x
Fórum do Corinthians

Ranking Financeiro dos Clubes

Foto do perfil de André

Ranking: 9.837º

André 217 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 31/01/2013 às 13:42
Por André D. Filho (@andre.d.filho)

A Deloitte, empresa de consultoria financeira com mais de 100 anos e entre as quatro maiores do mundo, vem a 12 anos elaborando o balanço de faturamento anual dos principais clubes do mundo. Ela acaba de divulgar o ranking de 2012, tendo o Real Madrid em 1º lugar e o único a superar a marca de 500 milhões de euros (cerca de R$1.300.000.000,00). O Corinthians vem em 31º (o primeiro fora da Europa), com E$94.100.000,00 (R$235.000.000,00).

01.REAL Madrid R$1.300.000.000,00

02.BARCELONA R$1.200.000.000,00

03.MANCHESTER UNITED R$1.000.000.000,00

04.BAYERN R$ 935.000.000,00

05.CHELSEA R$ 820.000.000,00

06.ARESENAL R$ 737.000.000,00

07.MANCHESTER CITY R$ 726.000.000,00

08.MILAN R$ 653.000.000,00

09.LIVERPOOL R$ 592.000.000,00

10.JUVENTUS R$ 495.000.000,00

31.CORINTHIANS R$ 235.000.000,00

A Deloitte considera três as fontes essenciais de renda:

01 Patrocínio, publicidade e promoções.

02 Arrecadações em dias de jogo (bilheteria, lojas, restaurantes, etc).

03 Direitos de televisão.

Ela não computa a venda de jogador por entender se tratar de um terreno muito nebuloso, não dá pra estabelecer o quanto fica com o clube. Ela também entende que para um clube ser bem sucedido deve manter um equilíbrio entre estas três receitas. Podemos notar quatro grupos distintos quanto à forma de faturamento. O primeiro é exemplar, mantém equilíbrio entre as receitas (o caso dos três primeiros colocados). O segundo grupo, a balança pende para o marketing (Bayer). Terceiro grupo, a renda é muito bem explorada por sua arena (Arsenal). E quarto grupo, os direitos de televisão (casos da Itália e Brasil):

1º Real Madrid R$1.303.000.000,00

36% R$476 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

39% R$506 milhões direitos de televisão.

25% R$321 milhões arrecadações em dia de jogo.

2º Barcelona R$1.226.400.000,00

39% R$475 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$457 milhões direitos de televisão.

24% R$295 milhões arrecadações em dia de jogo.

3º Manchester R$1.000.000.000,00

22% R$220 milhões patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$370 milhões direitos de televisão.

41% R$410 milhões arrecadações em dia de jogo.

4º Bayer De Munique R$935.000.000,00

55% R$512.000.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

22% R$206.700.000,00 direitos de televisão.

20% R$216.900.000,00 arrecadações em dia de jogo.

6º Arsenal R$520.000.000,00

22% R$164.800.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

37% R$237.500.000,00 direitos de televisão.

41% R$299.000.000,00 arrecadações em dia de jogo (graças à construção de seu estádio e sua total exploração).

8º Millan R$458.100.000,00

38% R$245.900.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

49% R$320.800.000,00 direitos de televisão.

13% R$ 85.900.000,00 arrecadações em dia de jogo

31º Corinthians R$234.600.000,00

31% R$ 72.700.000,00 patrocínio, publicidade e promoções.

56% R$130.700.000,00 direitos de televisão.

13% R$ 31.200.000,00 arrecadações em dia de jogo

Nota-se que muitos clubes podem melhorar suas receitas, mas dependem de legislação local, dos acordos feitos com as televisões, de ter sua própria “casa” (devidamente adequada para o comércio) e, principalmente, um marketing agressivo.

O Corinthians pode se tornar uma potência mundial, mas para tanto terá que trabalhar muito e quebrar certas tradições antiquadas e retrógadas.

Seu marketing ainda crescerá muito (nome da Arena, financiamentos, mais produtos licenciados, etc). É uma receita que deve ser muito mais explorada por não ter fronteiras.

Com a inauguração da Arena, a receita aumentará significam com...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de André D. Filho

Ranking: 9.837º

André 217 posts

@andre.d.filho em 31/01/2013 às 13:46

Com a inauguração da Arena, a receita aumentará significam com o uso do Shopping Center, museu, cinemas, teatro, restaurantes, lojas, centro de convenções, preços de bilheterias (a um nível abaixo de um time de primeira linha mundial), etc.

Os valores de direitos de televisão poderão crescer de acordo com as suas conquistas.

O Brasil tem problemas com legislação e conscientização dos fatos. A lei seca nos estádios e arredores, por ex, com experiências internacionais, mostra que o álcool não é o principal fator de violência entre as torcidas, apesar de estar ligado a ela. Mas certamente é fator da evasão de consumidores das praças de alimentação das arenas em dias de jogos.

O fator principal é com a segurança pública. Leis mais rígidas que punam exemplarmente os “arruaceiros”, é o que faltam. Para cadastrá-los, reconhecê-los e mantê-los afastados de encrencas, existe tecnologia de ponta ao alcance das autoridades e clubes.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Corneta .

    QRcode na tela aponta para o QRcode

    Última resposta há 41 segundos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Papaleguas corinthiano

    1 minuto e já vira do Timão

    Criado há 4 minutos por Papaleguas corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Botou o Rayan mas não botou o Endrick kkkk

    Última resposta há 5 minutos por Jhonatan Lopes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Pode vir frio🥶

    Última resposta há 6 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Como o Corinthians se sairia na Copa do Mundo?

    Última resposta há 9 minutos por Sammyr Abdala

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Imaginem se o marketing tivesse sido competente em trabalhar com a imagem do Memphis!

    Última resposta há 9 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Primo Primo

    Espero que estejam assistindo

    Última resposta há 9 minutos por Testomaster da Fiel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Bobao

    Pra que ferias? Meu mano Diniz já voltou

    Última resposta há 10 minutos por Daniel Santos Fernandes

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    ENQUETE: Entre os sete reforços de 2026, qual foi a melhor contratação do Corinthians até agora?

    Última resposta há 10 minutos por Daniel Soares

    372votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Tópico oficial para a turma do contra - vai escócia!

    Última resposta há 10 minutos por Fala Timao

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    A Escócia vai ganhar do Brasil

    Última resposta há 11 minutos por Manoel Corinthians

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Guerrero

    Selecâncer em instantes!

    Criado há 2 horas por André Guerrero

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Exatamente

    Última resposta há 11 minutos por ROSANA RSN

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    SCCP merece ser eliminado na Copa do Brasil. Depois torcedor quer pedir assinatura para Safiel

    Última resposta há 13 minutos por Testomaster da Fiel

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    A vó baiana tem 24 milhões de seguidores

    Última resposta há 13 minutos por Thiago Augusto

    3respostas

    acessar o tópico