Corinthians vacila, perde pênalti e vê fim do tabu contra Palmeiras no Pacaembu

Corinthians Corinthians 0 x 1 Palmeiras Palmeiras

Paulista 2016

Corinthians vacila, perde pênalti e vê fim do tabu contra Palmeiras no Pacaembu

Por Meu Timão

Corinthians perdeu pênalti e sofreu a derrota no Pacaembu

Corinthians perdeu pênalti e sofreu a derrota no Pacaembu

Foto: Reprodução

O Corinthians retornou ao Pacaembu na tarde deste domingo, desta vez como visitante, para enfrentar o Palmeiras em clássico válido pelo Campeonato Paulista. Em situações muito diferentes, as equipes se armaram com força máxima.

Enquanto o time comandado por Tite chegou ao clássico com a classificação e o primeiro lugar geral da tabela garantidos, o rival, comandando pelo recém-chegado Cuca, luta pela vaga para o mata-mata e ainda corria algum risco de ser rebaixado na competição.

A classificação antecipada, porém, não fez o Timão economizar. Defendendo um tabu de mais de 20 anos de invencibilidade contra a porcada no Pacaembu, a equipe que foi à campo com Cássio, Uendel, Felipe, Yago, Fagner, Bruno Henrique, Elias, Giovanni Augusto, Lucca, Guilherme e André.

Primeiro tempo

A primeira metade da partida mostrou duas equipes parelhas, com forte poder de marcação mas ambas com dificuldades na criação. O esquema tático bem armado no setor ofensivo complicou a vida dos armadores e as equipes fizeram poucas chegadas ao gol.

Com somente um lance de perigo para cada equipe - o do Timão, detido pela trave, e o Palmeiras por Cássio - o clima da partida esquentou. O jogo ficou mais faltoso e com um maior nível de tensão, o que ocasionou um festival de cartões amarelos nos minutos finais. Foram dois para o Corinthians - para Lucca e Felipe (que fica fora da próxima rodada) e um para o Palmeiras em nome de Gabriel Jesus.

Apesar de equilibrado, o Corinthians ficou com a vantagem estatística, ficando com 53% da posse de bola na primeira etapa. Mesmo assim, o placar terminou igual, reflexo do que o jogador Fagner definiu como "jogo chato" e muito estudado pelas duas equipes.

Segundo tempo

Desesperado pelo resultado, o Palmeiras voltou com mais ímpeto e pressionou muito no começo da primeira etapa. Por isso, Tite decidiu fugir do protocolo e resolveu realizar as alterações na equipe de forma precoce.

O treinador Maycon entrou no lugar de Elias logo no início da etapa. Aos 12, o treinador pôs Romero no lugar de Guilherme. E o jogo pareceu dar mostras de melhoras para o lado corinthiano, especialmente aos 28 minutos, quando Giovanni Augusto sofreu o pênalti. Lucca bateu mas ficou na defesa do goleiro Prass.

Na sequência do lance, o Palmeiras conseguiu o contra-ataque, e, aproveitando o clima favorável da torcida chegou aos gols do Corinthians. Cássio saiu mal e a bola acabou entrando após cabeceio do atacante Dudu.

Após o gol, aos 37 minutos, Tite colocou o meia Danilo no lugar de Lucca. Mesmo assim, a equipe não conseguiu empatar a partida e facilitou a vida dos rivais que conseguiriam importantíssimos 3 pontos no Pacaembu.

O resultado, porém, não interfere a vida do Corinthians, já que a equipe tem a classificação garantida no Paulista. O Timão, agora, se foca na Copa Libertadores, quando enfrenta o Independiente Santa Fé em Bogotá, na Colômbia.

Quem Atuou

Títulares

Reservas

Técnico

Árbitro

Comente a partida entre Corinthians e Palmeiras

  • 1000 caracteres restantes