Venha fazer parte da KTO
x
Vergonha pelo Corinthians
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Vergonha pelo Corinthians

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

17 mil visualizações 335 comentários Comunicar erro

Vergonha pelo Corinthians

Cuca é o novo técnico do Corinthians para 2023

Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG

Já vi o Corinthians perder um montão de jogos numa época em que fazia muita diferença na vida o valor de um ingresso.

Já fui aos jogos do Corinthians com cheque devolvido na praça. Com o nome sujo. Já gastei o dinheiro do aluguel pra ver o Corinthians, sendo que estava em vias de ser despejado.

Já vi o Corinthians tomar goleada de time pequeno.

Já vi o Corinthians perder clássicos.

Já vi o Corinthians com times horrorosos, ruins demais. Já passei a noite fazendo protesto na porta de vestiário.

Já falei muita bobagem dentro do estádio. Não palavrão, já falei merda mesmo.

Já apanhei dos seguranças do Corinthians por xingar o treinador no alambrado do Pacaembu.

Já vi o Corinthians ser rebaixado pra segunda divisão. Um processo que não ocorre num dia apenas, mas num ciclo longo de tristeza e desespero.

Já vi o Corinthians perder finais de campeonatos para os rivais.

Já vi o Corinthians perder mais de uma dezena de vezes a Libertadores.

Grande merda.

Em nenhum desses momentos eu senti vergonha do Corinthians ou vergonha de mim mesmo.

Hoje eu senti.

Obviamente não sinto vergonha de mim. Também não sei se sinto vergonha do Corinthians em si. Talvez, sinta vergonha PELO Corinthians. Por ele ser tratado dessa forma. Pelas pessoas que permitem que isso ocorra com o Corinthians.

Precisava trazer o Cuca? Nós realmente precisávamos disso?

A responsabilidade pelo o que ocorreu ou não é do treinador. Me parece ter sido um crime terrível. Mas qualquer um que conheça elementarmente o Corinthians sabe que ele é um instrumento, uma voz.

Ao escolher o Cuca o Corinthians faz muito mais do que decidir pela “absolvição” do Cuca. Faz mais do que acreditar em sua inocência. O Corinthians passa uma mensagem triste para nossa sociedade. O Corinthians sabia muito bem o que iria causar. E mesmo assim causou. Preferiu que fosse assim, mesmo sabendo tudo o que estaria envolvido.

Nenhuma empresa importante que seja séria contrataria um profissional com o histórico do Cuca, nos dias de hoje. Pensem nas empresas referencias do mercado. Mas certamente, quem dirige o Corinthians não compartilha dessa pretensão de tornar nosso clube algo sério e respeitado.

Sabe aquela coisa que não vivemos de títulos, vivemos de Corinthians? Esquece. Sabe aquela coisa de ganhar ou perder mas sempre com democracia? Esquece. Sabe essa estampa da Democracia Corinthiana na camiseta? Esquece. Sabe aquele slogan (chamo de slogan porque a mensagem em si já foi vilipendiada) de #respeitaasminas? Esquece.

Digo esquece, mas é evidente que não vamos esquecer. Mas o recado que a atual diretoria do Corinthians passa é justamente esse. Esqueçam tudo isso! É tudo hipocrisia!

Fizemos uma escolha por “voltar a ganhar” (será que vamos?) em troca do nosso passado, da nossa bandeira, da nossa lição.

Corinthians Grande, sempre altaneiro, realmente és do Brasil o clube mais brasileiro. Pois carrega dentro de si o que há de melhor. De mais lindo. Mas também convive com o que há de pior, mais atrasado e tacanho.

Veja mais em: Cuca e Técnicos do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?