x
Fórum do Corinthians

Ranking Financeiro dos Clubes

Foto do perfil de André

Ranking: 9.837º

André 217 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 31/01/2013 às 13:42
Por André D. Filho (@andre.d.filho)

A Deloitte, empresa de consultoria financeira com mais de 100 anos e entre as quatro maiores do mundo, vem a 12 anos elaborando o balanço de faturamento anual dos principais clubes do mundo. Ela acaba de divulgar o ranking de 2012, tendo o Real Madrid em 1º lugar e o único a superar a marca de 500 milhões de euros (cerca de R$1.300.000.000,00). O Corinthians vem em 31º (o primeiro fora da Europa), com E$94.100.000,00 (R$235.000.000,00).

01.REAL Madrid R$1.300.000.000,00

02.BARCELONA R$1.200.000.000,00

03.MANCHESTER UNITED R$1.000.000.000,00

04.BAYERN R$ 935.000.000,00

05.CHELSEA R$ 820.000.000,00

06.ARESENAL R$ 737.000.000,00

07.MANCHESTER CITY R$ 726.000.000,00

08.MILAN R$ 653.000.000,00

09.LIVERPOOL R$ 592.000.000,00

10.JUVENTUS R$ 495.000.000,00

31.CORINTHIANS R$ 235.000.000,00

A Deloitte considera três as fontes essenciais de renda:

01 Patrocínio, publicidade e promoções.

02 Arrecadações em dias de jogo (bilheteria, lojas, restaurantes, etc).

03 Direitos de televisão.

Ela não computa a venda de jogador por entender se tratar de um terreno muito nebuloso, não dá pra estabelecer o quanto fica com o clube. Ela também entende que para um clube ser bem sucedido deve manter um equilíbrio entre estas três receitas. Podemos notar quatro grupos distintos quanto à forma de faturamento. O primeiro é exemplar, mantém equilíbrio entre as receitas (o caso dos três primeiros colocados). O segundo grupo, a balança pende para o marketing (Bayer). Terceiro grupo, a renda é muito bem explorada por sua arena (Arsenal). E quarto grupo, os direitos de televisão (casos da Itália e Brasil):

1º Real Madrid R$1.303.000.000,00

36% R$476 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

39% R$506 milhões direitos de televisão.

25% R$321 milhões arrecadações em dia de jogo.

2º Barcelona R$1.226.400.000,00

39% R$475 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$457 milhões direitos de televisão.

24% R$295 milhões arrecadações em dia de jogo.

3º Manchester R$1.000.000.000,00

22% R$220 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$370 milhões direitos de televisão.

41% R$410 milhões arrecadações em dia de jogo.

4º Bayer De Munique R$935.000.000,00

55% R$512.000.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

22% R$206.700.000,00 direitos de televisão.

20% R$216.900.000,00 arrecadações em dia de jogo.

6º Arsenal R$520.000.000,00

22% R$164.800.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$237.500.000,00 direitos de televisão.

41% R$299.000.000,00 arrecadações em dia de jogo (graças à construção de seu estádio e sua total exploração).

8º Millan R$458.100.000,00

38% R$245.900.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

49% R$320.800.000,00 direitos de televisão.

13% R$ 85.900.000,00 arrecadações em dia de jogo

31º Corinthians R$234.600.000,00

31% R$ 72.700.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

56% R$130.700.000,00 direitos de televisão.

13% R$ 31.200.000,00 arrecadações em dia de jogo

Nota-se que muitos clubes podem melhorar suas receitas, mas dependem de legislação local, dos acordos feitos com as televisões, de ter sua própria “casa” (devidamente adequada para o comércio) e, principalmente, um marketing agressivo.

O Corinthians pode se tornar uma potência mundial, mas para tanto terá que trabalhar muito e quebrar certas tradições antiquadas e retrógadas.

Seu marketing ainda crescerá muito (nome da Arena, financiamentos, mais produtos licenciados, etc). É uma receita que deve ser muito mais explorada por não ter fronteiras.

Com a inauguração da Arena, a receita aumentará significam com...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de André D. Filho

Ranking: 9.837º

André 217 posts

@andre.d.filho em 31/01/2013 às 13:46

Com a inauguração da Arena, a receita aumentará significam com o uso do Shopping Center, museu, cinemas, teatro, restaurantes, lojas, centro de convenções, preços de bilheterias (a um nível abaixo de um time de primeira linha mundial), etc.

Os valores de direitos de televisão poderão crescer de acordo com as suas conquistas.

O Brasil tem problemas com legislação e conscientização dos fatos. A lei seca nos estádios e arredores, por ex, com experiências internacionais, mostra que o álcool não é o principal fator de violência entre as torcidas, apesar de estar ligado a ela. Mas certamente é fator da evasão de consumidores das praças de alimentação das arenas em dias de jogos.

O fator principal é com a segurança pública. Leis mais rígidas que punam exemplarmente os “arruaceiros”, é o que faltam. Para cadastrá-los, reconhecê-los e mantê-los afastados de encrencas, existe tecnologia de ponta ao alcance das autoridades e clubes.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 1 minuto por Tulio Melo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 40 minutos por sergio trovo

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Era para a Libertadores de 2015 ter sido nossa

    Última resposta há 40 minutos por Rocky

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Clilson Assis

    Melhor vender o PSJ pra abrir um presídio

    Última resposta há 41 minutos por Jefferson nunes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Bora Japão

    Última resposta há 41 minutos por kontratudo

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 41 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 43 minutos por Kauê Zambelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 44 minutos por Nicholas Cunha

    57respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Só vou comemorar...

    Última resposta há 46 minutos por Corneta .

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Aos Argentinos do fórum

    Última resposta há 46 minutos por Rocky

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 46 minutos por Thiago Augusto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno C.

    Agora sim, vamos ser justos. Seleção tá jogando bem

    Última resposta há 47 minutos por Bruno C.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    O hexa vem ai

    Última resposta há 47 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Bagre Tiago não entra mais no time

    Última resposta há 1 hora por Elnatã Nascimento

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elnatã Nascimento

    Vamos gente, eu quero mais tópicos de qualidades...

    Última resposta há 1 hora por Roblox Neto

    1resposta

    acessar o tópico