Venha fazer parte da KTO
x
O grande erro na nova ação de marketing do Corinthians
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

O grande erro na nova ação de marketing do Corinthians

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

11 mil visualizações 207 comentários Comunicar erro

O grande erro na nova ação de marketing do Corinthians

Sócrates: formidavelmente humano (comigo e a jornalista Estela Suganuma)

Foto: Arquivo Pessoal com Arte

Posso dizer que, como torcedor, acompanhei de perto a Democracia Corinthiana. Depois, como jornalista, tive vários encontros com Doutor Sócrates, este excepcional jogador e formidável ser humano.

Cheguei a perguntar-lhe sobre a declaração, dos anos 1980, na qual ele sugere que o corinthianismo seja uma religião.

Ele, que tinha um intelecto privilegiado, respondeu que se tratava de uma licença filosófica e poética. Ou seja, o amor pelo clube tem elementos de fé e veneração, mas não se trata, efetivamente, de um credo religioso.

Vamos esmiuçar o conceito. Até agora, muita gente ainda não entendeu a diferença entre ser corinthiano e ser corinthianista. Vou tentar explicar, com base em minha pesquisa histórica, nos trabalhos do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO) e na participação em outras entidades ligadas ao SCCP.

O corinthiano torce pelo clube. Quer vitórias e títulos. Ele se encanta pelos astros do time e tem orgulho de trajar a camisa de um clube vencedor. Enquanto apaixonado pelo futebol, ele não é muito diferente de um santista, um palmeirense ou um vascaíno.

Mas, e o corinthianista? Ele tem um comportamento semelhante a este descrito acima. No entanto, ele é MAIS. O corinthianista está identificado com a "causa" de um clube popular, que desde sua fundação preza a inclusão, a democracia, a diversidade e a solidariedade.

Diferentemente de outros clubes do início do Século 20, o Corinthians surgiu com uma proposta de agregar todos os cidadãos, não importava a cor da pele, a classe social, o credo religioso e o tamanho da conta bancária.

Os clubes da elite praticavam políticas de exclusão e segregação. O clube de Battaglia e Magnani, não! A turma do Bom Retiro logo ficou famosa por agregar o italiano calabrês da maloca, o negro filho de um ex-escravizado, o japonês que mal sabia falar o Português, o espanhol que veio ao Brasil para escapar da sina de miséria.

O corinthianismo, portanto, vai muito além da paixão pelo ludopédio. Ele está ligado a uma ideia de solidariedade, união, procedimento generoso, justiça, igualdade e liberdade.

Segundo essa visão, no Corinthians somos todos iguais, seja você um estagiário numa empresa de TI, uma sem-terra, um jovem bem-sucedido que lidera uma startup, um operário do ABC, um morador de um estúdio descolado na Rua Augusta ou uma mulher batalhadora que luta pelos direitos de sua comunidade na periferia.

E essa igualdade não é retórica. No corinthianismo, praticamos a cidadania, o altruísmo, o respeito pelo outro. Em suma, o corinthianista estende a mão a quem se atrasou pelo caminho.

Sou neto de trabalhadores imigrantes que viviam na Rua Anhaia, no Bom Retiro, à época da fundação do clube. E foi isso que eles, corinthianistas de primeira hora, me ensinaram. Não invento. Reconto a história.

De certa forma, a campanha de marketing do Corinthians foca em alguns desses aspectos. Desse ponto de vista, ela é correta. Trabalha com conceitos de resistência, resiliência e fidelidade, que efetivamente são traços do corinthianismo.

No entanto, peca gravemente ao reunir esses preceitos sob o manto da religião. O termo religião deriva da expressão "religare", que é estabelecer uma reconexão com o primitivo da criação, aquilo que é sagrado e místico.

No entanto, na compreensão cotidiana, a religião se estabelece como crença na presença viva e perceptível da deidade, vivida por uma conduta de prática moral e celebração ritual que une o espírito a uma ou mais entidades divinas.

Religião é coisa séria. E crenças religiosas devem ser respeitadas. Não se justifica a intolerância, ainda que as forças da justiça do Estado laico devam estar atentas a seguidores de uma ou outra denominação que adulteram a base doutrinária para justificar patrulhamentos, inquisições ou mesmo guerras.

Ora, a análise racional dos conceitos nos conduz a uma conclusão: o corinthianismo não é e nunca será uma religião, no sentido estrito do termo. Será antes uma designação de nosso ethos, ou seja, de nosso conjunto de tradições de conduta e comportamento, traços que se explicam pela Antropologia e pela Sociologia, não pela Teologia.

No corinthianismo de verdade, a diversidade nos une pelas diferenças. Aqui, convivem o budista, o seguidor das religiões afrobrasileiras, o católico, o evangélico, o muçulmano, o adepto do judaísmo e até mesmo o ateu.

Sócrates, cuja imagem é utilizada nesta campanha, tinha sérias restrições ao uso da religião para fins de controle e manipulação das mentes. Além disso, ele não era santo, mas um sujeito incrivelmente humano, com suas falhas e virtudes, com suas dúvidas e convicções, com seus erros e acertos, moldado pelo desejo de ser melhor a cada dia.

O corinthianismo? É maravilhoso! Mas não é religião. O corinthianismo é um fenômeno que se dá no campo da experiência social humana, é padrão de conduta solidária no dia a dia, é resistência nas lutas diárias que travamos pela sobrevivência.

E o principal, caro leitor: corinthianismo não é um produto que possa ser definido e enquadrado pelo interesse comercial de um departamento de marketing.

Veja mais em: Ações de marketing.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Adilson
    Foto do perfil de Adilson

    Ranking: 35º

    Adilson 20176 comentários

    @adilsondh em

    Não gostei dessa campanha, achei pesada e sem propósito, respeito os que pensem ao contrário, mas pra mim não foi uma boa ideia, principalmente tendo claras alusões a passagens bíblicas que para a grande maioria Cristã são sagradas, o Rosenberg deveria se preocupar em arrumar o NR e não com isso, acredito que possa até afastar possíveis patrocinadores mais fervorosos que não vão querer associar suas marcas ao clube justamente por ir contra os princípios e crenças dos seus propietarios, essa é minha opinião e não sou dono da verdade e respeito a todos que pensem diferente...

  • Bell
    Foto do perfil de Bell

    Ranking: 1623º

    Bell 1257 comentários

    @irabel.cordeiro em

    Perfeito! Simples assim, pecaram na abordagem, por mais que a essência tenha sido compreendida, a utilização de símbolos e alusão a esta ou aquela religião, foi o erro!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Paulo
    Foto do perfil de Paulo

    Paulo 112 comentários

    147º. @paulo.antunes2 em

    ... E vem vamos dizer assim, fora do contexto, pois nos tempos atuais as questões religiosas que já sempre foram e são complexas, causam polêmicas, quando não intolerância e guerra, trazer para a arena do esporte, de um clube de massa, cuja paixão não se restringe a brancos e negros, japoneses, libaneses, baianos, mineiros, alemães...e claro, abriga católicos, evangélicos, muçulmanos, candomblés e muito mais, é de uma inapropriedade e não contribuiu em nada para o clube e para o momento histórico do país e do mundo. Enfim, estupidez levada à quinta essência! Parem o trem quero descer!

  • Paulo
    Foto do perfil de Paulo

    Paulo 112 comentários

    146º. @paulo.antunes2 em

    Prezado,

    Envolvido que tenho estado com tantos outros temas da cidade, país, crises humanitárias, acidentes, mortes de personas queridas, rompimentos de barragens, que só agora me dei conta do tema da nova linha de marketing do Corinthians, a tal da religião, e da infeliz (vou ser brando) manifestação do Rosemberg e sua estúpida comparação entre Mulheres e Aids.

    Claro que as coisas do Corinthians me interessam também, mas estive ausente e no máximo acompanhando os péssimos jogos que o Timão anda fazendo neste início de temporada. Mas voltando ao escarneo e estupidez do Rosemberg, claro, anda com outro que tem as mãos "sujas" com a Arena, Lula, PT e Odebrechet, só pode ter a mente embotada por estupidez e fazer manifestações desse quilate e "conceber" essa história de "corinthianismo" como religião.

    É inspiração clara nos ditos populares da torcida desde os tempos em que não ganhávamos nada! É infeliz e incorreta pelos motivos que você bem apresenta no artigo. E, vem...

  • Ramon
    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22943 comentários

    145º. @ramon.felipe1 em

    Eu gostei da campanha, lembrando que nem Jesus agradou a todos. Acontece.

  • Gustavo
    Foto do perfil de Gustavo

    Ranking: 2554º

    Gustavo 839 comentários

    144º. @gustavo.vieira.amadi em

    Meu Deus! Um cara desses se diz jornalista...

  • William
    Foto do perfil de William

    Ranking: 1076º

    William 1776 comentários

    143º. @w.higa em

    Ótimo texto!
    Erraram ao ilustrar o cristianismo na campanha!
    Tinham que ilustrar apenas seus ídolos, sua história, sua origem...