Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians e nazismo. Estranho, né?
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Corinthians e nazismo. Estranho, né?

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

28 mil visualizações 103 comentários Comunicar erro

Corinthians e nazismo. Estranho, né?

Torcida do Corinthians é um dos maiores patrimônios do clube não à toa: é o Time do Povo

Foto: Agência Corinthians

Estranho Corinthians e nazismo aparecerem numa mesma frase, né? Diria repugnante.

Vou escrever sobre um assunto que, no campo do extracampo, é importante no Corinthians. Tem gerado polêmica entre torcedores. E voltou a ficar em evidência nos últimos dias impulsionado pelo discurso de Roberto Alvim. Você que é corinthiano e provavelmente brasileiro certamente ficou sabendo sobre a demissão do agora ex-secretário da cultura do governo, resultado da péssima repercussão de uma fala inspirada no nazismo – na qual pregou retórica e ideais iguais aos de Hitler e seu ministro de propaganda e cultura, Goebbel,

E que cargas d'água o Corinthians tem a ver com isso? Vamos lá.

O Corinthians, não de forma inédita, se posicionou em meio a uma polêmica alimentada pelo atual governo. Nas redes sociais, o clube prestou solidariedade à comunidade judaica (ofendida com o rumo que o país toma, como explícito no episódio da pasta da cultura). O Corinthians fez citação ao Holocausto e escreveu a mensagem "nazismo nunca mais".

Já havia sido assim ano passado quando, no aniversário do Golpe Militar de 1964, enquanto as redes sociais ferviam com a posição de admiração do atual governo à Ditadura, o clube fez menções à Democracia Corinthiana. O icônico movimento do início dos anos 80 é considerado pelo próprio Corinthians um dos marcos de seus 110 anos de história.

O fato de o clube se posicionar sutilmente sobre tais temas incomodou muita gente - só olhar os tweets abaixos. E gerou briga entre torcedores nas redes sociais. Em resumo: torcedores favoráveis ao atual governo não se sentem representados pela postura do Corinthians.

Afinal: por que o Corinthians se posiciona contra esse tipo de discurso? Pelo simples fato de que faz parte da história do clube caminhar ao lado de causas progressistas, como a inclusão de jogadores negros no elenco quando muita gente ainda não aceitava o fim da escravidão ou a própria fundação por operários e trabalhadores. Há mais de cem anos, quando o elitismo reinava no futebol em São Paulo com times de ricos e estudantes, foi o catadão do Bom Retiro, entre aqueles times que disputavam os principais campeonatos estaduais, quem abraçou pobres e analfabetos da capital paulista. Daí o "Time do Povo".

E abraçar o povo é realmente abraçá-lo: é defender direitos humanos, é se indignar com postura nazista, é defender a história como ela foi e é. E isso está... Na história. Do clube!

E nada disso é ruim, certo? Tente não rotular como esquerdista, governista, direitista, antigovernista... É impossível achar errados os posicionamentos do Corinthians. Ou você torcedor e leitor defende tortura? Defende nazismo? Porque aí não teria como debater...

Postura progressista como essa do Corinthians deveria estar no sangue não só de qualquer corinthiano, como de qualquer ser humano. Talvez, aliás, nessa sutileza é que esteja a beleza em ser corinthiano.

PS: para uma próxima ocasião, podemos debater sobre as muitas ações sociais e culturais que o Corinthians vem promovendo nos tempos atuais, preenchendo inúmeras lacunas das esferas municipais, estaduais e nacionais. E olha que, se bobear, o clube faz mais por seres humanos (corinthianos ou não) do que, por exemplo, o tal ex-secretário já citado aqui...

Veja mais em: Ações sociais do Corinthians e História do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Diego

    Diego 128 comentários

    @diego.ramos15 Apoiador em

    Corinthians é o time do povo, time das minorias.
    Sempre deve lutar por elas independente de ideias políticos, somos um só.

    Vai CORINTHIANS

  • Foto do perfil de Luciano

    Luciano 39 comentários

    @luciano.gaubatz.borg em

    'O Corinthians é o time do povo e o povo é que vai fazer o time!' É muito triste a gente encontrar por aí, atualmente, corinthianos fascistas (? !? ). Isso é um oxímoro! O cara que torce para o Corinthians e é fascista, realmente não entende nada de Corinthians, sinto muito...

    Excelente texto do Lucas Faraldo! Vai Corinthians!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Samuel

    Ranking: 2115º

    Samuel 1006 comentários

    102º. @samuel.vieira2 em

    O problema é que as pessoas de forma geral, não sabem diferenciar as coisas.

    Se você é contra a fala de um representante do governo, automaticamente se torna petista, comunista, taxista, etc.

    Se você é a favor de algo feito pelo atual governo, é automaticamente machista, filho da ditadura, coxinha, etc.

    O que as pessoas precisam é de menos rótulos e mais conteúdos. Aprender a interpretar textos e situações.
    E entender que não basta defender um lado, mas precisam formalizar suas ideias.

  • Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 1569º

    Pedro 1310 comentários

    101º. @botan em

    Nazi facismo a doença que não foi totalmente erradicada, sempre aparece alguém com esse vírus. Governo Bolsonaro trás consigo arminha, o brilhante ustra, e outras doenças mais que a Europa quase erradicou e o CORINTHIANS tem que erradicar pra sermos CORINTHIANS TIME DO POVO.

  • Foto do perfil de Jose Maria Bechara

    Jose 9 comentários

    100º. @jose.maria.bechara em

    Fiquei incomodado pelo fato do Faraldo não fazer nenhum comentário sobre o segundo post. Porque? O comunismo está desculpado de suas maldades? TODO totalitarismo é escravizante, injusto e assassino. NENHUM está desculpado! Não é progressismo desculpar NENHUM deles! Progressista é quem defende com TODAS as forças a verdadeira democracia:: liberdade com responsabilidade, como foi na Democracia Corinthiana: cada um respondia por si e pelo grupo, sob a égide de um líder. Corinthians é Corinthians, independente de filosofias, raças, crenças e sexos. VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Antoine

    Ranking: 1326º

    Antoine 1511 comentários

    99º. @antoine.rowies em

    Peguem o comunismo e nazismo e guarde onde bem entender. Aqui é Corinthians.

  • Foto do perfil de Hugo

    Hugo 65 comentários

    98º. @hugosaraiva em

    Excelente texto, é realmente triste que alguns corinthianos defendam posições rejeitadas historicamente pelo clube. Mas sempre devemos lembrar nosso primeiro presidente, que disse que o Corinthians é o time do povo, e o povo é que vai fazer o time!