x
Fórum do Corinthians

Sobre o Corinthians virar SAF

Foto do perfil de RAFAEL

Rafael 59 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/12/2024 às 22:11
Por RAFAEL RAMOS NUNES QUEIROZ (@rafael-ramos-nunes-q)

A separação entre o clube social e o clube de futebol, conhecida como 'cisão' ou 'separação de ativos', é uma estratégia adotada por diversos clubes no Brasil e no mundo para atender às demandas modernas de gestão esportiva e financeira. No caso de um clube como o Corinthians, os motivos podem incluir:

1. Gestão profissional do futebol

A separação permite que o futebol seja gerido como uma empresa independente, com foco exclusivo na performance esportiva, captação de receitas e controle de custos. Isso reduz interferências do clube associativo, que geralmente tem objetivos sociais e recreativos.

2. Captação de investimentos

Investidores e patrocinadores preferem negociar com uma entidade profissional e autônoma, sem vínculos diretos com os sócios do clube social, que podem dificultar a tomada de decisões ou criar conflitos de interesses.

3. Redução de riscos financeiros

O clube associativo geralmente tem despesas com áreas como piscinas, quadras, eventos e outras atividades sociais. A separação protege o futebol dessas despesas e evita que problemas financeiros do clube associativo impactem o time profissional.

4. Adequação à legislação e modelos modernos

Com a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil, ficou mais fácil transformar o departamento de futebol em uma entidade jurídica própria. Isso incentiva uma gestão transparente e alinhada com as melhores práticas do mercado global.

5. Sustentabilidade do clube associativo

A separação também beneficia o clube social, que pode focar nos interesses dos sócios e evitar que o futebol consuma recursos que seriam destinados às atividades recreativas e sociais.

Como funciona na prática?

O clube associativo continua existindo, com suas atividades voltadas para os sócios.

O futebol é transferido para uma nova entidade (geralmente uma empresa), que pode captar recursos, vender ações e ser administrada profissionalmente.

Exemplo no Brasil

O Cruzeiro, o Botafogo e o Vasco já aderiram ao modelo SAF. No caso do Corinthians, uma separação semelhante permitiria atrair investidores e modernizar sua estrutura sem comprometer as atividades sociais do clube associativo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Erick Castro

Ranking: 1.535º

Erick 2.444 posts

@ericson-jonathan-pin em 17/12/2024 às 23:49

O Corinthians sozinho poderia muito bem ser administrado por uma pessoa competente, não tendo nenhuma ligação com alguma empresa, a maioria desse pessoal que compra clubes tem capital por fora.

Foto do perfil de Rodri P

Rodri 52 posts

@rodrigo.prates1 em 17/12/2024 às 22:40

Exato. Não é necessário de fato vender o clube, podemos separar o social do futebol e ambos caminharem com as próprias pernas onde o futebol seja tratado com empresa que está pode sim gerar lucros, diferente do associativo onde é sem fins lucrativos mas que com uma boa gestão também não gera dívidas. Enfim é só querer o bem do Corinthians que dá pra sair do papel, seria bom pra todos menos pra aqueles que sugam o clube.

Foto do perfil de Caio Forte

Ranking: 5.439º

Caio 578 posts

@caio-forte1 em 17/12/2024 às 22:21

Se o Corinthians virar saf, não vai ter pra ninguém, se o cara gostar de e gostar de ganhar igual o jontex, iria logo se apaixonar pelo o clube e a torcida

Foto do perfil de Arthur Kurai

Ranking: 694º

Arthur 4.874 posts

@naoki.misagori em 17/12/2024 às 22:12

Sou o maior defensor de SAF nesse fórum.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Girão

    Corinthians quebrou

    Última resposta há 1 segundo por COALA FIEL

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de CLAUDIO L

    Copa do Mundo

    Última resposta há 14 segundos por QD+ Corinthians

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Feenando de Oliveira

    Messi imitou Ricardinho em 2001 kkkkk

    Última resposta há 23 segundos por Carlos Alberto Amaral Junior

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Que copa histórica estamos presenciando

    Última resposta há 28 segundos por Thiago Augusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Matheus Assumpção

    Postura invejável do Atlético de Madrid

    Última resposta há 36 segundos por LEANDRO DE ANDRADE ARRUDA

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Joe Doe

    Corinthians faliu em todos os sentidos

    Última resposta há 1 minuto por Marcelo Carlos Boaroto Ferreira

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Corinthians anuncia casas Bahia como patrocinador

    Última resposta há 1 minuto por Joao Bobao

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Mané, definitivamente, não é um "parça do Neymar"

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Augusto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adilson Amaral

    Primeira fase fraca

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Flávio meu timão

    Diretor informou aos jogadores que salários de maio serão divididos em 6 parcelas

    Última resposta há 4 minutos por Evandro

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fala Timao

    Saudosismo é doença

    Última resposta há 4 minutos por LEANDRO DE ANDRADE ARRUDA

    36respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Algum professor de geografia no fórum?

    Última resposta há 4 minutos por Danilo Nogueira

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jota Sampaio

    Cristiano Ronaldo é muito maior do que o Messi

    Última resposta há 6 minutos por Silva Aparecido

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Hoje tem gol do papai Cris 😜😜

    Última resposta há 6 minutos por Filipe Silva

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wildem Oliveira

    Porque o assunto Neymar deixa o brasileiro tão sic?

    Última resposta há 7 minutos por Thiago Augusto

    33respostas

    acessar o tópico