x
Fórum do Corinthians

Atenção Conselheiros

Foto do perfil de Axel

Axel 129 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/04/2026 às 14:20
Por Axel Renan (@axelsccp)

O Coletivo Voz Corinthiana vem a público registrar sua profunda indignação com o processo de apreciação das contas do exercício de 2025. Nossa análise, baseada estritamente nos documentos e no parecer da auditoria independente, revela um cenário assustador.

Os números oficiais já são alarmantes: déficit de R$ 143,4 milhões e uma dívida bruta de R$ 2,7 bilhões. No entanto, a própria auditoria alerta que, ao aplicar o critério contábil correto, o déficit real de 2025 saltaria para quase R$ 736,6 milhões, empurrando nossa dívida para a casa dos R$ 3,3 bilhões. O que ocorreu não foi a invenção de números irreais, mas um grave erro de competência: o Clube antecipou para 2025 os efeitos de uma transação tributária que só se consolidou de fato em 2026. Na prática, criaram uma maquiagem temporal para mascarar o verdadeiro desastre financeiro daquele ano, distorcendo de forma inaceitável a realidade apresentada ao associado.

O risco institucional se tornou insustentável. Com a criação da Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (ANRESF), o Corinthians passa a ser monitorado por um agente externo rigoroso. As penalidades para irregularidades financeiras agora incluem sanções esportivas drásticas, inclusive a possibilidade de perda de pontos.

O cerco se fechou e o controle sobre o clube nunca foi tão amplo: de um lado, temos uma torcida cada vez mais unida, politizada e organizada em coletivos que não aceitam mais a obscuridade; de outro, um novo ente regulador vigilante.

Como alguns tentam construir narrativas para fugir de cobranças, é indispensável apontar que a Lei Geral do Esporte não é uma mordaça ou ameaça, ela é a imposição definitiva de responsabilidade. Gestores que ignoram a diligência e a prudência colocam o futuro do Corinthians em xeque. Não é mais sobre política interna. É sobre cumprir a legislação.

Para agravar o cenário, a ata da recente reunião do Conselho Fiscal (CF) é a confissão de um processo completamente viciado. No documento, o próprio órgão admite que teve escassos dois dias úteis para analisar as complexas demonstrações financeiras, o que caracteriza restrição indevida às condições mínimas de exercício da função fiscalizatória, comprometendo a diligência, a profundidade da análise e a própria efetividade do controle.

Pior: a condução dos trabalhos foi presidida pelo Sr. Haroldo Dantas, que se encontra formalmente afastado por decisões válidas (que inclusive decorrem de petição protocolada por membros deste Coletivo). O fato de o conselheiro ter se retirado da sala segundos antes da votação final não anula a gravidade de ter comandado todo o rito. Isso revela um descaso contínuo com os normativos e com o sócio que exige lisura.

Ao final, o Conselho Fiscal cedeu à conveniência. Optou por uma irresponsável 'aprovação com ressalvas', utilizando a instabilidade política do clube no ano passado (impeachment) como desculpa para fechar os olhos e chancelar uma contabilidade que omite um rombo multimilionário.

Diante dessa tragédia anunciada, o Conselho de Orientação (CORI) foi submetido a um teste definitivo e falhou. O artigo 99 do Estatuto do clube é claro: o CORI responde solidariamente se, ciente de irregularidades, não propuser as medidas necessárias ao Conselho Deliberativo. Ao invés de barrar o absurdo, o órgão optou por também aprovar as contas distorcidas com meras 'ressalvas'.

Sejamos claros: 'aprovar com ressalvas' um balanço que subavalia a dívida e superavalia o resultado em centenas de milhões não significa absolutamente nada na prática. É apenas uma saída covarde para não reprovar o que é tecnicamente indefensável. Isso não é diplomacia institucional, é omissão dolosa. O CORI voltou a atuar como despachante de balanço maquiado (assim como fez ao longo dos últimos anos).

Essa responsabilidade, contudo, não se restringe mais aos órgãos de controle. Ela recai agora exclusiva e diretamente sobre todos os Conselheiros que participarão da votação final das contas. A Lei Geral do Esporte define que a responsabilidade de 'dirigente' alcança qualquer um que exerça poder de decisão ou fiscalização. Isso significa que, após a omissão dos pareceres técnicos, o Conselheiro que votar pela aprovação de uma gestão temerária estará assumindo um risco pessoal gravíssimo.

Na prática, quem validar esse balanço irregular perde a proteção do cargo e passa a responder com seus próprios bens pessoais pelos prejuízos causados ao Clube. Em termos simples: quem carimbar esse erro pode ter que pagar a conta com o próprio dinheiro.

O momento exige intolerância absoluta com a irresponsabilidade. Divergências multimilionárias, contabilidade criativa, conselhos omissos e a ameaça real de punições esportivas formam uma bomba-relógio. Não há mais margem para acordos de bastidor. Exigimos o rigor técnico e a estrita legalidade.

Pelo Corinthians, sempre!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de ! Felipe

Ranking: 1.129º

! 3.257 posts

@offline em 27/04/2026 às 16:55

Mais 16 anos de gestão séria a gente sai dessa né Rozala? Kkkkkk

Foto do perfil de Edson Mancha

Ranking: 238º

Edson 10.090 posts

@edson.manchini em 27/04/2026 às 16:03

Dito tudo isso, agora só resta A INTERVENÇÃO JUDICIAL!

Foto do perfil de João Rangel

Ranking: 2.614º

João 1.445 posts

@joao.rangel2 em 27/04/2026 às 15:30

Façam o papel de vocês conselheiros, o papel que está escrito de cuidar dos recursos do clube, o povo está de olho...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Gus Ortiz

    Olha os holandeses!

    Última resposta há 10 segundos por leandro t bezerra

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rocky

    Cite um ídolos do Corinthians

    Criado há 32 segundos por Rocky

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Flávio meu timão

    Clube prevê mais um mês sem salários e não tem mais de onde antecipar

    Última resposta há 48 segundos por Alexandro Costa

    55respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Morães surfista

    Obrigação torcer por nossa seleção brasileira

    Criado há 1 minuto por Morães surfista

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Botou o Rayan mas não botou o Endrick kkkk

    Última resposta há 2 minutos por Henrique Ellenrieder

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    🚨 SAFiel tem mais Assinaturas que o Sócio Torcedor

    Última resposta há 2 minutos por Maltkvski Pietrovski

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Gehlen

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na copa até é aqui

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 3 minutos por Rafael Nogueira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida; veja!

    Última resposta há 3 minutos por Gerson da Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Cadê o ovni abduzindo o Neymar

    Última resposta há 3 minutos por Edvaldo Fernandes

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de San George

    Identifiquei os motivos que fazem os bobões torcerem contra a Seleção

    Última resposta há 4 minutos por Filipe Silva

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 4 minutos por Yakov Grs

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imagine você sendo atleta, estando com os salários atrasados e seu presia curtindo a copa do mundo?

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    9respostas

    acessar o tópico