Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians volta a vencer na estreia de um treinador depois de mais de três anos; veja lista

13 mil visualizações 79 comentários Reportar erro

António Oliveira cumprimenta jogador da Portuguesa

Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Paulista neste domingo ao vencer a Portuguesa por 2 a 0 dentro da Neo Química Arena. O triunfo, além de significar a saída do time da zona de rebaixamento do Estadual, também representa a quebra de um tabu: pela primeira vez desde 2020, o Timão vence na estreia de um treinador.

O último treinador a conquistar uma vitória na sua primeira oportunidade na área técnica foi Vagner Mancini, em outubro de 2020. Na ocasião, o Timão bateu o Athlético-PR por 1 a 0 fora de casa, e o resultado espantou o fantasma da zona de rebaixamento do Brasileirão daquele ano.

Desde então, passaram pelo Corinthians outros seis treinadores, e todos eles enfrentaram dificuldades em suas estreias. Quem sucedeu Mancini, já em 2021, foi Sylvinho, que debutou contra o Atlético-GO e saiu derrotado por 1 a 0, em jogo realizado na Neo Química Arena. Em seguida foi a vez de Vítor Pereira, que, em seu primeiro jogo como técnico do Timão, foi ao Morumbi enfrentar o São Paulo em clássico paulista e saiu derrotado por 1 a 0.

O ano de 2023 foi marcado pela troca constante de treinadores, e ainda assim o Corinthians não conseguiu quebrar o paradigma de seus primeiros jogos. Comandado por Fernando Lázaro, o Corinthians começou a temporada com derrota para o Red Bull Bragantino por 1 a 0 fora de casa na estreia do treinador e também da equipe no Campeonato Paulista.

Cuca, que assumiu o Corinthians brevemente após a saída de Lázaro, foi surpreendido pelo Goiás em sua estreia. Na ocasião, a equipe visitou o Goiás pelo Campeonato Brasileiro e e a equipe da casa venceu por 3 a 1. Após sua controversa saída, o time foi assumido por Vanderlei Luxemburgo, que chegou ao clube apenas um dia antes de uma partida decisiva do Timão pela Conmebol Libertadores contra o Independiente Del Valle em Itaquera. Com pouco tempo para organizar a equipe, o técnico foi superado por 2 a 1.

Já em setembro, o Corinthians optou por demitir Luxemburgo e contratar Mano Menezes. Neste caso, porém, é possível atribuir duas estreias ao treinador: a estreia da sua comissão contra o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro e a sua estreia contra o Fortaleza pela semifinal da Conmebol Sul-Americana. Nas duas ocasiões, porém, o Timão saiu derrotado. Contra o São Paulo, com Sidnei Lobo no banco de reservas pois Mano cumpria suspensão anterior no Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi superado por 2 a 1 de virada no Morumbi. Já na competição continental, já sob os comandos de Mano Menezes no campo, o time perdeu por 2 a 0 e foi eliminado da competição.

O treinador chegou a virar a temporada de 2023 ainda no comando do Corinthians, mas após uma sucessão de quatro derrotas consecutivas foi demitido e António Oliveira assumiu seu cargo.

Agora, o técnico português e o Corinthians viajam a Ribeirão Preto para enfrentar o Botafogo-SP na próxima quarta-feira, às 21h35. O jogo marcará as homenagens pelo aniversário de Sócrates, ídolo corinthiano formado pelo Botafogo.

Veja mais em: António Oliveira, Técnicos do Corinthians e Corinthians x Portuguesa.

Veja Mais:

  • Corinthians pode atuar em estádio de rival na Copa do Brasil

    Corinthians pode atuar em estádio de rival na Copa do Brasil; saiba tudo

    ver detalhes
  • O elenco do Corinthians ganhou folga no domingo e nesta segunda-feira

    Corinthians ganha folga pelo segundo dia consecutivo após eliminação no Paulistão

    ver detalhes
  • Augusto Melo reafirmou o interesse em Cacá e descartou outros dois nomes como possíveis reforços do Corinthians

    Cacá, Thiago Heleno e De Pena: presidente atualiza mercado do Corinthians

    ver detalhes
  • Augusto Melo confirmou conversas com o Santos e falou sobre a amizade com o mandatário rival

    Presidente do Corinthians confirma conversas para ceder Neo Química Arena a rival no Paulista

    ver detalhes
  • António Oliveira destacou que vive as semanas mais felizes da sua vida desde a chegada ao Corinthians

    Treinador do Corinthians exalta dedicação de jogadores em bastidores da vitória sobre o Santo André

    ver detalhes
  • António Oliveira consegue ver Coronado e Garro jogando juntos no Corinthians

    António Oliveira impõe condição para que Garro e Coronado atuem juntos no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: