Liedson, ex-jogador do Corinthians

Liédson da Silva Muniz

1977-12-17

Jogador de futebol

Male

Informações pessoais

Nome completo: Liédson da Silva Muniz

Posição: atacante

Data de nascimento: 17 de dezembro de 1977

Idade: 44 anos

Estatísticas de Liedson com a camisa do Corinthians

Jogos pelo Corinthians: 111

Jogos como titular: 100

Scout: 60 vitórias, 28 empates e 23 derrotas

Títulos de Liedson conquistados no Corinthians: 3 relembre

Gols de Liedson pelo Corinthians: 50 relembre

Nota média da torcida: 7,85 em 23.300 votos

Estreia de Liedson pelo Corinthians

Liedson estrou no Corinthians em 25 de janeiro de 2003. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o Corinthians venceu Marília por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 2003. Na ocasião, o jogador de 25 anos começou a partida no banco de reservas.

Recordes e marcas de Liedson pelo Corinthians

Estatísticas de Liedson no Corinthians por temporada

que atuaram pelo
Ano Jogos Gols Amarelos Vermelhos Nota média
2003 38 22 0 0 -
2011 44 23 9 1 8.22
2012 29 5 5 0 7.17

Estatísticas de Liedson no Corinthians por competição

que atuaram pelo
Competição Jogos Gols Amarelos Vermelhos
Campeonato Brasileiro 52 23 9 1
Campeonato Paulista 37 19 5 0
Libertadores da América 19 7 0 0
Copa Sudamericana 2 0 0 0

Biografia

Em agosto de 2009, após processo de obtenção da cidadania portuguesa, Liédson, foi convocado para a Seleção Portuguesa de Futebol, para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010. Também disputou jogos válidos pela Copa do Mundo FIFA de 2010.
Carreira Após ter sido revelado pelo Poções da Bahia, Liédson passou pelo Prudentópolis, do Paraná. Jogou também por pouco mais de um mês no Inter-SM, do Rio Grande do Sul.

Não se sabe ao certo o que acarretou a dispensa do jogador por parte do clube gaúcho. O principal motivo que foi veiculado na mídia foi que pelo seu estilo franzino, o Inter-SM não acreditou que Liédson poderia jogar na segunda divisão do Gauchão. O preparador físico do clube à época, Luiz Fernando Nunes, afirmou que o atleta havia participado apenas de um recreativo e com tênis de corrida em vez de chuteiras.

Em 2002, jogou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo e deixou boa impressão, já que, em apenas 29 partidas disputadas, chegou a marcar 15 vezes. No início de 2003, assinou contrato com o Corinthians, porém, no meio daquele ano, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal. Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, espontaneidade e exímia finalização, Liédson é dono de uma inata capacidade para marcar gols, sendo considerado, por muitos adeptos, como um dos melhores do mundo na posição.

Contudo, ainda faltavam títulos à carreira de Liédson. Estes começaram a aparecer somente a partir da temporada 2006/07, em que o Sporting conquistou a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal. Uma temporada mais tarde, mesmo não tendo disputado a final por conta de uma lesão, o atacante sagrou-se bicampeão da Taça de Portugal, conquistando também a Supertaça.

Em 2008 o nome de Liédson ganhou as manchetes na imprensa baiana por conta de uma suposta fraude em seu histórico profissional. O presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, foi denunciado por falsidade ideológica pelo Ministério Público Estadual. O dirigente foi acusado de fraudar uma certidão do jogador, então com 30 anos, na qual constava que ele foi formado nas divisões de base do time do Poções. A falsificação no documento prejudicou a Liga Valenciana de Futebol, de Valença, que não teria recebido percentual pela venda do atleta, apesar de ser a verdadeira formadora do jogador.

O presidente da FBF foi acusado de alterar a certidão do jogador para constar que ele tinha atuado no Poções, entre 15 de agosto de 1993 e 6 de setembro de 2000. Mas, na verdade, o jogador tinha atuado na Liga Valenciana entre 1995 e 1999. A funcionária do Departamento de Registro da Federação, Maria Balbina Barbosa de Sousa, prestou depoimento à polícia e confirmou a acusação contra o chefe e disse que foi obrigada por ele a assinar o documento adulterado. Liédson não foi denunciado porque não sabia da adulteração do documento. O caso foi arquivado.
Corinthians

Em 13 de setembro de 2009, Liédson marcou seu centésimo gol no Campeonato Português (em 176 jogos). Era seu 250º jogo oficial com a camisa do Sporting. No dia 31 de janeiro de 2011, o Sporting confirmou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o acordo a que chegou com o Corinthians, no valor de 4,5 milhões de reais, para a transferência em definitivo do jogador a partir de 7 de fevereiro de 2011, para a disputa da Taça Libertadores da América 2011.

No dia 4 de fevereiro de 2011, Liédson fez seu jogo de despedida após atuar por quase oito anos no Sporting, em partida contra a Naval. O jogador se despediu da torcida marcando dois gols, no empate em 3 a 3. Reestreou no Corinthians em 9 de fevereiro de 2011, marcando dois gols na vitória sobre o Ituano,contra o Paulista um empate em 0 a 0 sendo o destaque do time e logo após marcando os dois únicos gols da vitória contra o Mogi Mirim pelo Campeonato Paulista.

Após esse jogo, Liédson colaborou fazendo o terceiro gol do Corinthians no clássico contra o Santos, na vitória por 3 a 1. Ajudou o time sendo o principal atacante do Campeonato Paulista pelo Corinthians,no Brasileirão tem concorrentes de peso como Adriano,Emerson Sheik, Willian e Jorge Henrique.

Na temporada seguinte, participou da inédita conquista da Libertadores da América, além do Mundial de Clubes. Deixou o Corinthians em 2012, quando seguiu para o Flamengo, onde foi emprestado para o Porto. Encerrou sua carreira em 2013, defendendo as cores do time de Portugal.

Últimas atuações de Liedson pelo Corinthians

Como foi o Liedson jogando no Corinthians?

x