x
Fórum do Corinthians

Ranking Financeiro dos Clubes

Foto do perfil de André

Ranking: 9.837º

André 217 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 31/01/2013 às 13:42
Por André D. Filho (@andre.d.filho)

A Deloitte, empresa de consultoria financeira com mais de 100 anos e entre as quatro maiores do mundo, vem a 12 anos elaborando o balanço de faturamento anual dos principais clubes do mundo. Ela acaba de divulgar o ranking de 2012, tendo o Real Madrid em 1º lugar e o único a superar a marca de 500 milhões de euros (cerca de R$1.300.000.000,00). O Corinthians vem em 31º (o primeiro fora da Europa), com E$94.100.000,00 (R$235.000.000,00).

01.REAL Madrid R$1.300.000.000,00

02.BARCELONA R$1.200.000.000,00

03.MANCHESTER UNITED R$1.000.000.000,00

04.BAYERN R$ 935.000.000,00

05.CHELSEA R$ 820.000.000,00

06.ARESENAL R$ 737.000.000,00

07.MANCHESTER CITY R$ 726.000.000,00

08.MILAN R$ 653.000.000,00

09.LIVERPOOL R$ 592.000.000,00

10.JUVENTUS R$ 495.000.000,00

31.CORINTHIANS R$ 235.000.000,00

A Deloitte considera três as fontes essenciais de renda:

01 Patrocínio, publicidade e promoções.

02 Arrecadações em dias de jogo (bilheteria, lojas, restaurantes, etc).

03 Direitos de televisão.

Ela não computa a venda de jogador por entender se tratar de um terreno muito nebuloso, não dá pra estabelecer o quanto fica com o clube. Ela também entende que para um clube ser bem sucedido deve manter um equilíbrio entre estas três receitas. Podemos notar quatro grupos distintos quanto à forma de faturamento. O primeiro é exemplar, mantém equilíbrio entre as receitas (o caso dos três primeiros colocados). O segundo grupo, a balança pende para o marketing (Bayer). Terceiro grupo, a renda é muito bem explorada por sua arena (Arsenal). E quarto grupo, os direitos de televisão (casos da Itália e Brasil):

1º Real Madrid R$1.303.000.000,00

36% R$476 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

39% R$506 milhões direitos de televisão.

25% R$321 milhões arrecadações em dia de jogo.

2º Barcelona R$1.226.400.000,00

39% R$475 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$457 milhões direitos de televisão.

24% R$295 milhões arrecadações em dia de jogo.

3º Manchester R$1.000.000.000,00

22% R$220 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$370 milhões direitos de televisão.

41% R$410 milhões arrecadações em dia de jogo.

4º Bayer De Munique R$935.000.000,00

55% R$512.000.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

22% R$206.700.000,00 direitos de televisão.

20% R$216.900.000,00 arrecadações em dia de jogo.

6º Arsenal R$520.000.000,00

22% R$164.800.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$237.500.000,00 direitos de televisão.

41% R$299.000.000,00 arrecadações em dia de jogo (graças à construção de seu estádio e sua total exploração).

8º Millan R$458.100.000,00

38% R$245.900.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

49% R$320.800.000,00 direitos de televisão.

13% R$ 85.900.000,00 arrecadações em dia de jogo

31º Corinthians R$234.600.000,00

31% R$ 72.700.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

56% R$130.700.000,00 direitos de televisão.

13% R$ 31.200.000,00 arrecadações em dia de jogo

Nota-se que muitos clubes podem melhorar suas receitas, mas dependem de legislação local, dos acordos feitos com as televisões, de ter sua própria “casa” (devidamente adequada para o comércio) e, principalmente, um marketing agressivo.

O Corinthians pode se tornar uma potência mundial, mas para tanto terá que trabalhar muito e quebrar certas tradições antiquadas e retrógadas.

Seu marketing ainda crescerá muito (nome da Arena, financiamentos, mais produtos licenciados, etc). É uma receita que deve ser muito mais explorada por não ter fronteiras.

Com a inauguração da Arena, a receita aumentará significam com...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de André D. Filho

Ranking: 9.837º

André 217 posts

@andre.d.filho em 31/01/2013 às 13:46

Com a inauguração da Arena, a receita aumentará significam com o uso do Shopping Center, museu, cinemas, teatro, restaurantes, lojas, centro de convenções, preços de bilheterias (a um nível abaixo de um time de primeira linha mundial), etc.

Os valores de direitos de televisão poderão crescer de acordo com as suas conquistas.

O Brasil tem problemas com legislação e conscientização dos fatos. A lei seca nos estádios e arredores, por ex, com experiências internacionais, mostra que o álcool não é o principal fator de violência entre as torcidas, apesar de estar ligado a ela. Mas certamente é fator da evasão de consumidores das praças de alimentação das arenas em dias de jogos.

O fator principal é com a segurança pública. Leis mais rígidas que punam exemplarmente os “arruaceiros”, é o que faltam. Para cadastrá-los, reconhecê-los e mantê-los afastados de encrencas, existe tecnologia de ponta ao alcance das autoridades e clubes.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Juan Sebastian veron

    Que várzea essa Escócia hein

    Última resposta há 15 segundos por Filipe Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rodrigo Reis

    Vasco e Corinthians no mesmo caminho

    Última resposta há 34 segundos por Giro Kataguire

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    A vidente que previu que o Brasil seria abduzido por ETs está ao vivo

    Última resposta há 38 segundos por Felipe de Moraes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Dounpe x

    Este juiz do Brasil X Escócia (Off)

    Última resposta há 40 segundos por Filipe Silva

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando Zemetek

    Recordistas da história do Corinthians em gols marcados (03/03)

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Zemetek

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Criado há 1 minuto por Corinthians minha vida

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Eu acho que o Jorge iggor se arrependeu de ir pra globo

    Última resposta há 2 minutos por Fernando diniz

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Infelizmente o Brasil terá provavelmente o caminho mais difícil até as finais..

    Última resposta há 2 minutos por Ídolos da Fiel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor P.

    Mais uma ótima partida do Alisson

    Última resposta há 3 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 3 minutos por João Paulo Costa Gomes

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Véi Mofado

    Pergunta sincera para os brasileiros que torcem pra argentina

    Última resposta há 4 minutos por Véi Mofado

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jefferson Monteiro

    Jogo do Marrocos

    Última resposta há 5 minutos por Zebedeus .

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fiel torcendo

    Péssimo dia para os antis

    Última resposta há 5 minutos por Edwin Duval

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    Bela narração do Galvão hoje

    Última resposta há 6 minutos por VIÚVA VP

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 6 minutos por Jefferson nunes

    13respostas

    acessar o tópico