foi vender uma das maiores refinarias do país e perder o controle sobre o preço. Nesse caso, não houve vantagens nem a curto prazo, pois foi vendida abaixo do valor de mercado, us$1.65 bi, ficando por volta de 50% abaixo. Alguém ganhou com isso, e não foi o povo.

O povo quer desconto sim, quer liberdade de escolha... Também, mas dentro suas possibilidade. Ou você acha que se o povo precisasse escolher entre pagar com uma auto escola no valor anterior e o valor da mp de agora, ele escolheria a anterior. Sabe onde está a questão, é que agora ele pode escolher em fazer quantas aulas quiser e precisar, não está mais engessado no sistema do 'sistema' de 20 aulas ou tantas horas, agora pode descentralizar os destinatários dos serviços. Dividindo as rendas. Um dos problemas é, acho que não é seu caso, é que quando afeta o empresário(e está calculado o impacto sendo mínimo), parece que as pessoas maximizam a dor. Doi mais quando é nos empresários.

Concordo que sempre quando o governo banca algo, esse benefício vem de impostos, portanto o povo paga. Mas por óbvio o povo paga imposto para ter esse imposto devolvido em forma de benefício, redistribuído de forma estratégica de acordo com as prioridade.

Mas como eu disse anteriormente, o problema não está no valor de R$ 560,2 bi destinados ao plano safra, que beneficia, pequenos, médios e grandes, e muito grandes produtores rurais (eu sei que isso é importante), ou o socorro a bancos no valor de R$ 1,216 trilhão. O problema está, por exemplo, em reservar no orçamento R$ 167,2 bilhões com bolsa família.

Ainda concordo com você quanto ao povo poder ter escolhas, mas a maioria não podia escolher comer, e o bolsa família de a muito essa escolha (deixando claro que sei que muitas pessoas de má fé, tanto quanto em outro âmbitos).

Não se ainda posso usar essa palavra, mas resumindo, um certo controle sobre setores essenciais nivela os preços em um patamar acessível a população, garantido o acesso universal a todos. Não dizer que o empresário não vai ganhar, só não vai depender da exploração contínua da população ativa...

Li todo seu texto, espero que leia a meu.

Responder ao post do APOLO

Réplicas desse post

Foto do perfil de Emerson

Emerson 61 posts

@corinthians.forever em 25/03/2026 às 16:54

... Mas é claro que isso já é uma discussão política, não pense que está cima disto, pois não está. Quanto a lente ideológica da qual fala, prefiro tratar como uma visão mais otimista das coisas (ao menos comparando com o governo anterior, que foi claramente um retrocesso). Sendo favorecido politicamente ou não, o governo atual, foi o único governo que adotou política que pensou minimamente no povo, simplesmente ele antagoniza com o governo anterior que tinha a ditadura como modo de vida, como parâmetro. Espero que não simpatize com tal período, pois cairia por terra toda razoabilidade que atribui a você.

Uma pena os programas não chegarem em todos os cantos do país, esse seria o mundo ideal, pois até o SUS, que tem em seus princípios a universalidade, enfrenta desafios e nem por isso é dispensável. E ao citar a falta do fome zero nesse local, reforça a importância dele caso estivesse. E pela forma que rebate tais ações/programas, você não parece tão distante do que você chama de ideologia (vou me abster de arriscar qual seria, pois tá cada vez mais próximo do antagonista).

No mais meu amigo, eleições presidenciais vêm logo aí, pense num representante que pensa mais no coletivo e não em benefícios a familiares e amigos próximos.

Espero que, nesse sentido, faça a melhor escolha, no meu campo político ou no seu, existem pessoas boas... Até.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 4 minutos por mauricio randi

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 18 minutos por Rocky

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Já estou vendo os influenciadores dizendo que o Brasil voltou

    Criado há 5 horas por Canoa furada

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Cadê o ovni abduzindo o Neymar

    Última resposta há 27 minutos por Tom

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 27 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 28 minutos por Kauê Zambelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 29 minutos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Bora Japão

    Última resposta há 30 minutos por Lucas de Souza Portella

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Deus te abençoe 🙏🙌

    Última resposta há 37 minutos por Carbone Artilheiro

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 41 minutos por Tulio Melo

    2respostas

    acessar o tópico