Corinthians x São Paulo

Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians enfrenta agora o São Paulo

Acompanhe ao vivo

Invasão Corinthiana completa 40 anos nesta segunda-feira

Invasão Corinthiana completa 40 anos nesta segunda-feira

940 visualizações 30 comentários Comunicar erro

05 de dezembro de 1976: a primeira Invasão Corinthiana

05 de dezembro de 1976: a primeira Invasão Corinthiana

Divulgação

A torcida do Corinthians protagonizava uma das histórias mais emblemáticas do futebol brasileiro há exatos 40 anos. Em 1976, o Timão chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro e teve de enfrentar o Fluminense, apontado como a melhor equipe da época. Para piorar, a chamada “Máquina Tricolor” contava com o craque Rivellino, que havia deixado o Parque São Jorge na temporada anterior.

Para promover o confronto, o presidente do time carioca, Francisco Horta, provocou a Fiel torcida e ofertou metade da carga de ingressos ao Corinthians. O dirigente, no entanto, acabou surpreendido com a força dos corinthianos: ao menos 70 mil “loucos” saíram de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro para acompanhar o Timão, que não conquistava um título havia 22 anos.

No dia 05 de dezembro daquele ano, milhares de torcedores do Corinthians invadiram a cidade maravilhosa e dividiram as arquibancadas do estádio do Maracanã ao meio. O time alvinegro, sem estrelas como o rival, era formado por: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Givanildo e Neca; Waguinho, Geraldão e Romeu.

Apesar da festa da Fiel, o Fluminense abriu o placar com Pintinho. A equipe do Parque São Jorge, por sua vez, não sentiu o golpe e empatou o duelo antes do fim do primeiro tempo com o meia Ruço. Durante o intervalo, a chuva que já incomodava se transformou num temporal, deixando o clássico amarrado até o término da etapa complementar.

Com o 1 a 1, a classificação seria definida nas penalidades máximas. O goleiro Tobias, então, virou um gigante e defendeu duas cobranças – ou três, já que o árbitro anulou a tentativa de Rodrigues Neto, do Fluminense. Sem errar nenhum pênalti, o Timão derrotou o adversário carioca e fez a multidão corinthiana viver um dia inesquecível no Maracanã.

Ao todo, 146.043 pessoas pagaram ingresso para ver o confronto, maior público pagante a assistir a uma partida do time do Parque São Jorge. Apesar da semifinal histórica, o Corinthians acabou derrotado pelo Internacional por 2 a 0 na finalíssima e deixou o fim do “tabu” para o Campeonato Paulista de 1977.

A Invasão – A torcida alvinegra ganhou uma homenagem para lá de especial em setembro. A produtora Canal Azul e a ESPN lançaram o filme “1976 - O Ano da Invasão Corinthiana”, que retrata um dos principais capítulos da história do clube. O Meu Timão esteve no evento e contou tudo aqui.

Assista ao trailer de 1976 - O Ano da Invasão Corinthiana

Veja mais em: Jogos Históricos e Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Gustavo será titular do Corinthians neste domingo

    Corinthians recebe São Paulo para manter invencibilidade na Arena; acompanhe em tempo real

    ver detalhes
  • Cássio e Danilo Avelar serão titulares contra o São Paulo neste domingo

    Com quatro mudanças, Corinthians confirma escalação para clássico contra o São Paulo

    ver detalhes
  • Piscina é destaque no novo camarote da Arena Corinthians

    Camarote com piscina é inaugurado na Arena Corinthians; veja fotos

    ver detalhes
  • O Corinthians posicionou uma faixa se solidarizando com as últimas tragédias que aconteceram no Brasil

    Corinthians presta homenagem às últimas tragédias do Brasil com faixa na Arena

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes