Manoel, ex-jogador do Corinthians

Manoel Messias Silva Carvalho

1990-02-26

Jogador de futebol

Male

Informações pessoais

Nome completo: Manoel Messias Silva Carvalho

Posição: zagueiro

Data de nascimento: 26 de fevereiro de 1990

Idade: 32 anos

Estatísticas de Manoel com a camisa do Corinthians

Jogos pelo Corinthians: 59

Jogos como titular: 59

Scout: 25 vitórias, 21 empates e 13 derrotas

Títulos de Manoel conquistados no Corinthians: 1 relembre

Gols de Manoel pelo Corinthians: 3 relembre

Nota média da torcida: 4,66 em 76.962 votos

Estreia de Manoel pelo Corinthians

Manoel estrou no Corinthians em 30 de janeiro de 2019. Em seu primeiro jogo pelo Timão, o Corinthians foi derrotado pelo Red Bull Brasil por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 2019. Na ocasião, o jogador de 28 anos começou a partida entre os titulares.

Recordes e marcas de Manoel pelo Corinthians

  • 43º zagueiro que mais marcou gols pelo Corinthians

Estatísticas de Manoel no Corinthians por temporada

que atuaram pelo
Ano Jogos Gols Amarelos Vermelhos Nota média
2019 59 3 2 0 4.66

Estatísticas de Manoel no Corinthians por competição

que atuaram pelo
Competição Jogos Gols Amarelos Vermelhos
Campeonato Brasileiro 31 1 2 0
Campeonato Paulista 11 2 0 0
Copa Sudamericana 8 0 0 0
Copa do Brasil 6 0 0 0

Biografia

Manoel Messias Silva Carvalho nasceu em Bacabal, cidade localizada a cerca de 240 quilômetro de São Luís, capital do Maranhão. Mesmo sendo nordestino, deu seus primeiros passos no futebol do outro lado do país, no futebol paranaense. Aos 15 anos, começou a treinar com o Nacional de Rolândia, em um pequeno município do estado.

Por lá, permaneceu por um ano, até rumar ao Athletico Paranaense. Com três anos de casa, ganhou destaque e foi um dos grandes jogadores da Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano de 2009 - sendo vice para o próprio Corinthians, tendo marcado três gols no torneio. Na mesma temporada, foi promovido ao elenco profissional e não demorou a corresponder às expectativas, tornando-se titular da equipe.

Com Manoel em alta, o time paranaense chegou a beliscar uma vaga na Libertadores em 2010, ficando com a quinta colocação do Brasileirão. Seu grande momento, no entanto, veio três anos depois. Capitão da equipe em grande parte da temporada, levou o time ao terceiro lugar e foi um dos zagueiros da seleção do torneio nacional.

A trajetória do defensor em Curitiba se encerrou em 2014. Afastado no início da temporada por uma série de declarações deixando clara a vontade de sair do clube, o jogador foi negociado com o Cruzeiro - o clube mineiro adquiriu 50% de seu passe por 3 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões na época).

Em Minas Gerais, não chegou a repetir o enorme sucesso que vinha tendo no Paraná, mas teve boas atuações, chegou a ser titular e conquistou dois títulos importantes: o Brasileirão de 2014 e a Copa do Brasil duas vezes, em 2017 e 2018. Na última temporada, vale destacar, o defensor esteve em campo em 18 partidas do Brasileirão, passando grande parte do ano no banco.

Assinou um contrato de empréstimo com o Corinthians em 16 de janeiro de 2019 válido até o final da temporada. Após não conseguir convencer durante o ano, o atleta retornou ao Cruzeiro no fim do seu vínculo.

Últimas atuações de Manoel pelo Corinthians

Como foi o Manoel jogando no Corinthians?

x