Meu Timão

Entrar

O Parque São Jorge é a sede social do Corinthians

Divulgação/ Corinthians

5.1K 17

Vamos nessa!

Como funciona a visita monitorada do Parque São Jorge, sede social do Corinthians?

visualizações 5.1K comentários 17 17

O Corinthians é muito mais que um time de futebol. No bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, está localizada a sede social do clube: o Parque São Jorge. Ao todo, 162 mil metros quadrados compõem o local histórico, que oferece espaços de lazer como bares, piscinas, complexo aquático, quadras de diversos esportes, academia, playground e muito espaço arborizado.

Além destes ambientes voltados para os associados, outras áreas são especiais na sede social do Timão. Lá, também estão o Memorial do clube, a capela e a bica de São Jorge e o Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques.

O torcedor pode conhecer todos estes espaços com uma visita guiada. No tour, os visitantes, que podem torcer ou não para o Corinthians, são guiados por praticamente todo o espaço do clube, onde são apresentados a diversas histórias e curiosidades dos mais de 111 anos de história do Timão.

Raul Moura/Meu Timão

A visita monitorada, vale lembrar, acontece apenas aos sábados, domingos e feriados, em duas possibilidades de horários: às 10h ou às 12h (de Brasília). Os ingressos podem ser adquiridos momentos antes do tour, diretamente no Parque São Jorge, mas o mais recomendado é comprar pelo site www.sccpticket.corinthians.com.br .

O valor cheio para a visitação na sede social do Timão é de R$ 25. Existe a possibilidade também da meia-entrada, válida para crianças de seis a 14 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos e também para associados do Fiel Torcedor.

Detalhes da visita no Parque São Jorge

Com duração prevista de 1h40, a visita guiada no Parque São Jorge começa focada em contar a história do Corinthians. Nesse momento, o guia explica para os visitantes o motivo do nome do clube, que foi originado do clube inglês Corinthian-Casuals Football Club.

O Corinthians já existia, mas ainda não tinha um nome definido e os cinco operários até pensaram em homenagear Santos Drummond. Isso mudou em 1910, quando o time inglês fez uma excursão no Brasil e encantou com grandes atuações em campos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Visita guiada no Parque São Jorge começa com detalhes da história do Timão

Raul Moura/Meu Timão

Depois de conhecer melhor a história do Timão, é hora de saber mais sobre alguns dos grandes jogadores que já passaram pelo Corinthians e fizeram história pelo clube do Parque São Jorge.

Nessa parte, a história de 11 jogadores é contada, com números e algumas curiosidades sobre a passagem pelo Timão. São eles: Neco, considerado o primeiro ídolo; Luizinho, segundo que mais atuou; Cláudio, maior artilheiro; Baltazar, segundo maior artilheiro; Sócrates, considerado um dos maiores jogadores da história do Corinthians; Rivellino, que defendeu o clube na Copa de 1970; Teleco, terceiro maior artilheiro; Marcelinho Carioca, que conquistou dez títulos; Ronaldo Giovanelli, que tem 602 jogos; Wladimir, quem mais atuou com a camisa do clube; e, também, Zé Maria, considerado o Deus da Raça.

Busto de Sócrates no Parque São Jorge

Raul Moura/Meu Timão

Depois da história do Corinthians, o grupo é informado mais sobre o Parque São Jorge, que é a sede social do Timão desde 1926. Em 18 de agosto daquele ano, o presidente Ernesto Cassano, adquiriu uma área de 45 mil metros quadrados, no bairro do Tatuapé.

Onde era localizada uma fazenda, virou a sede de um dos maiores clubes do mundo. Por conta disso, a imprensa esportiva passou a chamar o local de "Fazendinha", apelido que é usado até os dias atuais. O terreno era repleto de árvores, com o Rio Tietê ainda despoluído.

Logo depois, a visita passa pela conhecida sirene do Parque São Jorge. Localizada na parte superior do Bar da Torre, é utilizada para anunciar a contratação de novos jogadores no Corinthians.

Em 1968, sob o comando de Wadih Helu, então presidente do clube, a sirene tocou pela primeira vez. Na ocasião, Paulo Borges, astro do Bangu, chegou ao Corinthians. Depois, o ato ficou popularizado nas mãos de Vicente Matheus, durante a década de 1970.

Nos últimos anos, a tradição voltou e as últimas contratações do Corinthians chegaram diretamente ao Parque São Jorge. Róger Guedes, Paulinho e Willian, por exemplo, foram primeiro até a sede social do clube antes de chegarem ao CT Joaquim Grava.

Sirene do Parque São Jorge fica localizada na parte superior do Bar da Torre

Raul Moura/Meu Timão

A visita segue em direção ao Estádio Alfredo Schürig , localizado dentro da sede social do Timão. Palco de 468 jogos do Corinthians desde 1923, ano de sua inauguração, a Fazendinha é a conservação histórica das origens do clube. O estádio foi palco de quatro títulos do time alvinegro em sua história e segue ativo até hoje. Atualmente, recebe jogos das categorias de base e da equipe feminina do clube.

Depois de uma breve visita às arquibancadas da Fazendinha, o passeio segue em direção a dois dos mais importantes locais do Parque São Jorge: a bica e o santuário. Criados em 1941, em homenagem ao Santo Padroeiro, a Fonte de São Jorge tem a água especial para batizar os corinthianos: "Aquele que beber desta fonte, de água pura e abençoada, tornar-se-ão corinthiano sob a devoção do Glorioso São Jorge".

Bica de São Jorge

Raul Moura/Meu Timão

O passeio, neste momento, é pausado para que todos os visitantes experimentem a água sagrada do Parque São Jorge. Logo depois, em uma área próxima ao departamento de Remo do Timão, o guia explica mais sobre todos os escudos que já estiveram na camisa do Corinthians.

Apesar de ter sido fundado em 1º de setembro de 1910, o Corinthians ficou sem um símbolo oficial por três anos. Durante todo esse tempo, era entendido que o time, formado por trabalhadores, era de várzea e não se enquadrava nos padrões de uma equipe de elite de São Paulo. O primeiro escudo foi o famoso "CP" e a história completa de todos os símbolos utilizados pelo clube você pode ler aqui, em matéria especial do Meu Timão .

Guia mostra os escudos utilizados pelo Corinthians nos 111 anos de história

Raul Moura/Meu Timão

A parte final do passeio é dividida em três partes: Capela de São Jorge, Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques e o complexo aquático. No lugar religioso, as missas ocorrem em todos os domingo, exclusivamente para sócios do clubes e podem chegar até 100 pessoas no local.

Capela de São Jorge na sede social do Corinthians

Raul Moura/Meu Timão

Já no ginásio, foi possível acompanhar um momento do treino do time de basquete do Corinthians. Wlamir Marques, inclusive, foi um dos grandes jogadores da modalidade em todo o mundo e, principalmente, na história que fez no Timão. Por conta disso, o local foi batizado com o seu nome .

Além de receber os jogos de basquete e futsal, o ginásio Wlamir Marques também costuma ser sede das eleições presidenciais do Corinthians

Danilo Fernandes / Meu Timão

No Ginásio Wlamir Marques, o Corinthians disputa as principais competições do basquete e do futsal nacional. Os jogos que lá acontecem, seja pelo NBB ou LNF, costumam ser gratuitos para associados e não-sócios do Timão.

Por fim, a visita guiada tem breve passagem pelo complexo aquático. Considerado um dos maiores da América Latina, o Timão conta com diversas piscinas, incluindo olímpicas e com onda, para os sócios aproveitarem e também para atletas da natação do clube.

Serviço da Visita Monitorada do Parque São Jorge

Quando: Sábados, domingo e feriados
Horários: 10h e 12h
Local: R. São Jorge, 777 - Parque São Jorge, São Paulo - SP, 03087-000
Valor do ingresso: R$ 25 (com opção de meia-entrada)
Site para compra do ingresso: www.sccpticket.corinthians.com.br - também há a possibilidade de comprar na bilheteria física do local

Quer saber mais sobre o Parque São Jorge e sua história?

Veja mais em: Parque São Jorge e Especiais do Meu Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

17 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop